Com o olhar voltado para o futuro e os pés firmes em sua trajetória histórica, o Espírito Santo entrega o Plano ES 500 Anos, um planejamento de longo prazo que visa redesenhar os caminhos do desenvolvimento do estado, com horizonte no ano de 2035. A iniciativa é um marco estratégico que integra inovação, diversidade, sustentabilidade e prosperidade, guiada por um robusto processo de escuta e construção coletiva. A entrega oficial acontece nesta quinta-feira, dia 3 de julho, às 14h30, no Cais das Artes, em Vitória. O projeto nasce do compromisso com uma nova visão de futuro para o Espírito Santo, construída com a participação ativa de diversos setores da sociedade.
Mais de 1.700 pessoas contribuíram diretamente para a formulação do plano – Ao longo de 2024, foram realizadas oficinas regionais em 10 microrregiões capixabas, 34 oficinas temáticas, um evento específico sobre Tecnologias Emergentes e mais de 120 entrevistas com especialistas de diferentes áreas. No total, mais de 1.700 pessoas contribuíram diretamente para a formulação do plano, representando mais de 230 instituições, órgãos públicos e empresas. Essa é uma iniciativa do ES em Ação, em parceria com o Governo do Espírito Santo, que conta com o convênio da Petrobras. A metodologia utilizada no Plano ES 500 Anos foi desenvolvida pela consultoria Symnetics, ( foto abaixo) baseada em uma abordagem orientada por missões. Esse modelo coloca os desafios sociais no centro do planejamento e define metas claras e prazos específicos para sua superação, promovendo ações coordenadas entre diferentes atores da sociedade.
Engajamento digital e colaborativo – Outro destaque da iniciativa é a Comunidade ES 500, uma plataforma digital e interativa que reúne atualmente mais de 220 integrantes. Esse ambiente tem o objetivo de envolver a população capixaba no processo de desenvolvimento do estado, permitindo que cidadãos proponham ideias, participem de debates e acompanhem decisões. A plataforma oferece ferramentas como consultas públicas, processos colaborativos de criação e fóruns de deliberação coletiva. Também estão previstos fóruns de debate, laboratórios de inovação e encontros periódicos para avaliação das propostas apresentadas.
O documento estará disponível e foi desenvolvido com premissas bem estruturadas – Nailson Dalla Bernadina, (foto) presidente do Espírito Santo em Ação, explica que o plano simboliza o compromisso com o futuro do estado, baseado em diálogo aberto com diferentes setores. “O documento estará disponível para todos a partir do dia 3 de julho. Ele foi desenvolvido com premissas bem estruturadas, mas, considerando a natureza dinâmica do nosso contexto, sabemos que uma governança forte exige diálogo constante. Para isso, contamos com o apoio da Comunidade ES500″, afirma. Álvaro Duboc, (foto) secretário estadual de Planejamento e Economia, destaca que o grande diferencial deste planejamento de longo prazo é a participação social: “Este não é um plano de governo, e sim um plano de Estado, construído em parceria com a sociedade.”
Governança e compromisso com o futuro – Instituída pela Lei 12.375/2025, a governança do ES 500 é composta por instâncias integradas, complementares e representativas. Sua estrutura organizacional está distribuída em funções consultivas, deliberativas e executivas, o que fortalece o diálogo entre os setores público, privado, academia e sociedade civil em todas as regiões do Espírito Santo, funcionando como uma plataforma de atuação para lideranças comprometidas com a transformação do Estado. Além disso, o plano é estruturado com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), reforçando a conexão do Espírito Santo com a agenda global de desenvolvimento.
Programação da entrega do Plano ES 500 – O evento de entrega do Plano ES 500 Anos tem início às 14h30, com credenciamento e um coffee de boas-vindas, acompanhado de uma apresentação especial da Orquestra Camerata Sesi. Além do lançamento do Plano, haverá a posse dos membros fixos do Conselho de Liderança do Plano ES 500 Anos, formada por representantes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), da Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP) e do Espírito Santo em Ação. Também será anunciado o Chamamento Público, conforme a Lei 12.375/2025.
