
As obras de implantação de uma infraestrutura urbanística no Morro do Moreno, em Vila Velha, começam na próxima segunda-feira (17), após cerimônia de assinatura da ordem de serviço neste sábado (15).
Com a execução da obra, o acesso ao Morro do Moreno ficará interditado ao público a partir de segunda, para garantir a segurança dos frequentadores. A reabertura está prevista para o segundo semestre de 2026.
A cerimônia para a assinatura da ordem de serviço terá a presença do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, e o governador Renato Casagrande, neste sábado (15) às 8h, na Rua Anésio Alvarenga, na área do Exército, no Parque das Castanheiras.
A obra é uma parceria da Prefeitura de Vila Velha com o governo do Estado. O investimento chega a cerca de R$ 10 milhões e o projeto é coordenado pela Secretaria de Obras do município.
Morro do Moreno terá mirantes e estrutura para receber visitantes
O projeto contempla sete mirantes com vistas panorâmicas para a baía de Vitória, o Convento da Penha e a orla de Vila Velha. Entre eles, o Mirante Testa da Macaca, ponto tradicional de contemplação do pôr do sol.
A intervenção inclui a pavimentação de aproximadamente 730 metros da via principal de acesso ao topo, a construção de portaria, sanitários, sala administrativa, depósito, estacionamento e espaço voltado à educação ambiental.
O conjunto de edificações inclui ainda um receptivo na Rua Xavantes, com sala administrativa para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, setor destinado à operação de um futuro sistema funicular, sala de enfermaria, área de estar, bilheteria, sanitários públicos acessíveis, copa de apoio e iluminação pública em LED.
No topo, será construída uma cafeteria e área de apoio coberta, que servirão como estrutura de descanso e convivência.
Veja o vídeo do projeto
Segundo o prefeito Arnaldinho Borgo, a obra irá potencializar o turismo no local e transformar o Morro do Moreno em um espaço de preservação, beleza e estrutura.
As obras começaram em maio pela área da Rua João Joaquim da Mota, na Praia da Costa, fora dos limites da unidade de conservação. Essa etapa inicial incluiu a demolição de edificações antigas e a preparação do terreno.
De acordo com a secretária Menara Cavalcante, a empresa responsável já concluiu a montagem do canteiro, os serviços de sondagem e topografia, e os projetos executivos foram adequados às exigências do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Visita técnica ao Canal da Costa
Antes da solenidade no Morro do Moreno, o prefeito Arnaldinho Borgo e o governador Renato Casagrande farão, às 7h, uma visita técnica às obras de tamponamento e implantação do parque linear do Canal da Costa, na Avenida Castelo Branco, embaixo da Terceira Ponte.
Com 2,15 quilômetros de extensão e investimento de R$ 21,9 milhões, a intervenção prevê a cobertura do canal com galerias de concreto e a criação de um parque linear sobre a estrutura.
O novo espaço contará com quadras esportivas, pista de skate, academia ao ar livre, área pet, estacionamento e ciclovia, além de melhorar o escoamento das águas pluviais e reduzir pontos de alagamento na região.