
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou nesta terça-feira, 4, a segunda edição do site Nomes do Brasil, que mostra quais nomes e sobrenomes são mais comuns no país e nos estados ao longo das décadas. A ferramenta foi atualizada com dados do Censo Demográfico 2022 e, desta vez, traz também sobrenomes.
Entre os mais de 140 mil nomes próprios registrados, Maria e José continuam no topo do ranking nacional, repetindo o resultado da edição anterior, feita com dados do Censo 2010. Já entre os sobrenomes, os mais comuns no Brasil seguem sendo Silva e Oliveira.
Veja aqui como consultar: Nomes Brasil
A ferramenta interativa permite consultar a ocorrência, período de nascimento, concentração geográfica e idade mediana de pessoas com determinados nomes e sobrenomes. Ao colocar seu nome é possível visualizar quantas pessoas no Espírito Santo tem o mesmo nome e isso vale para todas as regiões do Brasil.

A novidade de agora é que o site mostra a seção “Nomes no Mundo”, que permite navegar por um mapa interativo e descobrir os nomes e sobrenomes mais populares em diferentes países. É possível, por exemplo, colocar um sobrenome comum de algum país e ver quantos registros deste existem no Brasil.
