Foto: Instagram/ @pantone
Foto: Instagram/ @pantone

A Pantone, autoridade global de inspiração de cor, anunciou nesta quinta-feira (04), a escolhida como “cor do ano de 2026”. A selecionada foi a: PANTONE 11-4201 Cloud Dancer.

Segundo a página oficial da empresa, a cor é classificada como um “branco neutro e imponente, cuja presença arejada age como um sussurro de calma e paz em um mundo ruidoso”.

A empresa também afirma que, por conta da versatilidade, é uma base para que outras cores se destaquem, podendo tanto atuar de forma isolada quanto em combinação com outros tons, sempre com a proposta de transmitir leveza.

Quais foram as cores escolhidas nos anos anteriores?

A Pantone escolhe, desde 2000, cores consideradas como “imponentes e marcantes”, além de fortes tendências para os aspectos do design, estilo e moda.

Em 2025, foi escolhida como “cor do ano” a PANTONE MOCHA Mousse 17-1230. Classificada como “um tom de marrom quente, com riqueza inerente. “Evocando a qualidade deliciosa do cacau, chocolate e café, apelando para o nosso desejo por conforto”.

Anteriormente, ainda de acordo com a empresa, em 2024, foi escolhida a tonalidade de PANTONE 13-1023 Peach Fuzz, um tom de pêssego, considerado como “transmissor” da sensação de gentileza e ternura, comunicando uma mensagem de carinho e partilha.

No ano de 2010, foi escolhida pela empresa a cor PANTONE 15-5519 Turquoise, que combina as qualidades da serenidade do azul juntamente com os aspectos revigorantes do verde, Turquesa.

Já no ano de 2000, a primeira cor escolhida da série histórica foi o PANTONE Cerulean 15-4020, considerada como a “cor do milênio”, gerava a proposta de passar paz e tranquilidade para o novo milênio.

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão

Produtora Web

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória