Sob o conceito “Doe Sangue. Você Pode.” o Ministério da Saúde lançou, em 14 de junho, o Dia Mundial do Doador de Sangue, uma nova campanha publicitária de conscientização sobre a importância da doação de sangue e de se tornar um doador regular e ajudar a salvar muitas vidas. Em 2024, 1,6% da população brasileira – o que equivale a 16 pessoas a cada mil habitantes – doou sangue no Sistema Único de Saúde (SUS). Para que os estoques de sangue sejam mantidos em níveis prováveis e seguros, esse número ainda pode melhorar. Assim, com esta campanha, o MS pretende conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue regular.
Campanha traça um paralelo entre atitudes diárias e a familiaridade com a expressão “dar o sangue” – Neste ano, a campanha traz uma reflexão importante sobre atitude e disposição, promovendo a doação de sangue como um hábito de vida, autocuidado, bem-estar e de construção de uma cultura solidária inspirada e motivacional. Ela traça um paralelo entre atitudes diárias e a familiaridade com a expressão “dar o sangue”, como uma ideia palpável de que, se uma pessoa está disposta a dar o sangue por uma causa, ela também pode doar sangue para ajudar a salvar outras vidas. Com criação da agência Calia, a campanha será veiculada em emissoras de TV, rádio, plataformas digitais e redes sociais, além de móveis urbanos e painéis digitais por todo o Brasil.
Link do filme:
FICHA TÉCNICA:
Cliente: Ministério da Saúde
Campanha: Doação de Sangue 2025
Agência: Calia Comunicação
Direção Geral de Criação: Geisa Lopes
Codireção de Criação: Alexandre Ferro e Maurício Oliveira
Criação: Alexsander Junior e Filipe Fontes
Atendimento: Claudia Lassance, Adriana Mercadante e Hélio Macedo
Planejamento: Analuiza Kazniakowski, Isabel Aquino, João Pinheiro e Cezar Pinheiro
Planejamento e Conteúdo Digital: Lucas Mansur, Camila Batista e Regina Arruda
Conteúdo Digital: Ariovaldo Neto, Diego Matos, Lucca Farinasso, Alessandro Resende, Marcela Silva, Débora Freitas e André Oliveira
Mídia: Mayko Chaves, Milena Lima, Gabriella Silva, Luana Pessoa, Roberta Campos, Flávia Heinze e Marcos Alencar
BI: Alexandre Maluf e Gracielly Lemos
Produção RTV e Gráfica: Marcos Araújo, Fernanda Machado, João Bosco, Tamiris Monroe, Lucas Xavier e Suzien Carvalho
Aprovação Ministério da Saúde: Poliana Oliveira, Kamila Mota, Kelly Rodrigues, Nathalia Gardini e Rafael Atuchi
ES no pódio do Prêmio Sebrae de Jornalismo – O Espírito Santo conquistou o terceiro lugar entre os estados com mais reportagens escritas no Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) deste ano de 2025, um total de 165, ficando atrás apenas de São Paulo, com 319, e de Minas Gerais, com 288. Em relação a 2024, houve um aumento de 46% na quantidade de trabalhos de jornalistas do ES inscritos na premiação, que é composto por quatro principais categorias (Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo) e uma categoria especial (Jornalismo Universitário). O PSJ está na sua 12ª edição.
Premiação da Etapa Estadual – Na etapa estadual, os primeiros lugares nas categorias Texto, Áudio, Vídeo e Foto vão receber R$ 20 mil, enquanto os segundos e terceiros lugares vão render R$ 15 mil e R$ 10 mil, respectivamente. Já a premiação especial para o Jornalismo Universitário vai pagar R$ 3 mil para o primeiro colocado. Os premiados recebem o pagamento do valor líquido após a retenção dos impostos devidos.
Os vencedores regionais disputam a etapa nacional – Assim como nos anos anteriores, a 12ª edição será realizada em três etapas: a primeira, em nível estadual, classifica os concorrentes para a etapa regional, que define os finalistas da etapa nacional. Na etapa nacional, os vencedores das categorias Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo serão premiados com um caderno. Dentre os quatro, será selecionado o vencedor do Grande Prêmio, que receberá também um celular de última geração – mesmo prêmio que será oferecido ao ganhador da categoria especial Jornalismo Universitário.
