Aeroporto de Vitória

Passageiros relatam perrengue após apagão em torre de controle: “24 horas no aeroporto”

Passageiros enfrentaram dificuldades com hospedagem, transporte e alimentação após terem seus voos cancelados

Pane elétrica aeroporto
Fotos: Thiago Soares

Após 48 voos serem afetados, na última segunda-feira (07), por uma pane elétrica na torre de controle do Aeroporto de Vitória, centenas de passageiros prontos para embarcar precisaram desmarcar compromissos e atrasar a volta para casa.

Ao receberem a notícia do cancelamento oficial dos voos, a alimentação, transporte e acomodações passaram a ser a preocupação principal para os passageiros.

A segurança de transporte de malote, Dalila Silva de Souza, veio a Vitória a trabalho e voltaria para Brasília na noite de segunda-feira. Segundo ela, o embarque dos passageiros foi feito normalmente, até serem avisados do cancelamento do voo.

O comandante falou que deu um problema, devido ao apagão, mas que logo iria se resolver e ele estava esperando. Ele fez a gente ficar uma hora e meia dentro do avião”, contou.

Após serem encaminhados para fora da aeronave, os passageiros esperaram um novo horário de embarque, recebendo um voucher de alimentação às 22h, no valor de R$ 55,00. Somente após este horário, foram avisados do cancelamento oficial dos voos.

Cheguei aqui, mais de 600 pessoas, porque foram praticamente oito voos cancelados. Muito idoso, muita criança, muita gente fazendo bagunça e, como eu não tenho problema algum, fiquei esperando na fila. Quando chegou a minha vez, simplesmente me falaram que não tinha mais hotel, que não podiam fazer nada por mim. A única coisa que podiam fazer era me dar um vale-presente de 55 dólares, que dá trezentos e poucos reais, que eu teria que pagar um hotel do meu bolso e que esse vale-presente iria ser depositado na minha conta daqui a três ou quatro dias.

Dalila afirma ter sido uma das poucas pessoas que ficaram dentro do aeroporto e que não teria recebido suporte por parte do local.

Apesar de inicialmente ter um voo direto para Brasília, com o reagendamento, Dalila precisará fazer uma conexão, com previsão de chegada no seu destino às 22h desta terça (08).“Eu estou mais de 24 horas acordada”, desabafou. Confira a entrevista completa:

“Eu mesmo paguei o hotel”, conta chef de cozinha

O morador de São Paulo e chefe de cozinha, Joel Rodrigues, veio para realizar um serviço e visitar familiares no estado. Ao ter seu voo de volta cancelado, Joel precisou se hospedar em um hotel na Serra, a 16 km do aeroporto.

O hotel foi pago com a minha conta, estou com a nota fiscal aqui se for preciso, […] espero ser reembolsado, porque perder R$ 217,00 assim… Só tinha R$ 220,00 na carteira.

Ainda segundo ele, a comida fornecida aos passageiros foi um misto quente no jantar e uma marmita de salgados para o almoço. “É uma vergonha, falaram que não havia comida para comer, então deram isso aqui (marmita de salgados) no valor de R$ 120,00.”

Já André Luiz Santana viajava com a família, incluindo uma criança de colo, de volta para o Rio de Janeiro, quando teve o seu voo de segunda-feira cancelado. Ainda na segunda, o voo foi remarcado para a manhã desta terça-feira, às 8h50, entretanto, por volta de 1h da manhã, receberam um e-mail com um novo cancelamento.

“Se minha esposa não tivesse acordado e visto o e-mail, nós íamos chegar no aeroporto à toa”, afirmou ele.

Segundo André, ele e sua família precisaram voltar para o aeroporto porque a companhia não notificou o hotel sobre uma possível renovação da hospedagem.

Quando chegamos aqui para perguntar sobre a questão de renovação, eles simplesmente falaram que não teria nada a ser feito e que nós teríamos que arcar com as despesas do dia de hoje.

Segundo ele, a companhia liberou um voucher para o transporte e para o hotel, mas ele e sua família precisaram procurar por lugares para se hospedarem.

A falta de energia na torre de controle do Aeroporto de Vitória provocou um verdadeiro “caos aéreo” na noite desta segunda-feira (7). Ao menos 48 voos foram afetados, entre pousos e decolagens. Ainda não há informação sobre a causa do pico de energia.

Em nota, a EDP explicou que não há ocorrência na rede elétrica da distribuidora, e acrescentou que a instalação interna é de responsabilidade do cliente.

A Latam e a Azul retomaram os voos nesta terça-feira (08), entretanto a Gol cancelou voos com partida e desembarque na capital do Estado até as 18h.

Em nota, a Gol informou que todos os passageiros impactados estão sendo assistidos com base na resolução n° 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e há a possibilidade de reacomodação em voos de reforços ou em voos de companhias parceiras.

Confira na íntegra o posicionamento das companhias aéreas

Procuradas pela Redação do Folha Vitória, a Gol e a Latam disseram estar oferecendo todo o suporte aos passageiros afetados. Confira as notas enviadas pelas companhias.

Gol

“A GOL informa que, devido a um pico de energia que afetou o funcionamento dos equipamentos na torre de controle do Aeroporto de Vitória (VIX) na segunda-feira (07), todos os voos com origem ou destino em Vitória (VIX) programados até as 17h desta terça-feira (08) precisaram ser cancelados.

Todos os Clientes impactados estão recebendo as facilidades previstas pela resolução 400 da ANAC conforme as necessidades, como alimentação e hospedagem, e com possibilidade de reacomodação no voo extra com previsão para decolar às 17h20 desta terça-feira (08), além de reacomodação em voos reforços da GOL ou de companhias parceiras.

A GOL ressalta que todas as medidas adotadas têm como prioridade a Segurança, seu principal valor.”

Latam Airlines

A LATAM Airlines Brasil informa que as suas operações de/para o Aeroporto de Vitória, previstas para ocorrer a partir das 9h desta terça-feira (08/04), estão normalizadas, sem previsão de atrasos ou cancelamentos de voos.

A companhia esclarece ainda que, em decorrência da falta de energia elétrica ocorrida ontem (07), alguns voos com destino ou origem na capital capixaba, previstos para decolar antes das 9h de hoje (08), foram cancelados. A LATAM está oferecendo toda a assistência necessária aos clientes impactados, que serão reacomodados em outros voos da companhia entre hoje e amanhã (09/04).

Por fim, a LATAM lamenta o ocorrido e reitera que adota todas as medidas técnicas e operacionais de segurança para garantir uma viagem segura a todos.”

Como remarcar voos cancelados?

Os passageiros que tiveram os voos cancelados por conta do apagão no Aeroporto de Vitória poderão remarcar o embarque. Segundo informaram as companhias aéreas que operam na Capital capixaba, os passageiros poderão remarcar os voos, conforme garante a Resolução 400 da Anac.

Para remarcar os voos cancelados, os passageiros são orientados a entrar em contato com as companhias, preferencialmente pelos canais digitais, como site e aplicativo, ou pelo telefone.