A cerimônia contará ainda com a participação de Jorge Gerdau ( foto ) – uma das vozes mais respeitadas do empresariado brasileiro, como palestrante no painel “Caminhos para uma governança mais inovadora, competitiva e sustentável”. Atualmente, é presidente do conselho do Movimento Brasil Competitivo (MBC) e membro da família do bloco de controle da Gerdau. Com mais de 70 anos dedicados à Companhia Gerdau, ele se destacou pela condução de uma gestão estratégica industrial e pela atuação em projetos voltados à modernização do setor público e à responsabilidade socioambiental. As vagas são limitadas. Inscreva-se e confira a programação completa: https://bit.ly/sympla_lacamento_es500anos
Feira dos Municípios 2025 – a celebração da cultura capixaba – De 3 a 6 de julho, no Pavilhão de Carapina, a Feira dos Municípios 2025 oferecerá aos visitantes um contato direto com a tradição local por meio do Stand dos Mestres Artesãos. O espaço reunirá artesãos capixabas que preservam saberes tradicionais e apresentam suas técnicas, histórias e criações únicas. No stand, o público poderá acompanhar a produção artesanal em tempo real, conhecer os materiais usados e ouvir relatos dos mestres sobre suas trajetórias dedicadas à arte manual com identidade capixaba. Entre as expressões presentes estarão as flores feitas com escamas de peixe, casacas e tambores do congo, além das tradicionais panelas de barro das Paneleiras de Goiabeiras. Além de vivenciar a cultura, os visitantes terão a oportunidade de adquirir as peças diretamente dos artesãos, apoiando a valorização do artesanato local e a preservação dessas tradições.
Camicado investe R$ 6 milhões em novo conceito de loja no Shopping Vitória – A Camicado, maior varejista brasileira de artigos para casa e decoração, reinaugura a loja do Shopping Vitória, na quinta-feira passada, dia 26 de junho. Com um investimento de R$ 6 milhões, o novo espaço, com 900m², reflete os principais ambientes do lar e cria uma atmosfera acolhedora, funcional e cheia de estilo. A loja convida os clientes a se reconectarem com o prazer de estar em casa, valorizando os detalhes que transformam o cotidiano em momentos únicos. “Vitória é uma cidade muito especial para a Camicado. Estamos presentes no Espírito Santo desde 2011 e temos uma conexão forte com o público do estado, que valoriza o bem-estar e o estilo de vida que a marca representa. Queremos cada vez mais fortalecer a nossa presença no mercado capixaba, e transformar os espaços em fontes de inspiração, refletindo o que há de mais atual em decoração, funcionalidade e conforto”, afirma Natan Anaf, diretor da Camicado.
Nova loja e novo conceito – A unidade do Shopping Vitória é a primeira do país a oferecer ao público a experiência do novo conceito das lojas da marca. Ele organiza uma jornada de compra de forma mais intuitiva para que o cliente possa visualizar como cada produto se encaixa em sua rotina e estilo de vida, unindo os dois pilares fundamentais da estratégia da Camicado: a modernização do espaço físico e a integração com os canais digitais. Sendo assim, a loja se transforma em um verdadeiro ponto de experiência, um ambiente onde o cliente pode explorar, se inspirar e encontrar soluções completas para transformar sua casa. A disposição dos produtos foi pensada para facilitar a navegação e estimular a criatividade. “Acreditamos que a casa é uma extensão do que somos. Por isso, queremos que cada visita a Camicado seja uma oportunidade de se reconectar com o lar e descobrir novas formas de torná-lo ainda mais especial”, completa Anaf.
AlmapBBDO anuncia Rafaela Alves como nova COO da agência – A AlmapBBDO anuncia Rafaela Alves como sua nova Chief Operations Officer (COO). Desde 2021 à frente das áreas de mídia e dados, Rafaela amplia agora sua atuação de forma transversal, passando a liderar também a visão estratégica do negócio e a coordenação das operações. Além de seguir comandando as frentes de mídia, dados, martech e retail, ela incorpora ao seu escopo o olhar integrado sobre processos, tecnologia e excelência na execução dos projetos. “Essa promoção é o reconhecimento de uma trajetória sólida, de alguém que está sempre buscando integrar a estratégia de comunicação de forma ampliada e conectada ao negócio. A Rafa tem um olhar muito potente para a construção coletiva, uma liderança natural na gestão de pessoas e uma escuta ativa que transforma relações em caminhos. Sua presença na operação como um todo nos fortalece e amplia nossa capacidade de entregar excelência de ponta a ponta”, afirma Filipe Bartholomeu, presidente e CEO da AlmapBBDO.
