
O novo Mercado de Pescado da Prainha, em Vila Velha, contará com atrações turísticas e gastronômicas. O projeto prevê a construção de um restaurante de frente para o mar, além de lojas e áreas de convivência.
O mercado contará com área total de aproximadamente 3,9 mil metros quadrados e será dividido em três blocos. O investimento previsto é de R$ 25 milhões.
LEIA TAMBÉM:
- 23 de maio é feriado no ES? Entenda o que é comemorado na data
- MEC proíbe cursos à distância de Medicina, Direito, Odonto, Enfermagem e Psicologia
- Diogo Nogueira faz show no aniversário de Vila Velha
De acordo com a Secretaria de Obras e Projetos Estruturantes do município, os blocos devem atender aos pescadores e também moradores e visitantes da região. O projeto do mercado está sendo finalizado.
Segundo o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), o mercado servirá de ponto de encontro para moradores e turistas, além de aquecer a economia do município.
O Mercado de Pescado na Prainha representará um novo marco para Vila Velha. Este espaço contará com toda a infraestrutura necessária para acolher pescadores artesanais e armadores, permitindo um manejo mais eficiente do pescado e agregando maior valor à comercialização dos produtos. Além disso, será um novo ponto de encontro para moradores e turistas, dinamizando e impulsionando a economia local.
Mercado de Pescado terá espaço para gastronomia
De acordo com a secretaria, o primeiro bloco será destinado à gastronomia. A previsão é de construção de uma praça de alimentação com seis pontos fixos e o restaurante com vista para a Baía de Vitória.
O segundo é voltado à atividade pesqueira, e abrigará áreas para a produção e processamento de pescados. Além disso, a área também contará com as sedes das associações de pescadores que trabalham na região.
Veja o vídeo do projeto:
“A proposta é garantir condições dignas e modernas para os trabalhadores que mantêm viva uma das tradições mais antigas da cidade”, informou a secretaria.
Já o terceiro receberá lojas e áreas de apoio, com um espaço reservado à segurança da região. A proposta é que o conjunto funcione de maneira integrada.
Projeto prioriza uso de materiais duráveis e conforto ambiental
De acordo com a secretária de Obras e Projetos Estruturantes, Menara Cavalcante, o projeto prioriza o uso de materiais duráveis, além de acessibilidade e conforto ambiental.
Segundo ela, a licitação da obra será lançada em breve e a expectativa é que o trabalho seja executado em 540 dias.
“Estamos na fase final do projeto executivo e, tão logo concluída essa etapa, vamos dar início ao processo licitatório. A expectativa é que, após a contratação da empresa responsável, a obra seja executada em um prazo de 540 dias”, explicou.