
Passageiros do Aeroporto de Vitória enfrentaram atrasos e cancelamentos de voos nesta quinta-feira (6). A situação foi causada por uma instabilidade global no sistema de distribuição SABRE, utilizado por diversas companhias do mundo para realizar check-ins e gerenciar voos.
Em Vitória, um voo da Companhia Aérea Gol, com destino a São Paulo, por exemplo, teve um atraso de mais de uma hora. Segundo relato de um dos passageiros ao Folha Vitória, o comandante da aeronave chegou a dizer que “o sistema da Gol caiu no Brasil inteiro”.
Ainda de acordo com o passageiro, um empresário moradora da Serra, que não quis se identificar, o piloto relatou que todas as documentações de voo, como peso da aeronave, passageiros e combustível, estavam sendo feitas manualmente. A aeronave partiria às 12h15, mas só levantou voo às 13h15.
“Estamos trancados dentro do avião há quase uma hora. O piloto avisou que foi uma pane geral e todos os passageiros estão aguardando para ver o que vai acontecer”, disse o empresário.
Atrasos em aeroportos pelo país
Muitos atrasos e filas também foram registrados em vários aeroportos do país. No Galeão e no Santos Dumont, no Rio de Janeiro, por exemplo, passageiros enfrentaram longas esperas no atendimento. Houve atrasos nos voos domésticos e também internacionais.
O sistema SABRE só foi restabelecido por volta das 12h30, segundo a Gol.
O que dizem as companhias aéreas
A Gol informou que suas equipes estão atuando em todos os aeroportos para minimizar os impactos e prestar apoio aos clientes e que o problema estava alheio ao controle da companhia.
Todos os clientes impactados por cancelamentos e atrasos estão recebendo as tratativas previstas pela resolução 400 da ANAC. Para informações atualizadas sobre voos, orientamos consultar os canais oficiais da GOL ou as comunicações exibidas nas salas de embarque dos aeroportos
Gol, em nota
Já a Azul informou que não utiliza o sistema SABRE e, por isso, as operações não sofreram nenhum impacto.
A Latam Airlines Brasil informou que está apurando o corrido.