Cotidiano

Paciente vegano exige gesso biodegradável e médico vai parar na delegacia

Paciente se recusou a usar gesso tradicional, que contém materiais de origem animal, alegando ser vegano e chamou a polícia

Leitura: 3 Minutos
Médico Zeno Augusto viralizou com vídeo contando o caso. Foto: Reprodução/Redes sociais
Médico Zeno Augusto viralizou com vídeo contando o caso. Foto: Reprodução/Redes sociais

Um médico viralizou nas redes sociais com um desabafo sobre um atendimento a um paciente vegano que terminou na delegacia no último domingo (27), no Rio de Janeiro. O paciente, com uma fratura no punho, teria insistido em usar um gesso biodegradável.

O médico Zeno Augusto contou em um vídeo que estava de plantão quando o paciente procurou atendimento com uma “fratura simples” no punho. Segundo o profissional, após o raio-x constatar a fratura, o caso exigia apenas a colocação de um gesso e acompanhamento em ambulatório.

No entanto, alegando ser vegano, o paciente se recusou a usar o gesso tradicional, feito com gipsita (sulfato de cálcio) misturada com água e em volta de um material sintético ou algodão.

Esse cara toda hora olhando o técnico de imobilização preparando o gesso, aí vira pra mim: ‘Doutor, esse gesso é o tradicional?’ Expliquei que é o de sempre e perguntei se havia algum problema. Ele respondeu: ‘Eu não aceito, eu sou vegano’, disse o médico.

Os veganos não utilizam produtos de origem animal, o que não é o caso do gesso hospitalar. Segundo Zeno, o paciente exigia um gesso biodegradável, feito com milho, beterraba e cana de açúcar. O vegano afirmou ao médico que este tipo de gesso estava disponível no serviço público, mas o profissional desmentiu essa informação.

Na hora, eu achei que era pegadinha. Fiquei procurando a câmera escondida, porque não tem cabimento. Isso é um hospital público, não vai achar (gesso biodegradável), afirmou Zeno.

Médico fez boletim de ocorrência

O médico, conhecido por vídeos de “medicina com humor” nas redes sociais, relatou que já sabia desde o primeiro momento que o paciente iria causar problema. Ele já estava com o punho fraturado há quatro dias, mas só procurou atendimento no domingo, pois tinha uma festa no final de semana. “Já sabia, é sempre o mesmo perfil”, disse o profissional.

Após ouvir que não havia o gesso biodegradável, o paciente teria começado a gritar e chamou a polícia. Segundo o médico, o vegano teria dito que é um absurdo não ter gesso para “pessoas atípicas” e que isso era um desrespeito contra o “seu consciente”.

Zeno foi levado à delegacia e prestou um boletim de ocorrência. O policial, inclusive, chegou a perguntar se o gesso biodegradável realmente existia e o médico confirmou e respondeu com tom humorístico: “No Brasil, tem de tudo. Só não tem paz”.

Internautas reagiram com bom humor à postagem do médico. “A ‘skin’ dos problemáticos são sempre as mesmas”, comentou uma seguidora. “A casa dele deve ser feita com inhame e folhas de bananeira”, escreveu outro usuário.

Enzo Bicalho, estagiário do Folha Vitória
Enzo Bicalho Assis*

Estagiário

Cursando Jornalismo na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Cursando Jornalismo na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).