Museu Vale lança catálogo da exposição “Línguas africanas que fazem o Brasil” e celebra as vozes da herança africana

As vozes africanas que ecoam no português brasileiro ganham novas páginas. Nesta terça-feira,  dia 18 de novembro, o Museu Vale lança o catálogo da exposição Línguas africanas que fazem o Brasil, realizada em parceria com o Museu da Língua Portuguesa, e promove um encontro entre o curador Tiganá Santana e Castiel Vitorino Brasileiro, Natan Dias e Jaíne Muniz, artistas capixabas cujas obras integram a itinerância da mostra. O evento, com entrada gratuita, acontece no Palácio Anchieta, a partir das 19 horas e marca mais uma ação do Programa Público da exposição. O público poderá retirar gratuitamente exemplares do catálogo durante a atividade. A conversa propõe uma escuta sensível sobre as vozes, gestos e memórias que moldaram o português falado no país — uma celebração das presenças africanas que seguem pulsando na arte, na língua e nas expressões do cotidiano.

A exposição fica em cartaz no Palácio Anchieta até o dia 14 de dezembro  – Segundo a diretora do Museu Vale, Claudia Afonso, a publicação amplia o diálogo iniciado nas salas expositivas, convidando o público a revisitar as obras quando quiserem. “O catálogo é uma extensão viva da exposição. Ele registra as reflexões, os diálogos e as imagens que compõem Línguas africanas que fazem o Brasil, permitindo que o público leve consigo parte dessa experiência e continue o contato com as ideias apresentadas na mostra”, afirma. Em cartaz no Palácio Anchieta até o dia 14 de dezembro, a itinerância da exposição Línguas africanas que fazem o Brasil, concebida originalmente pelo Museu da Língua Portuguesa,  investiga as influências das presenças africanas nas linguagens, no vocabulário e na pronúncia do português falado no país. O português brasileiro, marcado por diferentes modos de dizer e sentir, guarda profundas conexões com línguas da África Subsaariana, como o iorubá, o eve-fon e as do grupo banto — legado de cerca de 4,8 milhões de pessoas africanas trazidas ao Brasil entre os séculos XVI e XIX.

Além da língua, essas presenças ecoam em manifestações culturais diversas –  como na música, na arquitetura, nas festas populares e nos rituais religiosos. Na mostra, instalações sonoras, produções audiovisuais, símbolos Adinkra (sistema de escrita do povo Ashanti) e materiais como búzios compõem um espaço de memória e celebração que conecta passado e presente, oralidade e escrita. O resultado é uma experiência imersiva que reconhece e valoriza as heranças afrodiaspóricas em constante transformação. A exposição Línguas Africanas que fazem o Brasil, fica aberta para visitação de terça a sexta-feira, das 8h às 18h, e sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h, com classificação livre, e conta com recursos de acessibilidade como audiodescrição, Libras e acessibilidade motora. As visitas  educativas para escolas podem ser agendadas nos telefones (27) 3636-1031 e (27) 3636-1032 ou pelo e-mail [email protected]. Línguas africanas que fazem o Brasil é uma iniciativa do Instituto Cultural Vale e do Museu Vale, com concepção do Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo; patrocínio da Vale; apoio do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Cultura, e realização do Ministério da Cultura, via Lei de Incentivo à Cultura.

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Museu Vale Extramuros – O Museu Vale, em seu momento extramuros, expande suas atividades e leva diferentes manifestações da arte e programas educativos para praças, parques, escolas e outras instituições culturais, alcançando novos públicos e abrangendo outros municípios da Grande Vitória. Através de intercâmbios e trocas de conhecimento, a atuação do Museu continua com seu legado de preservação da memória cultural, possibilitando e fomentando ações de pesquisa, educação, comunicação e formação, sempre próximo às produções do estado do Espírito Santo. Em destaque estão as últimas mostras desenvolvidas pelo Museu Vale, que reuniram mais de 170 mil visitantes: “Transitar o Tempo”, “Folhear”, “O Extraordinário Universo de Leonardo Da Vinci”, “Memórias do Futuro – Um olhar sobre a coleção do IHGB” e a exposição “De onde surgem os Sonhos – Coleção Andre a e José Olympio Pereira”.

Kemp lança campanha de Natal – A Kemp empreendimentos está com uma campanha de Natal para quem comprar os imóveis da construtora até o dia 31 de dezembro. O cliente que fechar negócio pode escolher entre coifa, frigobar, ar-condicionado, lava e seca, tv 50¨, adega, fogão ou forno elétrico. Não participam dessa promoção os empreendimentos Ilha de Hokkaido, Ilha de Ibiza e imóveis usados.

Ybera Group aumenta rede de influenciadores – Com mais de 40 mil influenciadores no país, o Ybera Group agora busca parceiros em mais cinco países, com foco nos Estados Unidos. A empresa capixaba é uma gigante do segmento de cosméticos profissionais, presente em mais de 50 países. No final de outubro, o grupo reuniu mais de 12 mil pessoas no maior evento de influência da América Latina, em São Paulo. Grandes nomes do mercado e parceiros da Ybera estiveram presentes, como Mari Maria, Rafael Cortez, Marcus Marques, entre outros. Em 2025, a estimativa é de faturamento de R$ 400 milhões. A expectativa para 2026 é bater mais de R$ 500 milhões. Na foto acima, Romulo Alves, José Roberto Marques e Johnathan Alves.

FSB Holding adquire agência Calia e amplia atuação em publicidade – A FSB Holding anunciou a aquisição da agência de publicidade Calia e passa a acumular um volume de compra de mídia de R$700 milhões. Com a operação, o ecossistema da FSB passa a reunir 12 empresas que atuam de forma integrada em gestão de reputação, comunicação e marketing.  Fundada há 29 anos e com sede em Brasília e São Paulo, a Calia é referência em campanhas institucionais e de prestação de serviço. Entre seus principais clientes estão: Caixa Econômica Federal, Britânia Airfryers, Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Embratur, Confederação Nacional do Comércio, governo do Distrito Federal e Ministério da Saúde. A agência conta atualmente com mais de 200 profissionais.  A aquisição, realizada com 100% de capital próprio, reforça a estratégia da FSB Holding de ampliar sua presença na área de publicidade.

Ela segue a aquisição da produtora Santeria – também ocorrida este ano, e a compra da Jotacom, em 2022.  “O investimento em mídia no Brasil cresceu 10% em 2024, alcançando R$ 88 bilhões, de acordo com a Kantar Ibope Mídia, o que representa uma grande oportunidade para um grupo integrado como o nosso, que já atende mais de 400 clientes”, afirma Diego Ruiz, sócio controlador da FSB Holding responsável pela estratégia de crescimento e investimentos.  “Desde a nossa aquisição, a Jotacom cresceu cerca de 300% com novos clientes e sinergias dentro do ecossistema. Esse aumento consolidou a importância do setor privado da FSB Holding, hoje responsável por 70% do nosso faturamento”, diz Alexandre Loures, sócio controlador responsável pela área privada da FSB Holding.

Gustavo Mouco permanece como sócio e líder da Calia  – “A chegada da Calia amplia nosso portfólio de gestão de reputação, reforça nosso modelo de partnership, trazendo novos sócios, e consolida nossa presença em todo o espectro da comunicação — das relações públicas à mídia. Com a experiência offline da Calia, o digital avançado da Jotacom e a força criativa da produtora Santeria, além da agência de influência Deck, nosso objetivo é figurar entre as maiores compradoras de mídia do país”, diz Marcos Trindade( foto acima)  sócio-controlador e CEO da FSB Holding.  Com a integração, Gustavo Mouco permanece como sócio e líder da Calia, com base em Brasília. Humberto Pandolpho, atual presidente da agência, passa a integrar o conselho de publicidade da FSB Holding. E o VP José Augusto Nigro segue na operação. “Estamos muito felizes com a concretização da operação de venda para a FSB Holding. Fazer parte desse completo ecossistema de comunicação nos orgulha e ratifica a relevância e o valor da empresa que construímos ao longo dos anos. As sinergias resultantes dessa operação tornam a Calia ainda mais forte, refletindo em uma oferta de soluções integrada aos nossos clientes”, completa Gustavo Mouco, sócio e líder da Calia.

