Veja fotos e vídeos!

Noivos plantam mais de mil girassóis para decorar festa de casamento no ES

Dentista e engenheiro plantaram todos os girassóis em fevereiro deste ano em um sítio em Venda Nova do Imigrante

Leitura: 7 Minutos
Casamento viralizou nas redes sociais

Reprodução/Arquivo Pessoal
Casamento viralizou nas redes sociais Reprodução/Arquivo Pessoal

Todo casal tem algo que considera só seu, uma forma de tornar um relacionamento único. Seja uma música, uma data comemorativa, um filme, um lugar especial. Pode até ser uma comidinha, vai dizer que não existe um programa especial, tipo estourar uma pipoquinha e ligar a Netflix, que te lembra sua cara metade.

Em Venda Nova do Imigrante, região Serrana do Espírito Santo, a dentista Livia Pizzol Ambrosim, de 32 anos e o engenheiro de produção Vagno Dordenoni Beltrame, de 36, juntos há oito anos, têm o pequeno segredo deles: flores amarelas.

A fascinação com a cor da flor vem desde o início do namoro, lá em 2017. Em todas as oportunidades de se presentearem, de fazer algo que representasse o relacionamento, lá estava uma flor amarela.

Esta paixão pela flor ganhou um significado especial no último dia 13 de maio, quando o casal finalmente trocou alianças, no sítio do pai da noiva. Uma certeza já existia: flores amarelas precisavam adornar a festa.

Para isso, o casal decidiu botar a mão na massa, ou melhor, na terra, e plantar os próprios girassóis. Para além da beleza, Livia conta que a medida também foi feita para ajudar o bolso dos pombinhos, uma vez que o casório seria grande e comprar todas as flores sairia caro.

“Logo no início do namoro a gente começou com esse negócio de flor amarela, nos dias dos namorados era sempre flor amarela. Quando a gente estava decidindo quais flores seriam usadas no casamento, a gente não teve dúvida: tem que ser uma flor amarela, e aí a gente optou pelo girassol, que é uma flor linda, que a gente gosta muito. E também pensamos em dar uma economizada, porque seriam muitas flores, e ia ficar muito caro”, contou.

Girassóis ao redor do sítio

O casamento ocorreu na igreja e logo depois da cerimônia, era hora da festa, no sítio. As flores estavam por todo o local, adornado a estrada para a chegada de noivos e convidados.

Para dar tempo de as flores estarem bonitas para a celebração, o casal precisou se adiantar e plantou todos os girassóis ainda no início do ano, mais precisamente em fevereiro, como explica a dentista.

“No dia 25 de fevereiro a gente plantou a primeira leva, porque foram vários momentos. A gente ficou com medo de florir tudo e não estar na época. A primeira leva foi de girassóis tradicionais, que você compra em qualquer lugar, essas sementes mais fáceis de achar. As importadas, a gente plantou com 55 e depois com 50 dias, foram vários momentos para chegar no dia e ter flor”, relatou.

Para Vagno, este era o principal motivo de preocupação: estar tudo certo para o dia da cerimônia, para isso, o tempo era fundamental.

“E o medo que a gente ficou de chegar no dia e os girassóis já terem passado? Acontecer de não terem chegado, a gente passou por esse medo também. E nós plantamos de diversas variedades, girassol de cacho, girassol comercial, o comum e cada um tinha um tempo de colheita. Fizemos testes para ver se ia dar certo”, disse.

Sucesso nas redes sociais e inspiração para outros casais

O casamento bombou não apenas com convidados, como nas redes sociais, onde também fez barulho. Livia sempre divulgava alguns vídeos do processo de plantio dos girassóis e em uma noite, publicou o vídeo do casamento. Foi o prazo de dormir e acordar, para ver o registro se tornar viral.

No instagram da dentista foram mais de 720 mil visualizações. Além disso, compartilhamentos chegaram a mais de 1 milhão de views em outras plataformas, como o tiktok.

De acordo com Vagno, a repercussão surpreendeu o casal, tanto na mídia, quanto com outras pessoas que entraram em contato inspiradas pelos girassóis.

“Muita gente entrou em contato, a repercussão na mídia foi muito legal, muitas publicações estão querendo contar essa história. Deu uma audiência bem legal, eu não imaginava tanto assim”, contou.

Para Livia, algo que pode ter ajudado com a repercussão é o fato de o casal ter fugido de alguns padrões esperados em casamento.

Isso pode ter inspirado outras pessoas a fazer o mesmo, saindo de lugares comuns e inovando na organização e decoração da festa.

“Eu acho que a gente que entrou nesse mercado, sentiu que as coisas têm sido muito padrão. E a gente quebrou muita regra nesse casamento, ele foi todo diferente. O casamento tem que unir muito, ele foi a união. Nossa família toda participou desde o começo, nossos pais, gente que mandava mensagem desde o começo. Todo mundo ficou esperando o momento de ver esse girassol, foi uma coisa muito gostosa”, disse.

Muitas pessoas entraram em contato com o casal para pedir dicas, mas com outras flores, como rosas. Mas eles dão uma dica: plantar rosas é um processo mais difícil e demorado, que pode levar até mais de oito meses.

Amarelo cor de amor

Quando o Dia dos Namorados se aproxima, o vermelho é que toma cor das vitrines de lojas de presentes em todo o lugar, mas para o casal, sem dúvida, quem representa este sentimento é a cor amarela.

Para o engenheiro, ter o casamento adornado por girassóis representou não somente o amor entre o casal, mas também demonstrou a união da família.

Todos os momentos que a gente encontrava uma flor amarela na rua, os girassóis vieram para unir a gente mais ainda, essa questão do cuidado, conversando sobre. Como a gente vai fazer, quais sementes comprar. Foi um aprendizado bem legal. O processo de plantio, nossos pais envolvidos. Ficaram ansiosos pela gente, tem um significado de amor, a gente sente isso no processo

Livia concorda com o marido e acredita que os girassóis trouxeram um novo simbolismo para o relacionamento.

Além de embelezar o local onde ocorreu o casamento, ele também traz uma carga sentimental e simbólica fortes para uma união.

E o girassol tem um significado de que ele sempre busca a luz, dentro dos dias nublados ele está sempre buscando a luz. Por isso o girassol é muito amado, porque é muito bonito. Quando não tem sol, eles olham um para o outro, acho que a gente não poderia ter acertado mais.

Guilherme Lage, repórter do Folha Vitória
Guilherme Lage

Repórter

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.