Foto: Reprodução/TV Vitória
Foto: Reprodução/TV Vitória

O prazo atual de 90 dias para a entrega da Carteira de Identidade Nacional (CIN) deve ser reduzido drasticamente no Espírito Santo. Segundo a Polícia Científica (PCIES) capixaba, o prazo será reduzido de forma gradual até chegar a 15 dias.

O novo documento de identificação não tem mais o número do Registro Geral (RG), mas apenas o do Cadastro de Pessoa Física (CPF), como identificador único e válido para todo o País.

A Polícia Científica informou que o aumento da demanda pela emissão da CIN gerou uma fila maior de documentos a serem impressos. O cenário motivou a instituição a adotar estratégias de redução do tempo de entrega.

O planejamento da polícia é de que, até dezembro deste ano, o prazo médio para a entrega do documento caia para menos de 30 dias no Espírito Santo. A meta para 2026 é de que a identidade seja entregue em até 15 dias após a solicitação.

A instituição afirmou que a fila de documentos pendentes vem sendo reduzida e, na maior parte dos casos, a entrega ocorre em período inferior ao prazo. Ainda assim, o prazo oficial permanece em até 90 dias.

Vale ressaltar que não é necessário ter pressa para fazer a substituição para o novo documento. O RG é válido até o dia 1º de março de 2032. A CIN é emitida no Espírito Santo desde janeiro do ano passado e, somente em 2025, foram emitidas mais de 328 mil carteiras de identidade no Estado.

Saiba como tirar a carteira de identidade no ES

Como realizar os agendamentos?

É possível realizar agendamento online em 31 postos de identificação: Afonso Cláudio, Alegre, Anchieta, Aracruz, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina. Domingos Martins, Guarapari, Irupi, Itapemirim e Iúna.

Outras cidades onde é possível agendar o atendimento de forma on-line são: Linhares, Marataízes, Muniz Freire, Nova Venécia, Pedro Canário, Piúma, São Gabriel da Palha, São Mateus, Serra (2 postos), Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha (2 postos) e Vitória (2 postos).

Quando as vagas são disponibilizadas?

As vagas são disponibilizadas todas as sextas-feiras, às 8h. A recomendação da Polícia Científica é que o cidadão acesse o sistema pouco antes desse horário para ter acesso às vagas disponibilizadas no dia.

Nos municípios onde o agendamento on-line ainda não está disponível, o agendamento é realizado pessoalmente em um dos postos de atendimento.

Quais os documentos necessários?

São os mesmos documentos até então: o Número de Cadastro de Pessoas Físicas (CPF); certidão original ou cópia autenticada, conforme o estado civil; comprovante de residência e foto 3×4.

O cidadão pode acrescentar numerações de outros documentos, como Carteira de Trabalho, CNH ou cartão do SUS. Basta levar esses documentos para fazer a inserção. 

Preciso levar uma foto 3×4?

Nos postos listados não é necessário levar foto 3 x 4, pois possuem coleta biométrica: Alegre; Anchieta; Aracruz; Barra de São Francisco; Cachoeiro de Itapemirim; Colatina; Domingos Martins; Faça Fácil – Cariacica; Fundão; Guarapari; Itapemirim; Jaguaré.

Também há coleta biométrica em: Linhares; Marataízes; Marechal Floriano; Montanha; Nova Venécia; Piúma; Santa Maria de Jetibá; São Gabriel da Palha; São Mateus; Serra (e no Detran); Venda Nova do Imigrante; Viana; Vila Velha; Vitória (Assembleia Legislativa, Casa do Cidadão e Central).

Nesses casos, a recomendação é não ir de camisa branca, para possibilitar uma fotografia com melhor contraste.

O que é a nova Carteira de Identidade Nacional?

A nova Carteira de Identidade Nacional é um documento confiável, seguro, disponível em formato físico ou digital e possui número único nacional, o CPF.

Além disso, a CIN tem padrão, fluxo de emissão e de dados de identificação oficiais em todo o país. Desta forma, suspende o uso de informações divergentes na identificação do cidadão.


Enzo Bicalho, estagiário do Folha Vitória
Enzo Bicalho Assis

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.