Com boom de bikes e carros elétricos, ES ganha festival inédito sobre mobilidade limpa – O boom das bikes e carros elétricos vai ganhar palco no Espírito Santo. Nos dias 6 e 7 de dezembro de 2025, o Boulevard Shopping, em Vila Velha, será o cenário da primeira edição do Fest Mobilidade, evento que propõe estimular essa forma de circular pela cidade – e que veio para ficar. Só no Estado, já se estima que cerca de 10 mil bicicletas elétricas estejam em circulação — sinal de que a mobilidade limpa deixou de ser promessa e virou realidade nas ruas. Com o mote “movimento pela mobilidade limpa”, o festival reúne inovação, sustentabilidade e qualidade de vida em um único espaço. Durante o fim de semana, mais de 20 expositores vão apresentar soluções de transporte limpo, como bicicletas e patinetes elétricos, veículos híbridos e elétricos, acessórios e novas tecnologias voltadas à mobilidade urbana sustentável.

Entre os destaques está o GoEco, aplicativo capixaba criado em Nova Almeida, Serra, que opera como plataforma de transporte por aplicativo utilizando exclusivamente carros elétricos.Segundo o organizador, Éder Mota, o Fest Mobilidade nasce “para aproximar o público dos novos modais e promover um diálogo positivo sobre o tema. Queremos mostrar que a mobilidade limpa é mais do que uma tendência. É uma oportunidade de repensar o dia a dia com benefícios reais para as pessoas, para a economia e para o meio ambiente”.O evento acontece em meio ao crescimento acelerado do setor no Brasil. Um estudo da ANFAVEA, em parceria com a Boston Consulting Group, projeta que as vendas de carros elétricos e híbridos poderão ultrapassar as de veículos a combustão já em 2030 e representar mais de 90% do mercado até 2040. No segmento de bicicletas elétricas, o mercado nacional já movimenta mais de US$ 150 milhões e deve continuar crescendo nos próximos anos. Além da exposição, o Fest Mobilidade oferece food trucks, cervejarias artesanais e apresentações musicais, transformando o Boulevard Shopping em um ponto de encontro para quem busca informação, lazer e consciência ambiental.

Campanha Confraria Sompo Itália – Safra 2025 impulsiona negócios e premia corretores com viagem internacional – A Sompo, subsidiária da empresa responsável pelas operações de seguro e resseguro do Grupo Sompo Holdings fora do Japão, concluiu com êxito a campanha Confraria Sompo Itália – Safra 2025, voltada a reconhecer e premiar os corretores que se destacaram em performance comercial entre março e setembro de 2025. Mais de três mil corretores de seguros de todo o Brasil participaram da campanha, que teve como objetivo impulsionar a produção em ramos estratégicos e fortalecer o vínculo entre a Sompo e seus parceiros de negócios. Como resultado, os 25vencedores contribuíram para um crescimento de mais de 63% em Prêmios Emitidos nos sete meses da campanha e receberam como prêmio, uma viagem de uma semana com acompanhante a um roteiro turístico pela Itália.

A performance dos corretores na primeira edição da campanha de incentivo superou  as expectativasOs destaques por ramo foram expressivos: 468% em Seguro Garantia, 192% em Máquinas e Equipamento Agrícolas e Não-Agrícolas e 110% em Seguro Agrícola, o que evidencia o alinhamento entre os objetivos da campanha e o potencial de expansão dos negócios. “A performance dos corretores na primeira edição desta campanha de incentivo superou todas as expectativas. Os números comprovam o engajamento e a força de nossos parceiros no dia-a-dia, prestando consultoria e levando nossas soluções aos segurados. Estamos muito orgulhosos dos resultados e já planejando as estratégias de crescimento para o próximo ano”, comenta Rogério Santos, Diretor Comercial de Filiais e Canais da Sompo. “O resultado da iniciativa reforça a assertividade das ações de incentivo e relacionamento da companhia com seus parceiros de negócios”.

