Foto: Edson Reis/ Prefeitura da Serra
Foto: Edson Reis/ Prefeitura da Serra

As praias da Grande Vitória encantam pelas paisagens de tirar o fôlego e pelas amplas possibilidades de lazer. Seja nas atividades na areia, como o beach tennis, ou no mergulho e na natação no mar, turistas e moradores aproveitam ao máximo o cenário natural.

Mas a possibilidade de diversão também traz uma dúvida: como fica a inclusão de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nas praias da Região Metropolitana?

Visando garantir lazer para todos, projetos de acessibilidade na Grande Vitória vêm transformando o litoral para que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida também aproveitem o banho de mar.

Confira onde tomar banho com acessibilidade:

Serra

Segundo a Prefeitura da Serra, o projeto “Praia Sem Barreiras” estará de volta em dois fins de semana no mês de novembro, na Praia de Jacaraípe.

Os atendimentos acontecem neste sábado (1º) e domingo (2), e também nos dias 29 e 30 de novembro, das 8h às 13h, no mesmo local onde o projeto funcionava anteriormente — na orla de Jacaraípe, próximo ao antigo Hotel Praia Linda.

Durante o verão, entre 20 de dezembro de 2025 e 15 de março de 2026, os atendimentos serão ampliados e realizados de quarta-feira a domingo, das 7h às 15h.

A estrutura do Praia Sem Barreiras contará com tenda de apoio, cadeiras anfíbias, espaço de convivência, pontos de hidratação, chuveiro e banheiros acessíveis. A equipe é formada por professores de Educação Física e guarda-vidas, garantindo segurança e acolhimento aos participantes.

Prefeitura da Serra

Vitória

Em Vitória, o projeto “Praia Acessível” funciona de sexta-feira a domingo na praia da Guarderia, na Praia do Canto, e ao lado do Atlântica Parque, na Praia de Camburi.

  • Sextas-feiras e sábados, das 8 às 13 horas, na praia da Guarderia
  • Domingos, no mesmo horário, na praia de Camburi, ao lado do Atlântica Parque.

Para participar, não há necessidade de inscrição prévia. A iniciativa oferta banho de mar assistido, com cadeiras anfíbias flutuantes, garantindo uma experiência de lazer e inclusão para os usuários. 

A equipe do Projeto Praia Acessível é formada por profissionais de Educação Física com experiência no atendimento a pessoas com deficiência, que também atuam em outros núcleos do Programa Escolinha de Esportes.

Prefeitura de Vitória

Vila Velha

Segundo a Prefeitura de Vila Velha, o “Praia Legal”, da a Secretaria de Esporte e Lazer, proporciona lazer e acessibilidade gratuito para pessoas com dificuldades de locomoção, oferecendo chance de aproveitar um dia no mar com conforto e segurança.

O projeto acontece de quarta-feira a domingo, das 8 às 16 horas, no trecho da Praia da Costa conhecido como Praia da Sereia, na Praia da Costa.

Acompanhado por guarda-vidas e monitorado por coordenadores, o projeto é cuidadosamente planejado para proporcionar bem-estar, segurança e diversão tanto para o usuário quanto para sua família.

Prefeitura de Vila Velha

O órgão também avisa que a participação no projeto é gratuita e pode ser solicitada diretamente no local onde acontece o Praia Legal. É realizada uma inscrição, solicitando informações como nome, CPF e número de contato.

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão

Produtora Web

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória