Um bebê de 1 ano e 8 meses foi salvo na tarde do último sábado (11) após engasgar com uma tampinha de garrafa em casa, no Bairro das Laranjeiras, na Grande Jacaraípe na Serra. A ação rápida da Polícia Militar e de vizinhos foi crucial para salvar a vida da criança.
O menino segue em observação no Pronto Socorro Milena Gotardi, no Hospital Infantil de Vitória, mas passa bem.
Eduardo Ferreira Alves, pai de João Marcelo, relatou o susto vivido pela família.
Meu filho estava com a minha esposa, comendo, quando pegou uma tampinha e colocou na boca. Sorte que um rapaz que mora na frente viu a situação e ajudou. Um vizinho colocou meu menino no carro e seguiu para o hospital. No caminho, encontrou a viatura do sargento Sérgio, que agiu rapidamente.”
Eduardo Ferreira Alves, pai de João Marcelo
CONFIRA O VÍDEO:
Eduardo relatou o momento de pânico:
“Ele desmaiou, ficou desacordado. O soldado Procópio fez a manobra de desengasgo dentro da viatura e, graças a Deus, meu filho voltou a respirar. Se não fossem esses policiais, hoje seria um enterro. Só quem é pai sabe o que se sente”.
O sargento Sérgio Pereira de Oliveira, que coordenou o socorro, contou que estava em patrulhamento na região quando ouviu pelo rádio que uma criança estava sendo socorrida com engasgo na Avenida Guarani.
Ao chegar ao local, o sargento se deparou com alunos soldados já realizando manobras de desengasgo na criança.
“Estávamos em patrulhamento no Bairro das Laranjeiras quando recebemos o chamado via rádio. Chegando ao local, encontramos a criança sem respirar, com a pele azulada. Pegamos o menino no colo e realizamos manobras de desengasgo para manter a respiração. Vimos que a situação era grave, então o levamos rapidamente para a UPA de Castelândia”.
Manobra foi repetida várias vezes
Durante o trajeto, a equipe precisou repetir diversas vezes as manobras. “Cada segundo era crucial. Graças à experiência da equipe e à habilidade do motorista, conseguimos chegar com segurança e garantir que ele recebesse atendimento médico imediato”, acrescentou o sargento.
Na UPA, os médicos não conseguiram retirar a tampinha de imediato, então a criança foi transferida para o Hospital Infantil Milena Gotardi. Segundo a família, ele segue sob observação devido a machucados na garganta, mas está desperto e reagindo bem.
Eduardo Ferreira Alves destacou a emoção de ver o filho se recuperando. “Cheguei lá e ele me viu, deitou no meu braço e disse ‘papai’. É impossível descrever o alívio. A vida do meu filho vale tudo, e só tenho a agradecer a Deus e aos policiais que salvaram ele”, disse o pai.
*Texto sob a supervisão da editora Erika Santos, com informações da repórter Gabriela Valdetaro, da TV Vitória, Record