Veja fotos e vídeos

Operação resgate: simulação de desastre tem salvamento e evacuação em Vila Velha

Moradores participaram de evacuação e atendimento durante treinamento que reuniu Defesa Civil, Bombeiros e Samu

Leitura: 2 Minutos
Exercício Simulado Jaburuna
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

O bairro Jaburuna, em Vila Velha, se transformou em um cenário de evacuação, resgate e salvamento durante um simulado de desastre natural, neste sábado (16), coordenado pela Defesa Civil Municipal.

Durante a manhã, foram encenadas duas situações: um escorregamento de massa e um rolamento de bloco com colapso de estrutura. As famílias deixaram suas casas em setores de risco e passaram por todas as etapas de um atendimento real, desde o cadastramento de vítimas até a chegada ao abrigo temporário.

Voluntários representaram feridos e até óbitos, simulados com bonecos em tamanho real, que foram atendidos pelo Samu. O Corpo de Bombeiros realizou operações de resgate, incluindo buscas com cães especializados.

No exercício, as duas vias de acesso à comunidade ficaram “bloqueadas” por escorregamento e rolamento de blocos. Para dar continuidade ao salvamento, foi acionado o Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer), que utilizou um helicóptero para transportar equipes e materiais até as áreas mais altas.

Veja trechos do simulado:

Cadastro e acolhimento

Após o resgate, os moradores eram cadastrados pela Defesa Civil e encaminhados ao ponto de abrigo. “Nosso objetivo número um é salvar vidas. Depois, acolher as pessoas e trabalhar para restabelecer a normalidade”, destacou o subsecretário de Proteção e Defesa Civil de Vila Velha, sargento EB-R1 Afonso Belenda Netto.

O simulado reuniu cerca de 100 profissionais de diferentes instituições, entre eles o Corpo de Bombeiros Militar, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec), o Samu 192 e a Guarda Municipal.

Veja fotos do simulado no bairro Jaburuna:

Maeli Rhayra, editora de entretenimento do Folha Vitória
Maeli Radis

Editora de Entretenimento e Cultura

Editora de Entretenimento e Cultura do Folha Vitória. Formada em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Editora de Entretenimento e Cultura do Folha Vitória. Formada em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Leiri Santana, repórter do Folha Vitória
Leiri Santana

Repórter

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especializada em Povos Indígenas.

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especializada em Povos Indígenas.