Rachaduras

“Não há risco para os ciclistas”, afirma Crea após vistoria na ciclovia da Terceira Ponte

Conselho Regional de Engenharia avaliou rachaduras na ciclovia da Terceira Ponte e garantiu que ela segue segura para uso

Leitura: 2 Minutos
Equipe do Crea-ES realizou vistoria na Ciclovia da Vida (Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória)
Equipe do Crea-ES realizou vistoria na Ciclovia da Vida (Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória)

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) garantiu, nesta terça-feira (23), que a Ciclovia da Vida, na Terceira Ponte, está segura para os usuários.

A afirmação foi feita após vistoria realizada na estrutura da ciclovia, onde ciclistas haviam registrado imagens de rachaduras e danos em vigas metálicas.

Mesmo com a repercussão dos vídeos e fotos divulgados, a ciclovia não precisou ser interditada e permaneceu em funcionamento normal durante toda a inspeção.

De acordo com o engenheiro do Crea-ES, Geraldo Rossoni Sisquini, os danos são resultado da combinação de fatores naturais, como a vibração do tráfego de veículos, a ação do vento no vão central e a maresia, que acelera processos de desgaste.

Esses efeitos são naturais em grandes obras de engenharia, por conta da sinergia da vibração e da maresia, que acelera os processos de desgaste. Hoje, não há motivo para que os ciclistas fiquem inseguros em usar a ciclovia”.

Geraldo Rossoni Sisquini, Crea-ES

O Crea informou ainda que vai elaborar um relatório técnico com as recomendações da vistoria. Caso sejam necessárias intervenções, os órgãos responsáveis pela ponte e pela ciclovia serão notificados.

Semobi reforça segurança

A Secretaria de Estado da Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) também destacou que não há risco estrutural. Segundo a pasta, trincas e rachaduras são situações previstas em projetos de grande porte, devido às juntas de dilatação e às condições ambientais.

A Semobi reforçou que não há risco de comprometimento da estrutura nem ameaça à estabilidade da ciclovia. “Os ciclistas podem trafegar normalmente pelo local”, destacou a secretaria em nota.

Histórico de manutenções

Em dezembro de 2024, a Ciclovia da Vida passou por manutenção preventiva no trecho sentido Vitória–Vila Velha, que precisou ser interditado temporariamente.

Leiri Santana, repórter do Folha Vitória
Leiri Santana

Repórter

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especializada em Povos Indígenas.

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especializada em Povos Indígenas.