A campanha Confraria Sompo Itália – Safra 2025 foi estruturada para reconhecer os corretores com melhor desempenho em Prêmios Emitidos, considerando o crescimento em todos os ramos de seguros em que a Sompo atua. No total, foram 25 premiados, com direito a um acompanhante cada. As chances de contemplação aumentaram com o incremento nas vendas dos produtos Sompo Agrícola, Sompo Equipamentos (RD Equipamentos), Sompo Equipamentos Agrícolas (Benfeitorias e Penhor Rural), Sompo Garantia, Sompo Responsabilidade Civil (D&O, E&O e Responsabilidade Civil Geral) e Sompo Empresarial (com LMG de até R$ 30 milhões).

A produção considerada para apuração dos resultados foi entre os meses de março e setembro de 2025 – e a premiação consistiu em uma viagem de 7 dias para a Itália, com hospedagem, alimentação, traslado e turismo incluídos para o corretor contemplado e acompanhante. “A Confraria Sompo Itália é mais do que uma campanha de incentivo. É uma celebração da proximidade e da confiança mútua que construímos com nossos parceiros de negócios. Os resultados desta edição mostram que, quando unimos estratégia, reconhecimento e relacionamento, conseguimos impulsionar o crescimento de forma sustentável e consistente”, afirma Celso Ricardo Mendes, Diretor Executivo da Sompo.

A campanha foi desenvolvida com uma mecânica baseada em storytelling –  inspirada na experiência de viagem e na imersão cultural italiana, o que garantiu alto engajamento dos participantes ao longo dos meses. Entre as ações de comunicação, destacaram-se a criação de figurinhas de WhatsApp com a temática da campanha para compartilhamento entre os corretores e suas equipes, e-mails marketing e stickers personalizados da campanha para o Instagram, além do envio de mais de 700 kits com “passagens” simbólicas e porta-passaportes, reforçando o clima de expectativa e valorização da conquista. Mensalmente, os corretores com melhor desempenho recebiam um “carimbo” virtual no passaporte, como reconhecimento simbólico por sua posição no ranking. A Sompo também produziu vídeos e conteúdos informativos com curiosidades sobre a Itália e detalhes do roteiro da viagem, ampliando o envolvimento e a conexão emocional com a campanha.

A Experiência na Itália – Além dos resultados comerciais, os corretores vencedores foram premiados com uma experiência inesquecível na Itália. O roteiro incluiu visita à charmosa cidade de Taormina, na Sicília, com tour pelo histórico Teatro Grego e um jantar de gala no Castello degli Schiavi, famoso por ter sido cenário de cenas antológicas do clássico do cinema “O Poderoso Chefão” e da série “The White Lotus”. O grupo também realizou um passeio de jipe ao Monte Etna, um dos vulcões mais ativos do mundo e aproveitou as experiências gastronômicas de diferentes localidades. As vinícolas foram um quesito que não poderia faltar no roteiro. O grupo visitou a Vinícola Firriato, reconhecida internacionalmente pela produção de vinhos orgânicos e sustentáveis, com vinhedos que se estendem nas encostas do Monte Etna até as ilhas da Sicília.  

Também esteve na Barone Villagrande – uma das mais tradicionais da região, com mais de 300 anos de história e especializada em vinhos Etna DOC, cultivados em solos vulcânicos que conferem características únicas às bebidas. “A campanha foi pensada para proporcionar uma vivência única, que conectasse cultura, história e reconhecimento. Cada detalhe foi planejado para reforçar o valor que damos aos nossos parceiros de negócios e à trajetória que construímos juntos”, destaca Aline Telis, ( foto acima) Gerente de Marketing da Sompo. A campanha Confraria Sompo Itália – Safra 2025 reforça o compromisso da Sompo em investir em iniciativas que valorizem seus parceiros e impulsionem o desenvolvimento do mercado segurador brasileiro.

