7 mil crianças e adolescentes em vulnerabilidade no ES escreveram pedidos ao Papai Noel e aguardam presentes. Foto: Kayo Souza/MCom
7 mil crianças e adolescentes em vulnerabilidade no ES escreveram pedidos ao Papai Noel e aguardam presentes. Foto: Kayo Souza/MCom

A campanha Papai Noel dos Correios deste ano tem cerca de 7 mil crianças do Espírito Santo participantes e as cartinhas delas já estão disponíveis para “adoção” nas agências participantes, na loja da campanha no Shopping Vitória e no Blog Noel.

O lançamento oficial da campanha a nível nacional foi na última sexta-feira (07), em Brasília, mas no Estado será nesta terça-feira (11), às 8h, em um centro municipal de educação infantil de Cariacica, com cerca de 180 alunos de 2 a 6 anos.

As crianças vão assistir à apresentação especial da “Carteira Mágica” e entregar suas cartinhas nas mãos do Papai Noel.

A campanha dos Correios é tradição e uma das maiores ações natalinas do país. Faltando pouco mais de um mês para o Natal, crianças escreveram suas cartinhas para o Papai Noel com os pedidos e aguardam ansiosos pelos presentes na época festiva.

No Espírito Santo, cerca de 7 mil crianças em situação de vulnerabilidade social e matriculadas até o 5º ano em 99 escolas públicas cadastradas estão participando, assim como crianças e adolescentes de seis abrigos do Estado. Ao todo, 58 municípios capixabas serão contemplados.

Como funciona o Papai Noel dos Correios

Os professores desenvolvem com os alunos um projeto pedagógico em sala de aula. Na primeira etapa, são disseminados os valores natalinos, como bondade, solidariedade, respeito e companheirismo.

Em seguida, os educadores ensinam a produzir uma carta, que é endereçada para o Papai Noel. As crianças contam suas histórias e fazem o pedido ao Bom Velhinho. Por fim, é hora da garotada decorar a cartinha com lindos trabalhos de educação artística.

Os pedidos das crianças incluem presentes dos mais variados, desde brinquedos, como bolas e bonecas, até outros itens, como roupas, calçados e material escolar. A campanha existe há 36 anos no Brasil, sendo realizada em cooperação entre a sociedade e os órgãos públicos.

Como adotar uma cartinha do Papai Noel dos Correios?

Para escolher cartinhas e adotar, basta se dirigir a uma unidade participante da ação ou acessar o blog da campanha. Na página, é preciso clicar em “Adoção On-line” e seguir os passos. Será necessário escolher a localidade para visualizar as cartinhas disponíveis em cada município.

Os Correios não distribuem cartas para adoção diretamente à população, em suas residências. As cartinhas do Papai Noel dos Correios ficam disponíveis apenas nos locais indicados no blog.

Para que haja acompanhamento das adoções e das entregas dos presentes, é necessário que os padrinhos cadastrem o CPF ou CNPJ.

No Espírito Santo, o prazo para adoção e entrega dos presentes é de 3 a 28 de novembro. A campanha ressalta que a adoção é um ato voluntário, mas após a adoção realizada passa a ser um compromisso assumido com uma criança neste Natal.

Como entregar os presentes?

A entrega dos presentes deve ser feita presencialmente, no ponto de entrega mais próximo da localidade indicada no blog ou na agência onde a cartinha foi retirada. Os presentes precisam estar identificados com as informações da cartinha e devem ser entregues até o dia 28 de novembro.

Uma vez que os presentes são entregues no local indicado, a entrega para a criança é realizada pelos Correios em todo o Brasil. Não há custos de envio para os padrinhos, basta entregar os presentes bem embalados no ponto de entrega.

Enzo Bicalho, estagiário do Folha Vitória
Enzo Bicalho Assis

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.