Cotidiano

Objetos somem e abertura da cápsula do tempo de Linhares é adiada

Objetos lacrados há 20 anos sobre o planejamento estratégico de Linhares seriam abertos na sexta-feira (22), mas não foram encontrados

Leitura: 3 Minutos
Cápsula do Tempo de Linhares, lacrada há 20 anos, está localizada na Linha Verde. Foto: Divulgação/Prefeitura de Linhares
Cápsula do Tempo de Linhares, lacrada há 20 anos, está localizada na Linha Verde. Foto: Divulgação/Prefeitura de Linhares

Os objetos da cápsula do tempo de Linhares, lacrados em 2005 na Linha Verde, no bairro Lagoa do Meio, e que seriam abertos em 2025, sumiram. A abertura da cápsula estava marcada para a última sexta-feira (22) e precisou ser adiada.

A cápsula seria aberta em evento para o público às 16h de sexta-feira, como parte das celebrações pelos 225 anos da cidade de Linhares. Os objetos foram lacrados em 2005 e estariam preservados pelos últimos 20 anos.

No entanto, a Prefeitura de Linhares não encontrou os itens no local. As buscas seguiram até por volta das 19h, mas sem sucesso, quando as autoridades encerraram o evento. A administração lamentou o ocorrido e vai averiguar onde podem estar os objetos.

Dentro da cápsula do tempo estavam cartas de estudantes e de cidadãos linharenses contando suas demandas para o Planejamento Estratégico do município para os 20 anos seguintes, além de jornais da época e outros objetos.

Onde está a cápsula?

Segundo a prefeitura, o monumento em alusão à Cidade das Águas, onde a cápsula do tempo foi erguida, foi retirado de seu local original para a construção de uma praça de skate e instalado em um novo local, na Linha Verde.

O órgão acredita que esse pode ter sido o motivo para o desaparecimento. A prefeitura informou que faz contato com as empresas responsáveis pelos projetos construídos na época para apurar mais informações.

Em nota, a prefeitura disse estar muito empenhada em encontrar os objetos e fará uma força-tarefa com as equipes das secretarias de Obras e de Meio Ambiente, para a localização dos mesmos.

Uma nova data deve ser marcada para atualizar a população de Linhares sobre as buscas pela cápsula.

O que é a cápsula do tempo de Linhares

A cápsula do tempo de Linhares foi uma iniciativa criada em 2005 como parte do “Plano Estratégico de Linhares 2005-2025: Agenda 21”. O objetivo era preservar documentos que relatavam a realidade da época e o planejamento para as duas décadas seguintes.

A Agenda 21 estabeleceu diretrizes para o desenvolvimento do município, com foco no turismo e na economia local e buscava aproveitar os potenciais e promover o crescimento sustentável de Linhares.

Um dos idealizadores do projeto, o ex-vereador José Roberto Guasti, explicou que o plano foi finalizado com a publicação de um livro relatando a realidade do planejamento municipal à época e as estratégias que deveriam ser seguidas pelo poder público em diversas áreas.

O objetivo da Prefeitura de Linhares era abrir a cápsula 20 anos depois e conferir o que foi seguido do planejamento de 2005 e o que foi modificado no cenário atual.

*Texto sob a supervisão da editora Erika Santos

Enzo Bicalho, estagiário do Folha Vitória
Enzo Bicalho Assis*

Estagiário

Cursando Jornalismo na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Cursando Jornalismo na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).