Uma mulher deu à luz a um bebê em uma rua da Vila Rubim, em Vitória, na madrugada desta quinta-feira (3). Após o parto, ela e a criança foram levados até a Santa Casa de Misericórdia, mas a mulher se recusou a ficar no hospital e foi embora sem o recém-nascido.
Vídeos nas redes sociais mostram a mulher deitada em uma calçada sendo atendida pela equipe da Santa Casa e com o bebê nos braços. Ela é colocada em uma cadeira de rodas e levada para o hospital junto com a criança.
VEJA VÍDEO:
O atendimento foi realizado pela equipe de plantão no pronto-socorro da Santa Casa.
“O recém-nascido foi atendido, estabilizado e transferido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) a Unidade Pró-Matre. Ele está sob cuidados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), em observação. Já a mãe, mesmo atendida e orientada sobre os riscos pela equipe, recusou permanecer no hospital e evadiu”, informou a Santa Casa.
Por meio de uma nota, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) informou que a mãe é monitorada pelas equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) e do Consultório na Rua, mas a assistida não aceita as intervenções e os encaminhamentos.
Além disso, as equipes já haviam, inclusive, feito um estudo de caso dela. Pondera que ela se evadiu do hospital e o bebê está na Pró-Matre.
A equipe de abordagem vai realizar a busca da mãe e, caso a atendida não seja localizada ou não tenha condições de assumir o bebê, a criança irá para o serviço de acolhimento institucional, por meio do Conselho Tutelar ou a partir de encaminhamento feito pelo hospital junto à Vara da Infância.