
Quase dois meses após a data marcada para abrir a cápsula do tempo de Linhares, os objetos que estavam dentro dela ainda não foram encontrados pela prefeitura da região Norte do Espírito Santo. Os itens, lacrados no ano de 2005, desapareceram na Linha Verde, no bairro Lagoa do Meio.
A abertura da cápsula iria ocorrer no dia 22 de agosto, como parte das celebrações pelos 225 anos de Linhares, mas foi adiada diante do desaparecimento. Os objetos estariam preservados pelos últimos 20 anos.
Durante a abertura, não foram encontrados os objetos, entre eles: cartas de estudantes e de cidadãos linharenses contando suas demandas para o Planejamento Estratégico do município para 20 anos e de jornais da época.
Diante do desaparecimento, conforme noticiado pelo Folha Vitória, as buscas seguiram até as 19h do dia 22, no encerramento do evento. A administração lamentou o ocorrido.
Desde a data, a reportagem está em contato com a administração municipal solicitando a informação sobre os itens. Nesta quarta-feira (12), a Secretaria de Comunicação da prefeitura informou que os objetos ainda não foram localizados.
Onde está a cápsula?
Segundo a prefeitura, em reportagem publicada no dia 28 de agosto, o monumento em alusão à Cidade das Águas, onde a cápsula do tempo foi erguida, foi retirado do local original para a construção de uma praça de skate e instalado em um novo local, na Linha Verde.
O órgão acredita que esse pode ter sido o motivo para o desaparecimento. A prefeitura informou que contacta as empresas responsáveis pelos projetos construídos na época para apurar mais informações.
O que é a cápsula do tempo de Linhares?
A cápsula do tempo de Linhares foi uma iniciativa criada em 2005 como parte do “Plano Estratégico de Linhares 2005-2025: Agenda 21”. O objetivo era preservar documentos que relatavam a realidade da época e o planejamento para as duas décadas seguintes.
A Agenda 21 estabeleceu diretrizes para o desenvolvimento do município, com foco no turismo e na economia local e buscava aproveitar os potenciais e promover o crescimento sustentável de Linhares.
Um dos idealizadores do projeto, o ex-vereador José Roberto Guasti, explicou que o plano foi finalizado com a publicação de um livro relatando a realidade do planejamento municipal à época e as estratégias que deveriam ser seguidas pelo poder público em diversas áreas.
O objetivo da Prefeitura de Linhares era abrir a cápsula 20 anos depois e conferir o que foi seguido do planejamento de 2005 e o que foi modificado no cenário atual.