Executiva amplia escopo e passa a liderar transversalmente operações, com foco em estratégia, negócios e tecnologia – Recentemente reconhecida como uma das “Women to Watch” no Brasil, Rafaela foi responsável por estruturar uma operação integrada de mídia e dados na Almap, conduzindo estratégias multiplataforma alinhadas a uma abordagem multicanal e orientada por resultados. Sua promoção reforça o compromisso da agência em alinhar criatividade, tecnologia e negócio em um cenário cada vez mais dinâmico e desafiador. “Assumir esse novo papel dentro da Almap é motivo de muito orgulho e entusiasmo. Acredito na potência da colaboração e da visão integrada para impulsionar resultados. A comunicação precisa estar cada vez mais conectada com o negócio e com as pessoas; e é esse caminho que sigo trilhando com o time incrível que temos aqui”, afirma Rafaela Alves.
Conhecendo Rafaela Alves – Com mais de 25 anos de experiência no mercado, quatro deles na AlmapBBDO, Rafaela construiu uma carreira marcante em grandes empresas. Foi diretora executiva de Mídia e Comunicações Integradas da L’Oréal, com foco na transformação digital do negócio, e liderou iniciativas estratégicas em companhias como Claro, TIM e Gol Linhas Aéreas, participando inclusive do lançamento da marca TIM no Brasil. Formada em comunicação pela UniBH, em Belo Horizonte, tem ainda um Master Business Excellence no MIT, construindo uma visão transversal da comunicação. Sua capacidade de conectar estratégia, dados, tecnologia e operação com uma visão de negócios clara e pragmática é um dos pilares da sua liderança.
Propeg lança campanha da Prefeitura de São Paulo com visibilidade para ações ambientais – A cidade de São Paulo está passando por um dos maiores ciclos de investimentos em sustentabilidade da sua história, e é com o objetivo de dar visibilidade a essas transformações que a Prefeitura lançou sua nova campanha publicitária, assinada pela Propeg . Sob o conceito “Já reparou que São Paulo está ficando mais verde?”, a campanha traz um olhar bem humorado e curioso para a cor verde em diferentes elementos do cotidiano, como faixas de pedestre, fachadas e até pontos turísticos da cidade como o MASP, para chamar a atenção às mudanças concretas promovidas na capital. O tom lúdico funciona como porta de entrada para mostrar os reais avanços ambientais em curso.
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Com bom humor, campanha destaca iniciativas que vêm tornando a cidade cada vez mais verde – Entre as ações destacadas estão a criação de 50 bosques urbanos, o plantio de milhares de árvores, a construção de 1.000 jardins de chuva e a substituição da frota de caminhões de lixo por veículos movidos a biometano. Há ainda o investimento em mobilidade limpa e energia renovável, além da ampliação da frota de ônibus elétricos. O investimento total entre 2024 e 2025 ultrapassa R$ 40 bilhões. “Transformar números e realizações em uma campanha leve, criativa e com alto poder de conexão com o público foi o grande desafio — e também o grande mérito desse trabalho. Com uma linguagem acessível, buscamos ampliar a percepção da população sobre os impactos positivos das transformações ambientais na cidade”, explica João Brito, Diretor de Atendimento da Propeg. A campanha teve início no dia 26 de junho com uma estratégia de mídia multicanal, com veiculação em TV, rádio, mídia externa, grandes portais e redes sociais, para atingir diferentes perfis de público em múltiplos pontos de contato.
