
As praias da Grande Vitória encantam pelas paisagens de tirar o fôlego e pelas amplas possibilidades de lazer. Seja nas atividades na areia, como o beach tennis, ou no mergulho e na natação no mar, turistas e moradores aproveitam ao máximo o cenário natural.
Mas a possibilidade de diversão também traz uma dúvida: como fica a inclusão de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nas praias da Região Metropolitana?
Visando garantir lazer para todos, projetos de acessibilidade na Grande Vitória vêm transformando o litoral para que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida também aproveitem o banho de mar.
Confira onde tomar banho com acessibilidade:
Serra
Segundo a Prefeitura da Serra, o projeto “Praia Sem Barreiras” estará de volta em dois fins de semana no mês de novembro, na Praia de Jacaraípe.
Os atendimentos acontecem neste sábado (1º) e domingo (2), e também nos dias 29 e 30 de novembro, das 8h às 13h, no mesmo local onde o projeto funcionava anteriormente — na orla de Jacaraípe, próximo ao antigo Hotel Praia Linda.
Durante o verão, entre 20 de dezembro de 2025 e 15 de março de 2026, os atendimentos serão ampliados e realizados de quarta-feira a domingo, das 7h às 15h.
A estrutura do Praia Sem Barreiras contará com tenda de apoio, cadeiras anfíbias, espaço de convivência, pontos de hidratação, chuveiro e banheiros acessíveis. A equipe é formada por professores de Educação Física e guarda-vidas, garantindo segurança e acolhimento aos participantes.
Prefeitura da Serra
Vitória
Em Vitória, o projeto “Praia Acessível” funciona de sexta-feira a domingo na praia da Guarderia, na Praia do Canto, e ao lado do Atlântica Parque, na Praia de Camburi.
- Sextas-feiras e sábados, das 8 às 13 horas, na praia da Guarderia
- Domingos, no mesmo horário, na praia de Camburi, ao lado do Atlântica Parque.
Para participar, não há necessidade de inscrição prévia. A iniciativa oferta banho de mar assistido, com cadeiras anfíbias flutuantes, garantindo uma experiência de lazer e inclusão para os usuários.
A equipe do Projeto Praia Acessível é formada por profissionais de Educação Física com experiência no atendimento a pessoas com deficiência, que também atuam em outros núcleos do Programa Escolinha de Esportes.
Prefeitura de Vitória
Vila Velha
Segundo a Prefeitura de Vila Velha, o “Praia Legal”, da a Secretaria de Esporte e Lazer, proporciona lazer e acessibilidade gratuito para pessoas com dificuldades de locomoção, oferecendo chance de aproveitar um dia no mar com conforto e segurança.
O projeto acontece de quarta-feira a domingo, das 8 às 16 horas, no trecho da Praia da Costa conhecido como Praia da Sereia, na Praia da Costa.
Acompanhado por guarda-vidas e monitorado por coordenadores, o projeto é cuidadosamente planejado para proporcionar bem-estar, segurança e diversão tanto para o usuário quanto para sua família.
Prefeitura de Vila Velha
O órgão também avisa que a participação no projeto é gratuita e pode ser solicitada diretamente no local onde acontece o Praia Legal. É realizada uma inscrição, solicitando informações como nome, CPF e número de contato.