Moradores de cidades da Grande Belo Horizonte relataram ter sentido tremores de terra na noite desta terça-feira (16). Conforme publicações feitas nas redes sociais, os tremores foram observados nos municípios de Belo Horizonte, Betim, Esmeraldas e Ribeirão das Neves, com o epicentro tendo ocorrido em Contagem.
De acordo com a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), foram dois tremores. O primeiro, de magnitude de 2.9 mR na escala de Richter, foi registrado por volta das 22h. O segundo aconteceu às 2h25, com magnitude de 2.5 mR.
Segundo a organização, a atividade sísmica é comum na região e ocorre devido às grandes pressões geológicas da crosta terrestre. Um vídeo registrado por câmera de segurança mostra o momento de um dos tremores.
O fenômeno foi monitorado pela organização Brazil Earthquakes, que registrou tremores também em Juatuba, Ibirité, Pedro Leopoldo, Capim Branco, Matozinhos, São Joaquim de Bicas, Mário Campos, entre outras.
No início da manhã desta quarta (17), a Defesa Civil de Belo Horizonte informou que não houve acionamentos por risco ou danos. Em Contagem, o órgão recebeu diversas notificações e ainda apura o caso.
Já em Ribeirão das Neves, a Defesa Civil afirmou ter sido procurada, mas destacou que não houve chamados relacionados a danos estruturais. Em Esmeraldas, também não foram registrados acionamentos. A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) confirmou ter recebido notificações.
A Defesa Civil Estadual informou que deve receber relatórios técnicos do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) e do Centro de Sismologia da USP apenas nesta quarta-feira (17). Esses documentos vão indicar se os tremores foram causados por fenômenos naturais ou por alguma explosão.
*Com informações de Estado de Minas e Itatiaia