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Ficha técnica
Agência: Propeg
CEO: Vitor Barros
CCO: Emerson Braga
Direção de Criação: Hermes Zambini
Redação: Hermes Zambini e Luciana Elaiuy
Direção de Arte: Rodrigo Cardoso
Atendimento: João Brito, Vitória Lima e Gustavo Soares
Planejamento: Melina Romariz, Bárbara Ferreira e Alice Sampaio
Mídia: Felipe Arruda, Zezé França, Mateus Guardachone e Carolina de Paula
Produção: Manuela Peixoto, Rose Zanetti e Maria Paixão
Arte-final: Fabrízio Mecarelli
Produtora de vídeo: Cinema
Produtora de áudio: Bartox
Cliente: Prefeitura de São Paulo
Aprovação do Cliente: SECOM PMSP
Está de volta o Arraiá do Barro Vermelho – O tradicional Arraiá do Barro Vermelho está de volta em sua edição 2025 com dois dias de festa, fé e cultura popular. Promovido pela Paróquia Santa Luzia, o evento acontece nos dias 4 e 5 de julho, com entrada gratuita e estrutura completa para toda a família. Realizado, parte na rua e parte no salão paroquial, o Arraiá tem como objetivo arrecadar fundos para obras e ações pastorais, incluindo retiros, evangelização e projetos sociais da paróquia. Uma programação especial espera por você, na sexta-feira, o público será embalado pelo forró do cantor PÉO e sua sanfona animada. No sábado (5), a atração é o consagrado sanfoneiro Chiquinho Alves, músico com quase cinco décadas dedicadas à música nordestina e passagens por turnês internacionais, incluindo parcerias com ícones como Dominguinhos e Elba Ramalho. A festa contará com uma grande variedade de comidas típicas, como pastel, churrasquinho, pão com linguiça, caldos, polenta com carne e o tradicional capeletti da paróquia. Na ala dos doces, os destaques são a canjica, cocadas, brigadeiros, pé de moleque, bolos, pudins e muito mais. Tá esperando o quê? Bora lá …
WMcCANN vence concorrência de mídia da inDrive – Após um processo de concorrência, a inDrive – plataforma global de mobilidade e serviços urbanos – escolheu a WMcCANN como nova parceira de mídia no Brasil. A agência passa a ser responsável pelo desenvolvimento das estratégias e do planejamento de mídia para o topo do funil, com foco em canais offline. Fundada em 2013 e presente em mais de 800 cidades em 49 países, a inDrive opera com um modelo único no mercado: o p2p (peer to peer ou pessoa a pessoa), no qual o passageiro propõe o valor da corrida e combina diretamente com o motorista parceiro, promovendo uma experiência mais transparente e justa para todos os usuários. Em 2022, 2023 e 2024, foi o segundo app de transporte mais baixado no mundo, segundo dados da Google Play e da App Store, com mais de 280 milhões de downloads até o momento. Além da intermediação de transporte individual de passageiros por aplicativo, a inDrive oferece intermediação de transporte intermunicipal individual de passageiros e de entregas. A plataforma possui operações no Brasil desde 2018, em todos os estados e no Distrito Federal.
Plataforma global de mobilidade seleciona a agência para liderar seu planejamento de mídia – A escolha da WMcCANN acontece em um momento estratégico para a marca, que busca ampliar sua presença e relevância em um mercado prioritário como o brasileiro. “Contar com uma agência de mídia com a força e a expertise da WMcCANN é fundamental para o nosso momento de crescimento no Brasil. Estamos certos de que essa parceria nos ajudará a acelerar nossa jornada de consolidação como uma alternativa cada vez mais justa e relevante, e com um modelo único no mercado brasileiro, em que o passageiro pode escolher seu motorista parceiro”, afirma Daniela Albuquerque, diretora de marketing e mídia da inDrive no Brasil. A atuação da WMcCANN será pautada em inteligência de mídia, foco em performance e geração de resultados tangíveis. “É um orgulho para nós colaborar com a inDrive, uma marca que vem transformando o cenário da mobilidade urbana globalmente. Trata-se de um segmento dinâmico, que demanda estratégia, agilidade e um olhar constante para resultados. Nosso compromisso é potencializar o impacto da marca no Brasil, com soluções que tragam resultados concretos para o negócio”, diz Marcio Borges, VP Executivo e diretor-geral da WMcCANN Rio.
Festival Turá São Paulo anuncia experiências de marca com Banco do Brasil Ourocard Visa, Sol, Chevrolet, adidas Originals, Schweppes e Grupo Bimbo – O Festival Turá São Paulo, que aconteceu nos dias 28 e 29 de junho de 2025, no Parque do Ibirapuera, reforça seu posicionamento como uma plataforma estratégica de experiências de marca. Apresentado pelo Banco do Brasil, o evento teve Ourocard Visa como meio de pagamento oficial, Sol como cerveja oficial, patrocínios de Chevrolet e adidas Originals, apoio de Schweppes e fornecido oficial do Hospital Sancta Maggiore. A Billboard foi parceira de conteúdo. O festival é uma realização da T4F. Ao longo de dois dias, as marcas investem em ativações que dialogam com o público jovem e urbano, explorando temas como sustentabilidade, brasilidade, estilo de vida ao ar livre, inclusão e tecnologia.
BB Ourocard Visa: uma árvore que floresce brasilidade e inclusão – Com o conceito de que a brasilidade pode florescer de diferentes formas, BB e Visa assinam a “Árvore BB”, um espaço imersivo que reúne interatividade, acessibilidade e conexão com o público. O totem digital convida os visitantes a aprender o sinal do BB em Libras, reforçando o compromisso com a inclusão social. Um jogo interativo traz ícones do universo BB, em uma experiência que explora os valores da cultura brasileira de forma leve e premiada com ofertas exclusivas. O mezanino, instalado na copa da árvore, oferece ao público uma vista privilegiada do festival, modificando a experiência em um mirante para celebrar a música e a diversidade.
