Prósper Comunicação é ouro no prêmio internacional Luum Awards 2025

A Prósper Comunicação ganhou mais uma premiação internacional. Desta vez, a agência capixaba conquistou o ouro no prêmio internacional Luum Awards 2025, idealizado durante a pandemia. Inspirada pelos atos de solidariedade vistos ao redor do mundo, a premiação foi criada para reconhecer trabalhos criativos que promovem um mundo melhor, firmando-se na crença do poder da comunicação como agente de mudanças globais. Com este novo resultado, a Prósper amplia o seu rol de conquistas internacionais, sendo reconhecida por grandes prêmios da publicidade mundial, como o NY Festival, o Clio, o Mad Stars, o Lia, Fiap e, agora, o Luum Awards, que tem também entre os premiados grandes agências de propaganda e redes de comunicação, como a Publicis, Ogilvy, McCann e BBDO, entre outras.

A agência capixaba foi vencedora da premiação que reconhece o poder da comunicação como agente das mudanças globais  – Com sede em Genebra, na Suíça, o Luum Awards realiza suas cerimônias em diferentes locais do mundo. A edição de 2025 foi em Bangcoc, na Tailândia, com os resultados divulgados no dia 30 de outubro. Todos os anos, o festival reúne um grupo de jurados de primeira linha composto por líderes de ONGs, marcas e agências de publicidade para avaliar peças criativas e estratégicas.

 “Este reconhecimento no Luum Awards confirma a tradição da Prósper em premiações internacionais e é, em especial, uma prova de como conseguimos olhar para fora e furar a barreira imaginária que nos separa do mundo. Essa lógica cosmopolita reflete o DNA da Beta Rede”, afirma Rimaldo de Sá, CEO da Beta Rede, holding de comunicação da qual a Prósper faz parte.

Constellation – A Prósper Comunicação é parte da Constellation Global Network, uma das maiores redes internacionais de agências independentes de publicidade do mundo. A Prósper ganhou ouro com campanha sobre os riscos do uso de bebidas alcoólicas e direção, criada para a CVC/Chevrolet. “Estar entre os vencedores do Luum Awards 2025 é um marco para nossa equipe. Isso demonstra que nossa abordagem de comunicação tem ressonância no cenário internacional”, completa Fernando Lisboa, diretor da Prósper Comunicação.

Vivo atende ao chamado da natureza em campanha rumo à COP30 –  Queimadas, enchentes, ondas de calor extremo. Em meio a emergências climáticas, não é mais possível silenciar o chamado da natureza. É neste contexto que a Vivo, empresa líder em sustentabilidade no Brasil apresenta sua nova campanha institucional “A natureza está chamando”, parte da plataforma Futuro Vivo. Às vésperas da COP30 na Floresta Amazônica, a marca ecoa o chamado da natureza, enquanto reforça seu compromisso com a restauração e proteção da Amazônia, bioma vital para a manutenção da vida no planeta. Com iniciativas consistentes a favor da natureza, a Vivo anunciou em 2025, um compromisso histórico, com o investimento na restauração e proteção de 800 hectares de floresta amazônica pelos próximos 30 anos, em projeto voltado à regeneração ambiental e à preservação da biodiversidade.

Marca reforça sua liderança e seus compromissos com a sustentabilidade –  A iniciativa prevê o plantio e regeneração de mais de 900 mil árvores, de 30 espécies nativas em uma das regiões mais desmatadas da Amazônia, oeste do Maranhão e o leste do Pará, reforçando o papel da Vivo como agente ativo na transição para uma economia mais verde e inclusiva.  Com criação da Africa Creative, a campanha será veiculada em TV aberta, Pay TV e canais digitais, incluindo as redes sociais da Vivo, ampliando o alcance da mensagem e convidando todos a atenderem ao chamado da natureza. 

A Vivo na COP30  – A Vivo também estará presencialmente na COP 30, junto a outros players da iniciativa privada, setor público e sociedade civil, acompanhando e liderando as discussões em busca de soluções pelo futuro do planeta. A empresa também foi uma das 12 selecionadas na chamada coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente e irá liderar o painel com o tema “Telecomunicações como Pilar de Resiliência: O Impacto das Redes de Comunicação na Gestão de Emergências Climáticas”, ao lado de representantes do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres (Cemaden), Cetesb (agência ambiental do estado de SP) e Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do RS. A participação da Vivo demonstra a relevância da marca no setor e do seu negócio no contexto das mudanças climáticas. 

