QR CODE balneabilidade das praias na Serra (Foto: Caio Dias)
QR CODE balneabilidade das praias na Serra (Foto: Caio Dias)

A Prefeitura da Serra iniciou a instalação de novas placas de balneabilidade nas praias do município e a novidade é que a sinalização agora é com QR Code.

As placas começaram a ser instaladas no dia 17 de janeiro e permitem que moradores e turistas consultem, em tempo real, se a água está própria ou imprópria para banho.

Segundo a administração municipal, a novidade moderniza o acesso às informações e aumenta a precisão dos dados, já que a qualidade da água pode variar semanalmente.

Antes, as atualizações eram feitas manualmente, por meio de placas impressas, o que exigia uma logística mais complexa e deixava o material suscetível a vandalismo.

Com a nova tecnologia, ao apontar a câmera do celular para o QR Code, o cidadão é direcionado para os dados atualizados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, garantindo mais agilidade e transparência.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente da Serra, Cláudio Denicoli, a implantação das placas atende a uma reivindicação da população.

Na realidade, foi uma reivindicação da população. A gente já tinha no site da prefeitura os 26 pontos de balneabilidade. Antes, as placas eram impressas e atualizadas manualmente. Agora, com essa tecnologia, qualquer pessoa consegue ver se a água está própria ou não para banho.”

Cláudio Denicoli, secretário de Meio Ambiente da Serra

O secretário explicou ainda que o município realiza coletas frequentes em diversos pontos do litoral. “Temos 20 pontos próprios para banho. A orientação é evitar apenas as áreas próximas às fozes dos rios. No restante, está tranquilo para curtir o fim de semana”, completou.

Veja como consultar a balneabilidade pelo QR Code

QR code balneabilidade (Print da tela)
QR code balneabilidade (Print da tela)
  1. Aponte a câmera do celular para o QR Code presente nas placas instaladas nas praias da Serra;
  2. Clique no link que aparecerá na tela;
  3. Um mapa será aberto, mostrando os pontos de monitoramento;
  4. Selecione a praia desejada e confira se a água está própria ou imprópria para banho.


Leiri Santana, repórter do Folha Vitória
Leiri Santana

Repórter

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especializada em Povos Indígenas.

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especializada em Povos Indígenas.