Filme
Manami leva sabor, bem-estar e leveza às areias de Peracanga no feriado de Corpus Christi – Prepare-se para um feriado de Corpus Christi (19 a 21 de junho) com ainda mais sabor e bem-estar na Praia de Peracanga, em Guarapari. O Manami, empreendimento da Invite Inc. e pioneiro no conceito de “bem-estar azul”, depois do sucesso do verão, está de volta às areias com sua charmosa Bikefood, prometendo momentos de pura leveza e descontração à beira-mar. Nos três dias de feriado prolongado, entre 10h e 14h, os frequentadores da praia serão convidados a desfrutar de um delicioso e refrescante açaí, perfeito para recarregar as energias sob o sol. Para aqueles que buscam um toque de sofisticação e relaxamento, um vinho branco estará disponível, ideal para brindar aos momentos de descanso e à beleza natural de Peracanga. Essa iniciativa do Manami não é apenas sobre oferecer produtos de qualidade; ela reforça o compromisso do empreendimento em proporcionar qualidade de vida e experiências, na natureza exuberante do litoral capixaba. É a oportunidade perfeita para encontros descontraídos, interações e a celebração do bem-estar em um dos cenários mais encantadores do Espírito Santo.
Bacardi faz parceria com Braza, restaurante do Allianz Parque para compor o novo menu de brasilidades – A Bacardi, uma das maiores e mais tradicionais empresas de destilados do mundo, acaba de anunciar uma parceria inédita com o restaurante Braza Gastronomia, localizado no Allianz Parque, em São Paulo. O projeto estratégico une coquetelaria autoral e gastronomia contemporânea com forte identidade brasileira, e inaugura uma nova fase para ambos os parceiros: mais criativa, imersiva e sensorial. A colaboração estreia com o lançamento de uma carta exclusiva de drinks assinada pelo mixologista manauara José Pimenta, reconhecido por seu trabalho de valorização da cultura amazônica através da coquetelaria. As bebidas foram desenvolvidas com os rótulos premium do portfólio da Bacardi como Grey Goose, Bombay Sapphire e Dewar’s e têm como protagonistas ingredientes regionais como taperebá, cumaru, cajá e cupuaçu. “Acreditamos na força das parcerias que inspiram e provocam. O Braza é um espaço que representa brasilidade com sofisticação, e o talento do José Pimenta nos ajudou a criar uma carta que emociona e conecta. Queremos que o cliente viva uma experiência multissensorial onde cada bebida carrega alma, história e identidade”, destaca Veridiana Carvalho, Head de Marketing da Bacardi Brasil.
Colaboração entre marca global de bebidas e restaurante sofisticado reforça aposta em brasilidade, inovação e conexão emocional com o consumidor – Do lado da gastronomia, o restaurante Braza também apresenta seu novo cardápio 2025. A proposta é uma releitura contemporânea da culinária brasileira, com pratos que celebram ingredientes e produtores locais. Entre os destaques estão o Mignon do Cerrado assado no braseiro, o camarão tigre ao themidor com linguini ao limão e sobremesas como o mil folhas de cumaru com sorvete de castanha de caju. “O novo momento do Braza é sobre exaltar nossas origens com criatividade. Ter a Bacardi ao nosso lado nessa jornada reforça nosso compromisso com a excelência e com uma experiência completa de sabores, aromas e memórias”, afirma Mark Zammit, CEO da GSH (Gourmet Sports Hospitality), responsável pela operação do Braza. A carta de bebidas e o novo cardápio já estão disponíveis para o público. Com arquitetura inspirada em elementos do fogo e da terra, o Braza se consolida como um polo de vivência gastronômica dentro de um dos palcos mais vibrantes da cidade, seja em dias de jogo, shows ou almoços e jantares comuns.
Gisélia Freitas lança livro que propõe um novo olhar para o papel do líder contemporâneo – A psicóloga, psicanalista e executiva Gisélia Freitas lançou recentemente o livro Sem Medo de Ser Líder, obra que propõe uma reflexão profunda sobre os desafios, inseguranças e transformações que envolvem o exercício da liderança no mundo atual. Com uma linguagem acessível e sensível, o livro combina experiências pessoais da autora com fundamentos da psicologia, gestão e comportamento humano. Ao longo dos capítulos, a autora compartilha sua trajetória de quase 30 anos no mercado, revelando momentos de autossabotagem, dúvidas, escolhas e crescimento. Aponta que a liderança verdadeira começa dentro de cada um e que, para liderar com clareza e propósito, é preciso encarar os próprios medos e desenvolver autoconhecimento. Na foto, a autora com amigos João Gualberto Vasconcelos e Orlando Caliman.
A obra também aborda temas como inteligência emocional – “Liderar não é sobre ocupar um cargo ou ter poder. É sobre se conhecer, fazer escolhas conscientes e se comprometer com a transformação de si e do outro”, afirma. A obra também aborda temas como inteligência emocional, coragem, influência, autenticidade, o papel da mulher na liderança e o impacto das diferentes gerações nas dinâmicas corporativas. Gisélia propõe que uma liderança de alta performance só é possível quando há coerência entre discurso e prática, presença emocional e abertura para o desenvolvimento contínuo. Com sólida formação acadêmica e vasta experiência em cargos executivos, consultoria e gestão de pessoas, Gisélia Freitas oferece ao leitor não apenas conceitos, mas também caminhos reais de transformação. O livro tem 273 páginas e está sendo vendido pela Amazon e Mercado Livre.
Pelúcias de Squishmallows chegam no McLanche Feliz – A fofura tomou conta das caixinhas do McLanche Feliz! Neste mês, a Squishmallows, marca que é uma verdadeira especificidade mundial, traz pelúcias no tamanho perfeito para os pequenos se divertirem com a família e os amigos. Criados em 2017, os Squishmallows rapidamente se transformaram em ícones do universo dos brinquedos, alcançando, em 2022, uma liderança global em vendas nos segmentos de pelúcias. Fãs de todas as idades se apaixonaram pelo visual único e o toque super macio dos personagens da marca. A nova campanha do McLanche Feliz conta com 8 pelúcias exclusivas, cada uma com personalidade própria, o visual oval característico dos Squishmallows e nome especial que pode ser encontrado na etiqueta dos brinquedos. As novidades já disponíveis estão nos restaurantes do McDonald’s em todo o Brasil, pelo Peça e Retire, Drive-Thru ou no próprio restaurante, pelos totens de autoatendimento e no balcão. Também é possível garantir os brinquedos sem sair de casa, basta pedir pelo app do McDonald’s e aproveitar o McDelivery! Para mais informações sobre essa e outras iniciativas, acesse a página do McLanche Feliz .
7K fecha acordo de patrocínio com a CazéTV para a transmissão de torneios internacionais – A 7K, casa de apostas do grupo Ana Gaming, acertou um acordo de patrocínio com a CazéTV para o patrocínio de campeonatos internacionais. A parceria já vale para a Copa do Mundo de Clubes da FIFA, que começou nesse fim de semana, nos EUA. Além do Mundial, o contrato também engloba as partidas da Eurocopa Feminina, da Liga Europa, da Conference League e da Ligue 1. Embaixador da 7K, o ex-atleta Craque Neto ( foto ) estará presente em vídeos que serão exibidos durante a transmissão dos jogos do Mundial, nos quais ele dará palpites de forma bem humorada em nome da marca. Além disso, a plataforma de apostas e jogos online terá comerciais de 30 segundos durante a programação e contará com a inserção de anúncios ao longo das partidas.
A 7K tem uma forte relação com o esporte brasileiro – “Nos últimos anos firmamos acordos estratégicos que ampliam o alcance da marca e, ao mesmo tempo, fortalecem os patrocinados. O sucesso da CazéTV é indiscutível, principalmente pela linguagem que adotamos, estabelecendo um novo tipo de transmissão. Da mesma forma, o 7K também está sempre inovando e trazendo novidades para o público. Além da parte comercial, a busca pela inovação e a valorização do são pontos de entretenimento que fortalecem essa parceria”, afirma Filipe Molon,( foto) Diretor Comercial da Ana Gaming, grupo que detém as marcas 7K, Cassino e Vera. A 7K tem uma forte relação com o esporte brasileiro, sendo patrocinada máster de Santos e Vitória. A marca também estampa sua marca na camisa do Mirassol e patrocina o Paulistão, tanto no masculino quanto no feminino.
Vídeo
Festival REC’n’Play abre inscrições para sua 7ª edição – O REC’n’Play – o maior festival de tecnologia e inovação do Brasil – já tem data para voltar às ruas do Bairro do Recife, no centro da capital pernambucana. De 15 a 18 de outubro, o festival chega a sua 7ª edição com centenas de atividades gratuitas e novidades, com destaque para o Festival Let’s Play, a Arena de Inovação e a duplicação da Arena de Negócios. As inscrições gratuitas estão abertas a partir desta quinta-feira, dia 12 de junho, no link: https://recnplay.pe. Os quatro dias do evento, que é colaborativo, irão tomar novos espaços, ruas e prédios históricos do Bairro do Recife para discutir o tema “O Futuro Feito por Gente”. Ao todo, serão mais de 600 atividades divididas nos eixos temáticos de Cidades, Economia Criativa, Negócios e Tecnologia. Consolidando-se como o maior evento gratuito de tecnologia e inovação do Brasil, no ano em que o Porto Digital completa 25 anos, o festival celebra as pessoas e as relações humanas, para lembrar que quem está por trás de tantas inovações e discussões sobre inteligência artificial, automações e algoritmos, são as pessoas.