Filme da vivo

Petrobras celebra 30 anos de apoio ao cinema brasileiro com Rodrigo Santoro –  A Petrobras lança uma campanha para celebrar três décadas de incentivo ao cinema brasileiro. Com criação da Ogilvy, o filme é protagonizado pelo ator Rodrigo Santoro e tem como conceito “Petrobras. Mais de 600 filmes patrocinados em 30 anos. Essa história todo mundo vê.”,reforçando o papel histórico e contínuo da Petrobras no fortalecimento do cinema nacional, valorizando a cultura, a memória e o talento brasileiro. Ao longo de sua trajetória como patrocinadora, a Petrobras tem sido uma das principais impulsionadoras do cinema brasileiro. O patrocínio da companhia se estende da manutenção de espaços culturais, como o Espaço Petrobras de Cinema, à realização de festivais em todo o país, passando por investimentos diretos em produção, distribuição e restauro de obras que fazem parte da memória cultural nacional.

Campanha publicitária assinada pela Ogilvy revisita cenas icônicas e homenageia mais de 600 filmes patrocinados pela Petrobras. – Esse compromisso vai além das telas, ele fortalece toda a cadeia produtiva do audiovisual e garante que histórias brasileiras continuem sendo contadas, celebradas e preservadas. Na campanha, que teve sua estreia dia 16 de outubro, com veiculação em todo o Brasil, Santoro conduz uma narrativa que mistura emoção e memória, destacando o papel transformador do patrocínio e mostrando como a Petrobras esteve presente na produção de obras que ajudaram a contar a história e a diversidade cultural do país, revisitando cenas icônicas, desde “Carlota Joaquina, Princesa do Brasil” (1995), passando por clássicos como “Bicho de Sete Cabeças” (2001), “Cidade de Deus” (2002), “Deus é Brasileiro” (2003), “Saneamento Básico” (2007), “Aquarius” (2016), chegando nos lançamentos de 2025, “Malês” e “O Agente Secreto”. O filme é produzido pela O2 e dirigido por Fred Luz.

O primeiro filme dirigido por Fernando Meirelles foi “O Menino Maluquinho 2”  – “O sucesso do cinema brasileiro neste ano — com prêmios em Berlim, no Oscar e em Cannes — não caiu do céu nem foi coincidência. É fruto de uma semente plantada há mais de 30 anos, regada com paciência e apoio consistente de empresas que acreditaram na nossa cultura. Que essa visão de longo prazo continue alimentando este círculo virtuoso. Porque, se depender do que está vindo por aí… 2026 promete!”, destaca Fernando Merirelles, diretor e sócio da O2. Antes do longa “Cidade de Deus” ficar conhecido em todo o mundo, o primeiro filme dirigido por Fernando Meirelles foi “O Menino Maluquinho 2”, ambos patrocinado pela Petrobras. “São 600 filmes patrocinados em 30 anos. O desafio da nossa campanha era passar a dimensão desta enorme produção nos curtos formatos publicitários”, comenta Mathias Almeida, Executive Creative Director da Ogilvy. A criação terá desdobramentos em mídias digitais, redes sociais, out of home e ativações especiais no decorrer do ano.

FILME

FICHA TÉCNICA

CINEMA

Agência: Ogilvy Brasil

Campanha: Cinema

Cliente: Petrobras

Produto: Institucional

CCO: Rafael Donato

Direção de Criação Executivo: Mathias Almeida

Direção de Criação: Eduardo Doss

Redação: Zeca Pinto

Direção de Arte: Mateus Maziero

Atendimento: Luis Carlos Franco, Fernanda Gorgatti, Yuri Horvat, Luiz Pires

Planejamento: Thais Frazão, Daniel Marques, Fabio Rio

Mídia: Patrícia Monteiro, Renata Vasconcelos, Raquel Pereira, Ranny Fernandes, Camila Rodrigues, Thiago Antunes, Vitoria Siqueira, Vitoria Calaça

