Um evento em alusão à campanha Outubro Rosa terá práticas de meditação, tai chi chuan e dança do ventre gratuitas na beira do mar da Praia da Costa, em Vila Velha, na manhã desta sexta-feira (17).
A 1ª edição da Jornada de Bem-Estar, acontece de 8 às 11h, na Curva da Sereia, em frente ao portal da Praia da Costa. Para participar é necessário fazer a inscrição pelo Instagram do proejto: @projetogratidaoes.
A Jornada de Bem-Estar é realizada pela Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Vila Velha, em parceria com o Projeto Gratidão. O objetivo é incentivar hábitos saudáveis e proporcionar momentos de relaxamento e de conexão do corpo com a mente.
As atividades serão conduzidas por profissionais que trabalham com o bem-estar e serão abertas a pessoas de todas as idades.
Além disso, uma tenda árabe será montada no local, com uma decoração temática criada como cenário para fotos. Os participantes também serão agraciados com sorteio de brindes.
Segundo Rita Mattos, que é instrutora de ioga, idealizadora do Projeto Gratidão e organizadora do evento, a proposta é oferecer à população uma oportunidade de desacelerar e aproveitar os benefícios das práticas corporais e meditativas em contato com a natureza.
É um momento de cuidado com o corpo e a mente, além de promover a integração da comunidade, em um espaço público que é de todos”.
Rita Mattos, idealizadora do Projeto Gratidão
Para o secretário de Esporte e Lazer, Anadelso Pereira, a ação aproxima a população de práticas que promovem saúde física e mental.
Queremos que os moradores aproveitem os espaços públicos da cidade de forma saudável e prazerosa. Atividades como essas ajudam a reduzir o estresse, melhoram a disposição e fortalecem o convívio em comunidade”.
Anadelso Pereira, secretário de Esporte e Lazer
Para as vivências, os participantes são orientados a usar roupas leves, além de levar uma garrafa de água, uma canga e uma toalha pequena, que será usada durante a prática de meditação.
Meditação
A meditação será guiada pela terapeuta multidimensional Carol Pagani, mestre em essência, professora, pedagoga e arteterapeuta de formação acadêmica. Ela também atua na área da saúde, como arteterapeuta, magnified healing, mestra Reikiana e terapeuta natural.
A terapeuta trabalha através de escuta, baseada nos estudos em psicologia Junguiana, bioenergética, tecnologias quânticas, DNA humano e divino, alquimia, astrologia, Irmandade das Rosas, Feminino e Masculino Profundo e Geometria Sagrada.
Tai Chi Chuan Qi Gong
Oriunda de Taiwan, a mestre taiwanesa Lixue Lin vai conduzir a aula de Tai Chi Chuan Qi Gong, que são práticas chinesas milenares, com movimentos lentos, respiração controlada e foco mental para promover saúde e bem-estar.
A principal diferença entre o Tai Chi Chuan e o Tai Chi Chuan Qi Gong é que o “Qi Gong” é um termo mais amplo para o “cultivo da energia vital” através de exercícios específicos.
A arte marcial chinesa é conhecida como “meditação em movimento”, por suas sequências de movimentos lentos e fluidos. Seu objetivo é cultivar e harmonizar o “Qi”, a energia vital do corpo.
Ela promove equilíbrio, flexibilidade, força muscular, aumento da concentração, consciência corporal e bem-estar mental, combatendo o estresse e a ansiedade. Por ser uma atividade de baixo impacto, é acessível a pessoas de todas as idades e condições físicas.
Dança do ventre
No encerramento do evento, a professora Selena Dilber vai ministrar uma aula de dança do ventre. Ela dá aulas de dança cigana e possui experiência em apresentações, incluindo festas ciganas tradicionais.
Selena é premiada em eventos e competições, incluindo a vitória na categoria solo de improviso no Mercado Persa de 2018.