
Após o apagão elétrico na torre de controle do Aeroporto de Vitória, ocorrido na última segunda-feira (07), ter afetado cerca de 48 voos, o Procon-ES está fiscalizando as medidas tomadas pelas companhias para compensar os passageiros afetados.
Em nota, o instituto informou que a ação é uma resposta às denúncias de atrasos e cancelamentos de voos devido ao apagão.
LEIA TAMBÉM
- Aeroporto de Vitória volta a operar após apagão na torre de controle; veja como remarcar voos
- Crea-ES: estrutura do Sesc Glória caiu por falta de manutenção
- Comissão do Senado avalia porte de arma automático para 1,4 milhão de advogados
Além disso, o Procon-ES notificará a administradora do local, Zurich Airport Brasil, e as companhias aéreas para que prestem esclarecimentos formais sobre o ocorrido.
Procon fiscaliza assistência aos passageiros
Segundo a diretora-geral do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, apesar de não serem responsáveis diretas pelo incidente, as companhias têm a obrigação legal de dar assistência aos clientes prejudicados, conforme o Código de Defesa do Consumidor.
A Latam e a Azul retomaram os voos nesta terça-feira (08), entretanto a Gol cancelou voos com partida e desembarque na capital do Estado até as 18h.
Em nota, a Gol informou que todos os passageiros impactados estão sendo assistidos com base na resolução n° 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e há a possibilidade de reacomodação em voos de reforços ou em voos de companhias parceiras.
Como remarcar voos cancelados?
Os passageiros que tiveram os voos cancelados por conta do apagão no Aeroporto de Vitória poderão remarcar o embarque.
Segundo informaram as companhias aéreas que operam na Capital capixaba, os passageiros poderão remarcar os voos, conforme garante a Resolução 400 da Anac.
Para remarcar os voos cancelados, os passageiros são orientados a entrar em contato com as companhias, preferencialmente pelos canais digitais, como site e aplicativo, ou pelo telefone.