
O prazo atual de 90 dias para a entrega da Carteira de Identidade Nacional (CIN) deve ser reduzido drasticamente no Espírito Santo. Segundo a Polícia Científica (PCIES) capixaba, o prazo será reduzido de forma gradual até chegar a 15 dias.
O novo documento de identificação não tem mais o número do Registro Geral (RG), mas apenas o do Cadastro de Pessoa Física (CPF), como identificador único e válido para todo o País.
A Polícia Científica informou que o aumento da demanda pela emissão da CIN gerou uma fila maior de documentos a serem impressos. O cenário motivou a instituição a adotar estratégias de redução do tempo de entrega.
O planejamento da polícia é de que, até dezembro deste ano, o prazo médio para a entrega do documento caia para menos de 30 dias no Espírito Santo. A meta para 2026 é de que a identidade seja entregue em até 15 dias após a solicitação.
A instituição afirmou que a fila de documentos pendentes vem sendo reduzida e, na maior parte dos casos, a entrega ocorre em período inferior ao prazo. Ainda assim, o prazo oficial permanece em até 90 dias.
Vale ressaltar que não é necessário ter pressa para fazer a substituição para o novo documento. O RG é válido até o dia 1º de março de 2032. A CIN é emitida no Espírito Santo desde janeiro do ano passado e, somente em 2025, foram emitidas mais de 328 mil carteiras de identidade no Estado.
Saiba como tirar a carteira de identidade no ES
Como realizar os agendamentos?
É possível realizar agendamento online em 31 postos de identificação: Afonso Cláudio, Alegre, Anchieta, Aracruz, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina. Domingos Martins, Guarapari, Irupi, Itapemirim e Iúna.
Outras cidades onde é possível agendar o atendimento de forma on-line são: Linhares, Marataízes, Muniz Freire, Nova Venécia, Pedro Canário, Piúma, São Gabriel da Palha, São Mateus, Serra (2 postos), Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha (2 postos) e Vitória (2 postos).
Quando as vagas são disponibilizadas?
As vagas são disponibilizadas todas as sextas-feiras, às 8h. A recomendação da Polícia Científica é que o cidadão acesse o sistema pouco antes desse horário para ter acesso às vagas disponibilizadas no dia.
Nos municípios onde o agendamento on-line ainda não está disponível, o agendamento é realizado pessoalmente em um dos postos de atendimento.
Quais os documentos necessários?
São os mesmos documentos até então: o Número de Cadastro de Pessoas Físicas (CPF); certidão original ou cópia autenticada, conforme o estado civil; comprovante de residência e foto 3×4.
O cidadão pode acrescentar numerações de outros documentos, como Carteira de Trabalho, CNH ou cartão do SUS. Basta levar esses documentos para fazer a inserção.
Preciso levar uma foto 3×4?
Nos postos listados não é necessário levar foto 3 x 4, pois possuem coleta biométrica: Alegre; Anchieta; Aracruz; Barra de São Francisco; Cachoeiro de Itapemirim; Colatina; Domingos Martins; Faça Fácil – Cariacica; Fundão; Guarapari; Itapemirim; Jaguaré.
Também há coleta biométrica em: Linhares; Marataízes; Marechal Floriano; Montanha; Nova Venécia; Piúma; Santa Maria de Jetibá; São Gabriel da Palha; São Mateus; Serra (e no Detran); Venda Nova do Imigrante; Viana; Vila Velha; Vitória (Assembleia Legislativa, Casa do Cidadão e Central).
Nesses casos, a recomendação é não ir de camisa branca, para possibilitar uma fotografia com melhor contraste.
O que é a nova Carteira de Identidade Nacional?
A nova Carteira de Identidade Nacional é um documento confiável, seguro, disponível em formato físico ou digital e possui número único nacional, o CPF.
Além disso, a CIN tem padrão, fluxo de emissão e de dados de identificação oficiais em todo o país. Desta forma, suspende o uso de informações divergentes na identificação do cidadão.