Cotidiano

Outdoors de cabeça para baixo intrigam motoristas na subida da Terceira Ponte

Os outdoors foram instalados na subida da Terceira Ponte, em Vila Velha, de cabeça para baixo e com QR Codes para serem escaneados

Outdoors de cabeça para baixo intrigam motoristas na subida da Terceira Ponte Outdoors de cabeça para baixo intrigam motoristas na subida da Terceira Ponte Outdoors de cabeça para baixo intrigam motoristas na subida da Terceira Ponte Outdoors de cabeça para baixo intrigam motoristas na subida da Terceira Ponte
Outdoors Vila Velha
Outdoors de cabeça para baixo em Vila Velha. Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Nas ruas e avenidas dos grandes centros, incluindo a Região Metropolitana de Vitória, é comum ter outdoors de divulgação de marcas e lojas, que, muitas vezes, acabam chamando a atenção de motoristas e pedestres que passam por essas áreas devido à criatividade de certos anúncios.

Mas uma cena tem intrigado motoristas e passageiros que passam diariamente pela Terceira Ponte, em Vila Velha. Dois outdoors de divulgação, de empresas diferentes, estão de cabeça para baixo na entrada da ponte, que liga Vila Velha a Vitória, além de terem um QR Code para ser escaneado.

Um dos outdoors possui somente uma pessoa com o QR Code, já no outro, o outdoor é completamente normal, mas, de cabeça para baixo.

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Uma imagem registrada pelo fotógrafo do Folha Vitória, Thiago Soares, mostrou a cena na subida da Terceira Ponte, que vem instigando a curiosidade dos motoristas e moradores da região.

Outdoors cabeça baixo
Outdoors de cabeça para baixo. Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Os anúncios chamaram a atenção por ser um tanto inusitado, mas, a dúvida que fica é: essa foi mais uma estratégia de marketing das empresas?

O Folha Vitória conversou com o professor de Publicidade e Propaganda da FAESA, Victor Mazzei, que explicou mais sobre essa estratégia de marketing escolhida pelas marcas dos outdoors de Vila Velha.

Mazzei explicou que a inversão dos outdoors, aliada ao uso de QR Codes, pode ou não aumentar a curiosidade das pessoas e incentivar mais escaneamentos.

“É importante alertar que os outdoors são mídias utilizadas quase que exclusivamente para a divulgação comercial. Nesse sentido, pode soar um pouco pretensioso exigir que a população que atravessa a ponte por ônibus, moto e carros, por exemplo, lembre quem é o anunciante e se interesse em saber mais sobre a empresa. Em síntese, trata-se de uma publicidade que, provavelmente, não interessa ao público que trafega por aquela via”, disse o professor.

A estratégia de inverter o outdoor também pode gerar dois lados de interesse para o público que vê aquela divulgação, podendo ser positivo ou negativo. O professor afirma que a ideia de colocar um QR Code, para ser escaneado por quem passa no local, pode causar um efeito pequeno.

O outdoor invertido pode até ser um recurso interessante se estiver alinhado a uma criatividade estratégica. Se a ideia pedir uma imagem invertida para fazer sentido, vale a pena usar o artifício. Porém, deixar de cabeça para baixo só pelo efeito causa uma repercussão momentânea, mas em poucos dias se torna ‘paisagem’, afirmou.

O professor de Publicidade e Propaganda também destacou que “erros propositais” em campanhas publicitárias podem gerar repercussão entre o público que passa por uma determinada área. Mas, alguns erros podem causar incômodo.

“O erro proposital se torna um recurso interessante se realmente estiver alinhado a uma proposta de diferenciação de uma marca. De qualquer forma, erros de digitação, de concordância, falta de alinhamento, entre outros, costumam causar incômodo a quem se depara com a peça”.

Atualmente, as redes sociais contribuem de maneira positiva ou negativa em todos os aspectos. No caso das campanhas publicitárias, isso acontece rotineiramente. O professor destacou que é necessária uma estratégia de marketing sólida para não ser esquecido rapidamente.

“Eu acho que é uma peça que causa um ‘buzz’ interessante, porém se não for seguida de uma estratégia de marketing sólida e que dê sustentação será apenas um flash, corre o risco de ser esquecida em pouco tempo. Obviamente, que os smartphones e as redes sociais ajudam na divulgação dessas ações, mas daí a despertar o interesse dos novos consumidores há um grande caminho”, destacou.

O local, em que os outdoors foram instalados, fica em uma área de bastante comércio, inclusive grandes shoppings. Para o professor, essa estratégia favorece os lojistas da região.

São mídias que favorecem a criatividade e se relacionam com os hábitos de consumo da população. Na minha perspectiva, as ações recentes na Terceira Ponte criam um espanto e tentam se tornar um trend, mas ficam só nesse primeiro impacto, sem se relacionar de forma profunda com quem trafega por ali, disse Victor Mazzei.

*Texto sob a supervisão da editora Erika Santos

Lucas Gaviorno, estagiário do Folha Vitória
Lucas Gaviorno *

Estagiário

Estagiário do Folha Vitória, graduando em Jornalismo, pela Faesa, e em Letras, pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

Estagiário do Folha Vitória, graduando em Jornalismo, pela Faesa, e em Letras, pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)