Programação inédita marca 7ª edição – Pela primeira vez, o festival contará com uma Arena de Inovação, ampliando o espaço dedicado à criatividade e à tecnologia. Inspirada no sucesso da Arena IA em 2024, o novo espaço oferecerá experiências lúdicas e imersivas que destacam as mais recentes inovações. Após o sucesso nas duas últimas edições, a Arena de Negócios do REC’n’Play retorna em 2025 ainda mais robusta, consolidando-se como um dos principais espaços de conexão estratégica entre empreendedores, startups, empresas de tecnologia e corporações de diferentes setores. Com 50% a mais de capacidade em relação ao ano anterior, a Arena deverá reunir quase 200 startups de todo o Brasil, em diferentes estágios de maturidade, ampliando as oportunidades de visibilidade, networking qualificado e geração de novos negócios. Um dos grandes destaques será a batalha de startups, onde 25% das expositoras mais bem avaliadas serão selecionadas para competir em uma disputa de alto nível.
As três melhores colocadas serão premiadas com oportunidades para participar de ambientes de inovação no Brasil e no exterior – Outra novidade importante para 2025 é o espaço focado exclusivamente na internacionalização de negócios. Serão oferecidos conteúdos especiais para quem deseja expandir fronteiras, com temas que vão desde estratégias para entrar no mercado europeu até aspectos culturais e de estilo de vida nos países da região. Mais uma novidade é a expansão do Let’s Play, que deixa de ser uma seletiva musical e se transforma em um verdadeiro festival de música autoral e independente. De 2017 a 2024, o Let’s Play funcionou como uma vitrine para artistas locais, promovendo seletivas que garantiam espaço para as três principais bandas se apresentarem nos palcos do REC’n’Play. Agora, em 2025, o projeto evolui e se consolida como Festival Let’s Play — um circuito de música ao vivo com shows simultâneos em diversos espaços do Bairro do Recife, ao longo dos quatro dias do evento.
Ao todo serão escalados 20 nomes da música pernambucana – O foco continua sendo a valorização da cena musical autoral. Bandas e artistas independentes de todo o estado poderão se inscrever para participar da programação oficial, que será cuidadosamente curada para refletir a diversidade, potência criativa e inovação sonora de Pernambuco. As inscrições para o Festival Let’s Play serão abertas nas próximas semanas, e todos os detalhes estarão disponíveis no site oficial do REC’n’Play. Como o REC’n’Play acontecerá no Dia dos Professores, em 15 de outubro, haverá programação exclusiva para este público. Festival mistura tradição com inovação Conhecido como o Carnaval do Conhecimento, o festival nasceu como uma necessidade de aproximar a população do Recife às questões da tecnologia, da inovação e do empreendedorismo, deixando como legado a construção de novas realidades para as pessoas e a capital pernambucana – e tudo com conteúdo completamente gratuito.
O REC’n’Play 2025 é realizado pela Ampla Comunicação, pelo Porto Digital e Sebrae Pernambuco – Com mais de 90 mil pessoas inscritas em sua última edição, mais de 1,4 mil horas de programação e 737 atrações distribuídas em dezenas de prédios históricos, o REC’n’Play já superou as fronteiras de um festival tradicional para se consolidar como a maior plataforma de inovação, tecnologia e cultura do país. “O evento transforma o Bairro do Recife em um grande campus a céu aberto, onde empresas, criadores, estudantes, investidores e o público em geral se encontram para compartilhar conhecimento e impulsionar novos negócios. Nenhum outro festival no Brasil combina, na mesma escala, acesso gratuito, impacto urbano, diversidade temática e volume de conexões geradas”, observa Pierre Lucena, Presidente do Porto Digital. O REC’n’Play 2025 é realizado pela Ampla Comunicação, pelo Porto Digital e Sebrae Pernambuco. Saiba mais: https://recnplay.pe/
Filme
OpusMúltipla assina campanha impactante para os 35 anos da Fundação Grupo Boticário – No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza promoveu uma ação de alto impacto desenvolvida pela OpusMúltipla, agência do Grupo OM Comunicação Integrada, em parceria com a Globo. Às 19h, o Canal OFF saiu do ar por uma hora, exibindo uma tela de “chuvisco” com a mensagem: “O Canal OFF está off para você ver como a natureza pode fazer falta”. A provocação foi acompanhada de um QRCode que convidou o público a se conectar ao Instagram da Fundação, onde uma live de 24 horas esteve no ar com o mote: “ON pela Natureza”.