Data: Michelle Lins, Fabiana Dalla, Anderson Chaves e Andreza Alcantara

Diretora de Comunicação: Flavia Baccari

Aprovação Petrobras: Luis Fernando Nery, Ana Cláudia Esteves, Arthur Ferreira, Rodrigo Pinto, Rodrigo Horta, Georgianna de Sant Anna Bouritis,Mariana Bieler, Marcos Vailan, Newton Ferreira da Costa Filho

Produtora do Filme: O2

Direção: Fred Luz

Diretora Executiva de Produção: Flávia Zanini

Diretora Executiva de Projetos e Negócios: Rejane Bicca

Produção Executiva: Gustavo Nogueira

Executivos de Projetos: Ale Borzani e Rose Bichara

Atendimento de Pós: Nany Lucena

Assistente Produção Executiva: Fernanda Figueiredo

Direção de Fotografia: Andre Faccioli

Diretor Produção: Fabio Monteiro

Assistente de Produção: Thiago Monteiro

Assistente de Direção: Kaka Gonçalves

Produtora de Elenco: Barbara Catani

Produtora de Figuração: Fernanda Tossetti

Figurinista: David Parizotti

Cabelo e Maquiagem: Carla Carrasco

Departamento Criativo de Pesquisa: Henrique Pires, Renato Ruffo e Rafael Nogueira

Pós-Produção: O2 Pós

Coordenador de Pós: Henrique Gomes

Finalizadora: Larissa Lima

Montador: Rogerio Alves

Cor: O2 Pós e Psycho N’Look

Supervisor de VFX: Thiago Corá 

CCAA entra no clima de nostalgia  e resgata humor do início dos anos 2000  em nova campanha publicitária  – O CCAA, rede de ensino de idiomas em inglês e espanhol, lança em 03 de novembro o filme “Entrando numa fria”, peça central da campanha nacional de captação de alunos para 2026. A criação é assinada por Adilson Xavier, responsável pelas campanhas icônicas do CCAA, e marca o retorno dos atores Andréa Mattar, Marcelo Várzea e Charles Paraventi, protagonistas de alguns dos comerciais mais lembrados da marca. Com o tom leve e divertido que caracteriza a comunicação do CCAA, o comercial aposta na nostalgia e no humor para ampliar a visibilidade da marca, gerar mídia espontânea e fortalecer o vínculo emocional com o público. O conceito “Precisando de uma força no inglês ou espanhol? CCAA. É assim que se fala.” reforça a relevância do aprendizado de idiomas de forma bem-humorada, sem rir de quem não domina outra língua, mas das situações inusitadas e universais que a falta de fluência pode gerar.

Rede aposta no bom humor e na conexão afetiva para reforçar a importância do domínio do inglês e do espanhol  – O filme, dirigido pelo premiado diretor Clovis Mello e com produção da Cine, mostra um casal brasileiro em uma loja de roupas nos Estados Unidos enfrentando confusões linguísticas com um atendente porto-riquenho. O roteiro brinca com os equívocos entre inglês e espanhol, resgatando o espírito irreverente das produções que marcaram o auge da comunicação do CCAA entre 1997 e 2003. “Voltar a criar para o CCAA foi como reencontrar velhos amigos. Trabalhamos e nos divertimos muito, como nos tempos em que a propaganda caminhava de mãos dadas com o entretenimento, buscando conexões duradouras com o público, deixando a espontaneidade fluir, sem medos e cerimônias. Essa campanha resgata a leveza e o humor que fizeram parte da vida de muita gente, com um olhar atual. O mundo mudou, as linguagens evoluíram, mas as boas histórias e a importância do humor como alicerce de comunicação eficaz continuam intactas”, diz Adilson Xavier, publicitário criador de todo o material audiovisual (filmes e spots) da campanha.

 Campanha 360 e presença multiplataforma – Além do comercial para TV e digital, a campanha conta com três filmetes de 15 segundos, vídeo-manifesto, spots e vinhetas de rádio, peças DOOH, materiais impressos para franquias, conteúdos de ambientação e uma estratégia digital integrada, com nova identidade visual nas redes sociais e ativações com influenciadores. O lançamento digital do filme acontece em 3 de novembro, e as versões para TV estreiam a partir de janeiro de 2026. Durante o período da campanha, o CCAA também promove duas ações promocionais com sorteios de pacotes de viagem para o Caribe, reforçando o clima de viagem e conexão cultural presente no filme. “A nossa ideia é manter o CCAA sempre relevante e próximo do público, equilibrando tradição e inovação. Nesta campanha, apostamos em um conteúdo leve, afetivo e de alto engajamento, que conversa com o público adulto, saudoso dos comerciais icônicos, e também com a Geração Z, cada vez mais atraída pelo apelo retrô e por uma linguagem espontânea e bem-humorada”, diz Ligia Vieira, coordenadora de Marketing do CCAA.