Rider lança R Feat e celebra o corre coletivo com Fleezus, Febem, Ryu The Runner e Emitê Único – Para o lançamento do Rider R Feat, novo modelo da linha Rider Pro, a Rider anuncia uma campanha que traduz o poder das conexões criativas e o espírito colaborativo que move a cultura de rua. Inspirado no conceito de feat, as parcerias que fazem a música e a moda avançarem juntas, o lançamento celebra o corre coletivo, a criatividade compartilhada e a expressão autêntica das ruas brasileiras. Protagonizada por Fleezus & Febem e Ryu The Runner & Emitê Único, a campanha reúne duas duplas que representam diferentes pulsares da cena urbana. Marcando a interseção entre o rap, o trap e o streetwear, as duplas sintetizam o novo ritmo das ruas e a força de uma geração que faz da colaboração um estilo de vida. “Trabalhar com marcas traz uma visão nova pra gente como artista. A Rider sempre esteve ali no nosso radar, porque já fazia parte da cultura que a gente consome. E quando a marca se aproxima com verdade, entendendo a cena, é diferente. A gente aprende, troca, se inspira e expande nosso alcance. Não é só publicidade, é conexão real com a cultura”, afirma Ryu The Runner.  

O Rider R Feat nasce como um símbolo da criatividade coletiva —  conectando música, moda e cultura urbana. Com palmilha confortável com relevos massageadores, sola tratorada e detalhes com “play” de Rider, o modelo combina conforto e autenticidade em um design moderno e versátil, pensado para acompanhar o ritmo de quem vive o corre dentro e fora do palco. “Lembro que a primeira vez que quis uma Rider foi vendo o Yunk Vino e o MC Igu usando, achei aquilo único, autêntico, tudo que prezo. A Rider tem essa conexão real com a rua pela música, e isso me identifica muito. O R Feat traz esse mesmo sentimento: é conforto pros pés e confiança pra você ser quem é, em qualquer lugar. Fui com ele pra um pagode e me senti pertencente, da mesma forma que me sinto na quebrada com meus amigos. Isso é o que a marca representa pra mim: autenticidade em qualquer corre”, conta Emitê Único.

A marca traz duplas do rap e trap para campanha e lançamento do produto  – “O feat é uma troca, é uma partilha, você divide das suas visões com aquela pessoa que você tá fazendo e vocês complementam as suas histórias”, conta Fleezus. O artista e seu colaborador de longa data, Febem, já participaram de outras campanhas da Rider. “A parceria que eu tenho com o Febem é uma parceria musical, e a gente conseguir colaborar numa campanha pra Rider é algo muito legal pra gente. É uma sensação muito diferente, a forma de se relacionar dentro da campanha. Dessa vez, eu acho que a relação com a marca cresceu, porque eu passei a observar um pouco mais as movimentações que a Rider fez com o passar dos anos. Essas colaborações com artistas do hip-hop me aproximaram ainda mais da marca”. O lançamento reforça o pilar estratégico da marca no design, moda e cultura através da criatividade coletiva.

FICHA TÉCNICA  

Cliente: Rider

Campanha: Rider R Feat

Concept e Dir. Criativa: RASTRO

Diretor Executivo: Lucas Djahjah

Diretor de Criação: Afonso Soares

Diretor de Estratégia e Operações: Rafael Bizachi

Liderança de Atendimento e Gestão: Joy Passarelli

Direção Criativa: Stéphanie Saramago e Andrezza Abreu

Líder de Criação: Andressa Rodrigues e Erik Machado

Gerente comercial: Fábio de Medeiros

Gestão de Projeto: Géssica Santos

Cultural & Creators Manager: Marcela Brito

Direção de Arte: Miguel Sarzeda e Kely Maria

Redação: Felipe Ramires e Acsa Braga

Motion Design: Egmar Santos

Mídia e Performance: Felipe Reis

B.I: Carol Vicente

Community Manager: Ana Simões

Líder de Social e Community: Emily Schwan

Líder Estratégia & Dados: Mariana Campello

Estratégia de Influência: Victor Cantuaria

Estratégia de Conteúdo: Lucas Gaspar Fialho

RIDER  

Gerente de Marca e Comunicação: Alexandre Reis

Analista de Marca e Comunicação: Andressa Guerin

Analista de Marca e Comunicação: Luciana Costa Designer Gráfico de Marca e Comunicação: Alessandro Martins

Dídimo Effgen

Colunista

Diretor Geral da Dicape Representações e Serviços Ltda.

Diretor Geral da Dicape Representações e Serviços Ltda.