Médico Zeno Augusto viralizou com vídeo contando o caso. Foto: Reprodução/Redes sociais
Médico Zeno Augusto viralizou com vídeo contando o caso. Foto: Reprodução/Redes sociais

Um médico viralizou nas redes sociais com um desabafo sobre um atendimento a um paciente vegano que terminou na delegacia no último domingo (27), no Rio de Janeiro. O paciente, com uma fratura no punho, teria insistido em usar um gesso biodegradável.

O médico Zeno Augusto contou em um vídeo que estava de plantão quando o paciente procurou atendimento com uma “fratura simples” no punho. Segundo o profissional, após o raio-x constatar a fratura, o caso exigia apenas a colocação de um gesso e acompanhamento em ambulatório.

No entanto, alegando ser vegano, o paciente se recusou a usar o gesso tradicional, feito com gipsita (sulfato de cálcio) misturada com água e em volta de um material sintético ou algodão.

Esse cara toda hora olhando o técnico de imobilização preparando o gesso, aí vira pra mim: ‘Doutor, esse gesso é o tradicional?’ Expliquei que é o de sempre e perguntei se havia algum problema. Ele respondeu: ‘Eu não aceito, eu sou vegano’, disse o médico.

Os veganos não utilizam produtos de origem animal, o que não é o caso do gesso hospitalar. Segundo Zeno, o paciente exigia um gesso biodegradável, feito com milho, beterraba e cana de açúcar. O vegano afirmou ao médico que este tipo de gesso estava disponível no serviço público, mas o profissional desmentiu essa informação.

Na hora, eu achei que era pegadinha. Fiquei procurando a câmera escondida, porque não tem cabimento. Isso é um hospital público, não vai achar (gesso biodegradável), afirmou Zeno.

Médico fez boletim de ocorrência

O médico, conhecido por vídeos de “medicina com humor” nas redes sociais, relatou que já sabia desde o primeiro momento que o paciente iria causar problema. Ele já estava com o punho fraturado há quatro dias, mas só procurou atendimento no domingo, pois tinha uma festa no final de semana. “Já sabia, é sempre o mesmo perfil”, disse o profissional.

Após ouvir que não havia o gesso biodegradável, o paciente teria começado a gritar e chamou a polícia. Segundo o médico, o vegano teria dito que é um absurdo não ter gesso para “pessoas atípicas” e que isso era um desrespeito contra o “seu consciente”.

Zeno foi levado à delegacia e prestou um boletim de ocorrência. O policial, inclusive, chegou a perguntar se o gesso biodegradável realmente existia e o médico confirmou e respondeu com tom humorístico: “No Brasil, tem de tudo. Só não tem paz”.

Internautas reagiram com bom humor à postagem do médico. “A ‘skin’ dos problemáticos são sempre as mesmas”, comentou uma seguidora. “A casa dele deve ser feita com inhame e folhas de bananeira”, escreveu outro usuário.

Enzo Bicalho, estagiário do Folha Vitória
Enzo Bicalho Assis

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.