Filme                                                       

Ficha técnica

Título do filme: Entrando numa fria

Criação e redação: Adilson Xavier

Conceito: “Precisando de uma força no inglês ou espanhol? CCAA. É assim que se fala.”

Produtora de imagem: CINE

Direção: Clóvis Mello

1 Ass. de Direção: Toni Diniz

2 Ass. de Direção: Jaque Bonano

Direção de Fotografia: Lucas Mello

Direção de Arte: Erica Betbeder

Produção Executiva: Raul Doria e Deo Borba

Assistente de produção Executiva: Renata Jarud

Executiva de Contas: Ingrid Dias

Coordenador de Produção: Jair Costa

Assistente de produção: Magda Alves e Roseli Sabino

Direção de Produção: Rafael Mello

Produção: Rildo Paixão

Produção de Elenco: Andrea Mesa

Figurino: Simone Fieitich

Make up: Tatiana Manfrin

Supervisores de Pós: Sergio Cicinelli e Lucas de Paula

Assistentes de Pós: Flávio Tambascia e Pedro Vand

Coordenador de Ilha: Marcos Rodrigues

Assistente de Ilha: Danilo Benithez e Israel Rodrigues

Montagem: João Branco

Pós Produção: CINE X

Finalização: CINE X

Atendimento de Pós: Juliana Silva

Diretora de Pesquisa: Paula Dalga

Assistente de pesquisa: Ana Luiza Pitanga

Aprovação cliente: Larissa Furtado e Lígia Vieira

Equipe da Lean Agency marcou presença e celebrou premiação da Betnacional no Buzz Summit 2025 – A Lean Agency marcou presença no Buzz Summit 2025, realizado em São Paulo no dia 29 de outubro. O evento, promovido pelo Buzzmonitor, celebrou o lançamento do Estudo de Diversidade 2024 e estreou o 1º Prêmio de Diversidade na Comunicação. Durante o encontro, a agência comemorou a conquista de sua cliente Betnacional, reconhecida como a marca com maior representatividade em posts com presenças negras. Segundo o estudo, 68,8% das publicações da marca contaram com ao menos uma pessoa negra, um resultado que reforça o compromisso da Betnacional com a inclusão e a diversidade.

A premiação simboliza o papel estratégico da inteligência de dados aliada à relevância social  – Representando a Lean Agency no evento estiveram Rodrigo Ramos, Vice-Presidente de Negócios e Operações e Phelipe Menezes, Head de Dados e Insights. Para Rodrigo Ramos, a premiação simboliza o papel estratégico da inteligência de dados aliada à relevância social. “Receber este reconhecimento como a agência por trás da marca com maior representatividade em posts com presenças negras é motivo de orgulho. Ele reforça que o trabalho da Lean vai além da criação de campanhas, é sobre usar dados, estratégia e sensibilidade para gerar impacto real e refletir a diversidade do Brasil em cada comunicação.” declara.

Pilão dá voz aos brasileiros no “boa noite” mais famoso do país – Pilão, o café forte do Brasil, líder de mercado em São Paulo e no Rio de Janeiro, surpreendeu os brasileiros durante o intervalo do Jornal Nacional, no último dia de apresentação do jornalista William Bonner. A marca aproveitou um dos momentos mais comentados da televisão brasileira para dar voz a um hábito coletivo que atravessa gerações, o de responder ao “boa noite” do jornalista – mesmo sem serem ouvidos. O filme, criado pela agência BETC HAVAS, foi ao ar na região de São Paulo e Rio de Janeiro, e celebrou o costume de milhares de telespectadores. A ação, que faz parte da campanha “Esse é o Nosso Forte”, reforça o papel de Pilão como marca que traduz o jeito de ser brasileiro – intenso, autêntico e cheio de voz, que faz o país acontecer todos os dias.