Convite à reflexão – Desenvolvida pela OpusMúltipla, a campanha é um convite à reflexão sobre o papel de cada um na conservação do meio ambiente. Para isso, a agência criou um Key Visual exclusivo, além de banners digitais veiculados em portais como g1 e globo.com (além do Globoplay), reforçando a presença da campanha no ecossistema digital da Globo. A estratégia criativa partiu da ideia de que, se a natureza ficar off, nada mais permanece. Por isso, a programação do canal foi tirada do ar por uma hora, para que o impacto da ausência fosse percebido de forma literal. O desafio da OpusMúltipla foi criar uma campanha que não apenas comunicasse uma mensagem, mas que fizesse sentir a urgência do tema. “A natureza precisa das pessoas unidas. E a realização dessa campanha é uma prova de união: o trabalho da OpusMúltipla somado a parceria da Globo e ao compromisso da Fundação Grupo Boticário com um mundo melhor. Além disso, a ação do Canal Off “off” também é um exemplo de solução 360º em comunicação que sempre caracterizou todas as empresas envolvidas”, diz Alexandre “Nego” Lee, vice-presidente de Criação da OpusMúltipla.
Programação de 24 horas ininterruptas – A programação especial no Instagram da Fundação (@fundacaogrupoboticario) reuniu influenciadores, especialistas, atletas, ativistas e marcas parceiras em enquetes, quadros surpresas e ações reais com base no engajamento, durante 24 horas ininterruptas. E para conectar ainda mais o universo digital ao real, a Fundação irá plantar uma árvore para cada minuto da live – ou seja, 1.440 novas mudas. A proposta da transmissão de 24 horas foi concebida pela Fundação Grupo Boticário, com execução da Layer Up e colaboração da Tamer Comunicação. Entre os nomes participantes da campanha estiveram Bruno Gissoni, Luigi Cani, Isabelle Nalu, Yanca Costa e Eduarda Melo (Biologueirinha), que compartilharam em suas redes como mantêm uma rotina conectada com a natureza. A campanha “ON pela Natureza” marca os 35 anos da Fundação Grupo Boticário, reforçando seu compromisso com a conservação ambiental e a mobilização da sociedade em torno da causa. A Fundação já apoiou mais de 1.800 projetos ambientais em todos os biomas brasileiros, protege 130 milhões de hectares de reservas naturais e beneficia mais de 15 milhões de pessoas com ações de conservação da água.
Ficha técnica da campanha
Criação e planejamento: OpusMúltipla, empresa do Grupo OM Comunicação Integrada e Fundação Grupo Boticário
Execução e colaboração: Layer Up e Tamer Comunicação
FICHA TÉCNICA
Agência Opus Múltipla
VP de Conteúdo e Integração: Mário D’Andrea
VP de Criação: Alexandre “Nego Lee” Popoviski
Diretora de Criação: Laura Larre Borges
Diretores de Arte: Diecica Ferreira, Eduardo Bueno e Larissa Abreu
Redatores: Alisson Noronha, Felipe Yarzon e Laura Larre Borges
VP de Atendimento: Juliana Arnulf
Diretora de Atendimento: Graziele Harumi Tanamati
Supervisor de Atendimento: Felippe Brana
Executivo de Atendimento: Guillermo Cossari
VP de Mídia: Adriana Felicissimo
Supervisor de Mídia: Gabryel Westfal
Planejamento: Cristina Hirama
Gerente de RTVC: Bianca Mascarenhas
Producer: Michele Franco
Estagiária RTV: Jeane Borges
Coordenador de estúdio: Helton Schnitzler
Arte-Final: Celso Santos
Arte-Final: Alexandre Valente
Arte-Final: Karla Cristina
Arte-Final: Marcellus Del Vecchio
Revisoras: Fabiane Ferreira e Maria Paula Mosimann
Globo
Equipe de Criação: Carlos Hohol, Cristiano Santos e Ricardo Moyano
Produtora Filme: CASAzeroCINCO
Produção Executiva: Cristiano Vaz
Direção: Tiago Galan
Montador: Tiago Galan
Pós-Produção: CASAzeroCINCO
Delivery de cópias: Onda Finalização
Produtora de Áudio: TORO;
Direção Executiva: Kelson Diego;
Direção de Criação: Dani Zan e Kelson Diego;
Produção Musical: Tiago Mendes;
Sound Design: Tiago Mendes;
Mixagem e Masterização: Tiago Mendes;
Head de Projeto: Ricardo Betim