Sol: estreia com energia solar e um palco exclusivo – A Sol faz sua estreia no Turá São Paulo com o conceito “Viva a Vibe Solar”, oferecendo ao público uma experiência que celebra o estilo de vida ao ar livre, a leveza e as conexões autênticas. O Bar da Marca, com arquitetura inspirada nos raios solares, convida os visitantes a experimentarem as versões tradicionais e zero álcool da cerveja. Um lounge especial proporciona momentos de relaxamento entre os shows. Além disso, a Sol assina um segundo palco no festival, com programação dedicada de DJs e atrações como Samba de Dandara e Forró das Minas.
Chevrolet: lançamento do Spark com interatividade e inovação – A Chevrolet chegou ao Turá São Paulo 2025 para apresentar ao público o Spark, seu novo SUV 100% elétrico. O espaço da marca foi projetado para destacar os núcleos vibrantes e o design inovador do veículo. Uma jornada imersiva sobre eletrificação, com jogos interativos e desafios dinâmicos, envolve os visitantes e oferece prêmios colecionáveis. O lounge da Chevrolet também funciona como um espaço de recarga de energia – tanto para o público quanto para os celulares. A proposta da ativação é traduzir o espírito jovem, inovador e vibrante que conecta a Chevrolet ao universo do festival.
adidas Originals: estilo e memória afetiva – Com foco na música e na brasilidade que move sua essência, a adidas Originals marcou presença no Turá São Paulo com uma ativação que convida o público a criar memórias. Em um cenário exclusivo, os visitantes podem registrar o momento com fotos instantâneas em polaroides personalizadas, que servem de lembrança para levar pra casa. Além disso, a marca oferece brindes exclusivos, sujeitos à disponibilidade de estoque, reforçando sua conexão com o estilo de vida urbano e o universo da música.
Schweppes: sofisticação, borbulhas e drinks exclusivos – A Schweppes levou ao festival um bar com design contemporâneo e sofisticado, inspirado nas cores icônicas da marca. O espaço proporciona uma experiência sensorial única, com bebidas exclusivas preparadas com ingredientes selecionados para valorizar o sabor inconfundível de Schweppes. Um dos destaques é a instalação de uma garrafa gigante de bolhas, que chama a atenção do público e funciona como ponto de encontro e oportunidade de foto. A ambientação, a iluminação e os elementos visuais foram pensados para fortalecer a identidade premium da marca e criar experiências instagramáveis e memoráveis.
Grupo Bimbo – Artesano: sabor para levar para casa – Ao final do festival, o público foi apresentado com uma ação de sampling da Artesano, marca do Grupo Bimbo. Os visitantes puderam levar para casa bisnagas nos sabores “Original” ou “Na Chapa”, reforçando o posicionamento da marca como opção versátil e chinesa para o consumo diário. A ação no festival integra o plano de divulgação do Artesano para 2025, que já passou por cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre com o Food Truck Artesano, oferecendo degustações customizadas e experiências de marcas focadas no público 35+.
Ficha Técnica / Serviço:
TURÁ São Paulo 2025
Datas: 28 e 29 de junho
Abertura dos Portões: 13h
Local: Parque do Ibirapuera – Auditório Ibirapuera
Av. Pedro Álvares Cabral, 0 – Ibirapuera, São Paulo – SP, 04094-050
Ingressos: Passaporte TURÁ, com acesso aos 2 dias de festival: R$ 275 (meia-entrada)
Apresentado por: Banco do Brasil
Meio de Pagamento Oficial: Ourocard Visa
Cerveja oficial : Sol
Patrocínio : Chevrolet e Adidas
Apoio: Schweppes
Fornecedor Oficial: Hospital Sancta Maggiore
Parceiros de Mídia: Eletromídia, Uol, Rádio Nova Brasil FM e Rádio Metropolitana FM e Terra
Clientes Banco do Brasil Ourocard Visa – Clientes do Banco do Brasil portadores dos Cartões Ourocard Visa, têm desconto exclusivo de 15% e parcelamento em até 10 vezes sem juros, limitado a 4 ingressos por CPF, válido para ingressos tipo inteiro, meia-entrada e ingresso social.
Classificação etária: 15 anos desacompanhados. De 10 a 14 anos acompanhados dos pais ou responsáveis legais. Não será permitida a entrada de menores de 10 anos.