A marca reforça seu posicionamento com inserção especial no intervalo do Jornal Nacional  – “Pilão está presente na rotina dos brasileiros e, quando percebemos a força desse hábito – de tanta gente que responde o ‘boa noite’ – vimos uma oportunidade genuína de celebrar essa conexão e dar voz a quem nunca é ouvido nesse momento. Um gesto simples, que parte do nosso propósito de valorizar a voz de quem move o Brasil”, explica Susana Hernández, diretora de Marketing de Pilão. A inserção de 15” ou 30”, exibida no intervalo do último Jornal Nacional apresentado por William Bonner, terá continuidade nas redes sociais. No TikTok e no Instagram, criadores de conteúdo e influenciadores se unem à ação, respondendo ao último “boa noite” com café Pilão Descafeinado e convidando o público a compartilhar seus próprios “boas noites”. “As melhores ideias geralmente têm como ponto de partida a simplicidade ou uma verdade da sociedade. Essa ideia tem os dois, até por isso é capaz de, por alguns segundos, fazer o Brasil inteiro se sentir conectado”, comentam Caíque Mazanek e Thiago Brunelli, Diretores de Criação da BETC HAVAS.


FILME

Ficha Técnica

Agência: BETC HAVAS

Título: BOA NOITE

Anunciante: Pilão

Produto: Institucional

CCO: Erh Ray

VPs de Criação: Otavio Schiavon e Sophie Schonburg

Diretores de Criação: Caique Mazanek e Thiago Brunelli

Criação: Adriana Martins, Leonardo Telles, Maria Cardão, Matheus Matsumoto, Ricardo Montes e Stefano Azzellini

CBO: André Gomes

Diretora de Marcas & Negócios: Fernanda Cousin

Marcas & Negócios: Nathalia Moral, Luiza Casetta e Barbara Teixeira

VP de Estratégia: Gustavo Leite

Estratégia: André Sinkos, Daniella Da Hora e Ana Luiza Oliveira

Head de Conteúdo: Fernanda Grams

Diretora de Conteúdo: Irys Roque

Conteúdo: Ana Aguiar, Ana Clara Ramos e Jessica Severo

Diretores de Mídia: Thyago Azevedo e Giovanna Iossi

Mídia: Tatiani Loro, Luciano Braz e Victor Rosa

Diretora de Produção Audiovisual: Ana Casagrande

Producers: Fernanda Segura, Carol Reis e Alessandra Luciano

Marketing Cliente: Susana Hernandez, Marcella Stricagnolo e Diogo Machado

Mídia cliente: Juliana Kudo, Josiane Saraiva e Gabrielle Siqueira

Produtora Imagem: Zaine

Diretor: ROCKSTVRS.tv

Assistente de Direção I: João Maurício Leonel

Produção Executiva: Ana Tereza Fonseca

Diretor de Fotografia: Thiago Beck

1º Assistente de câmera: André Salerno

2º Assistente de câmera: Pedro Gaspar

DIT: Roger Defavare

Diretora de Produção: Raiane Ferro

Produtor: Leonardo Henriques

Direção de Atedimento: Isabela Hana e Betânia Menardi

Atendimento de Produção: Isabela Hana

Produção de Casting: Mei

Diretora de Arte: Jamaikah Santarém

Assistente de Arte: Laura Miguel

Contrarregra: Saulo Sampaio

Produtor Alimentos: Wesley Artte

Figurinista: Marcos Cherevek

Maquiagem: Fernando Andrade

Gaffer: Rodrigo Barnett

Maquinista: Luiz Claudio Fumaça

Elenco: Marina Meirelles, Pedro Suleiman, Alexandre Bari, Arthur Silva de Medeiros, Claudia Chaves, Lara Paulauskas, Ho Mei Yi 

Produtora Pós Produção: Zaine

Diretor Técnico: Gustavo Minicucci

Coord de Pós: Fernando Vellosa

Ass de Coord: Hugo Ferioli

Atendimento de Pós: Isabela Hana

Finalização: Douglas Terciano

Montagem: Lucas Valente

Motion: Guilherme Antunes

Color: Acauan Pastore

Conforme: Guilherme Vila

Dídimo Effgen

Colunista

Diretor Geral da Dicape Representações e Serviços Ltda.

Diretor Geral da Dicape Representações e Serviços Ltda.