
O empresário Maikel Araújo dos Santos, criador do “Macakids”, e o piloto de lancha Ronald Menezes precisaram racionar água e comer peixe cru para sobreviver ao período em que permaneceram à deriva em alto-mar por três dias.
Os dois foram quem contaram a história ao serem resgatados pela tripulação do navio mercante Santos Supplier, no fim da tarde desta terça-feira (30). Maikel e Ronald foram encontrados a quase quatro quilômetros da terra firme.
Em pronunciamento oficial, o tenente-coronel Cristiano Malacarne, do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, relatou que as informações foram repassadas pelo piloto do Santos Supplier, que confirmou a história do empresário e do piloto da lancha.
Conversamos com o piloto do Santos Supplier por telefone. Ele estava iniciando as manobras para retornar à plataforma, quando o piloto da embarcação avistou os dois tripulantes de uma embarcação pequena pedindo socorro. Eles conseguiram ir lá. Eles tinham um suprimento de água, relataram que regraram a água que tinham e comeram peixe cru, os que peixes que haviam pescado.
Tenente-coronel Cristiano Malacarne
Na embarcação, os dois receberam comida e água, além de roupas da tripulação. Maikel e Ronald apresentavam desidratação, mas estavam bem fisicamente.
O empresário e o piloto da lancha seguem na embarcação em direção ao Porto Açu, em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. Ao chegarem ao local, serão levados à terra firme por uma lancha menor.
Uma viatura do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo foi enviada de Cachoeiro de Itapemirim até Campos, onde receberá o empresário e o piloto da lancha.
Eles receberão atendimento médico e, segundo o tenente-coronel dos Bombeiros, devem voltar ao Espírito Santo ainda durante a noite desta terça-feira.
Lancha apresentou pane elétrica
Maikel e Ronald desapareceram após saírem para uma pescaria subaquática em Ubu, Anchieta, litoral Sul do Espírito Santo, no último domingo (28).
De acordo com o tenente-coronel, já à bordo do Santos Supplier, os dois relataram que teriam ficado à deriva após uma pane elétrica na lancha em que ambos estavam.
O relato deles é de que houve uma pane elétrica na embarcação, o que causou a deriva, e as forças do vento e do mar os levaram para longe.
Tenente-coronel Cristiano Malacarne
Mãe comemora a notícia: “Meu filho está vivo!”
Ao receber a notícia do resgate, a mãe do empresário, Regina Andrea, comemorou pelas redes sociais.
“Gente, meu filho está vivo! O Maikel está vivo! Meu marido ligou agora que ele tá vindo, tá em Campos, tá vindo no rebocador. Depois eu falo mais, gente. Meu Deus, como eu estou feliz. Gente, obrigado a vocês que oraram. Sou muito grata a vocês, todos que oraram, gente. Vocês que amam, vocês que torceram. Muito obrigada, muito obrigada”, celebrou.
Veja vídeo da mãe do criador do Macakids:
Outro que também celebrou o resgate foi o tio de Mikael, Fabiano Gaudio.
“Meu sobrinho está vivo! Ligou para o pai em Campos. Tá vivo! Ronald está junto, os dois foram encontrados com vida. Graças a Deus. Obrigado a todo mundo”, disse Fabiano.
Confira o vídeo abaixo:
Buscas começaram na segunda-feira
Maikel e Ronald desapareceram após irem para alto-mar na direção da Praia de Ubu. As buscas começaram na segunda-feira (29) e foram retomadas nesta terça-feira (30), com auxílio de helicóptero do Notaer e até avião da FAB.
O que é “MacaKids”?
“MacaKids” é uma história em quadrinhos sobre macaquinhos que vivem numa ilha. Composta pelos personagens Caco, Drika, Kinho e Kinha, a turma valoriza a família, sustentabilidade, a educação ambiental e músicas. Os personagens viraram bonecos e fazem shows em cidades ao redor do Espírito Santo.