Buracos na Avenida Norte-Sul, na Serra. Fotos: Elisa Rangel/Folha Vitória.
Buracos na Avenida Norte-Sul, na Serra. Fotos: Elisa Rangel/Folha Vitória.

Motoristas que trafegam pela Avenida Norte-Sul, em trechos que cortam a cidade da Serra, têm passado sufoco com a quantidade de buracos na via. As falhas no asfalto aumentam os riscos de acidentes, especialmente em dias de chuva, como os registrados em janeiro.

Reclamações recebidas pela reportagem do Folha Vitória apontam que os problemas na avenida estão, por exemplo, perto da entrada do bairro Colina de Laranjeiras, no sentido Serra-Vitória, e perto da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Carapina e do Terminal de Carapina, em ambos sentidos.

Um dos buracos que chama a atenção pela profundidade está a cerca de 100 metros da UPA. Pela imagem, é possível ver que há um bueiro dentro do buraco.

Buraco na Avenida Norte-Sul, na Serra, próximo à Upa de Carapina. Foto: Elisa Rangel/Folha Vitória.

A reportagem acompanhou o tráfego de veículos no trecho por cerca de 20 minutos e flagrou vários motoristas e até motociclistas passando por cima do buraco e também desviando dele.

Em um dos flagrantes, um ônibus do Transcol, que havia saído do Terminal de Carapina, passou pelo buraco porque não conseguiu mudar de faixa, já que havia um carro transitando ao lado no mesmo momento.

Um motorista que trabalha na região disse que a cratera já é “velha conhecida” dos motoristas e que vários já tiveram problemas nos veículos por causa do buraco, que chega a ter cerca de 20 centímetros de profundidade.

“Esse buraco está aqui há bastante tempo. É remendo em cima de bueiro e a profundidade é muito grande. Se o carro ou uma moto passar por cima, a chance de furar o pneu ou estragar a suspensão é grande, fora o risco de acidente”, disse o motorista, que preferiu não ter o nome publicado.

Médica conta que carro caiu em buracos várias vezes

A médica Suaramaya Batista de Castro Barbosa, que mora em Colina de Laranjeiras e trabalha em Vitória, passa pela avenida todos os dias. Ela contou que seu carro já caiu em buracos diversas vezes, mas, felizmente, não sofreu acidentes nem teve pneus danificados.

Buraco na Avenida Norte-Sul, na entrada de Colina de Laranjeiras, no sentido Serra-Vitória. Foto: Elisa Rangel/Folha Vitória

“A gente desce o morro de Colina e passa em frente à Avenida Carolina, que já é o início da Norte-Sul. Ali já está tudo esburacado. É um local que quando chove acumula água. Você nem vê que tem buraco, porque ali se forma uma poça de água no lugar, devido à descida com buracos. Fica péssimo”, relata a médica.

Ao desviar dos buracos, o reflexo muitas vezes é trânsito lento e até risco de acidentes. “Prejudica o andamento do trânsito, porque às vezes você faz desvios perigosos para sair dos buracos. Você quer mudar de pista quando tem buraco com a poça de água, e isso pode causar um acidente”, disse.

O que diz a Prefeitura da Serra

Responsável pela manutenção nesse trecho da Avenida Norte-Sul, a Prefeitura da Serra respondeu à reportagem que a Secretaria Municipal de Serviços enviará uma equipe ao local para avaliar a situação e adotar as providências necessárias.

Patricia Maciel

Repórter

Jornalista formada em 2011, com experiência nas principais empresas de comunicação do Espírito Santo. Também atuou como assessora de comunicação e social media.

Jornalista formada em 2011, com experiência nas principais empresas de comunicação do Espírito Santo. Também atuou como assessora de comunicação e social media.