
A reta final do Brasileirão não tem sido nada tranquila para torcedores do Vasco e, principalmente, do Santos. Isso porque, faltando três rodadas, os dois times ainda correm risco de rebaixamento.
O Vasco enfrenta o Inter nesta sexta-feira (28), às 19h30, em São Januário, e pode acabar com o sofrimento. Para isso, porém, tem de vencer, o que não acontece desde o dia 26 de outubro, quando a equipe superou o Red Bull Bragantino por 3 a 0, fora de casa, pela 30ª rodada do campeonato.
De lá para cá, foram cinco derrotas consecutivas do Vasco de Fernando Diniz. A sequência manteve o time com 42 pontos, quatro pontos acima da zona de rebaixamento.
Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especializado em probabilidades no futebol, o risco de rebaixamento do Vasco é de apenas 3,1%. Mas vai aumentar consideravelmente caso a equipe não vença o Inter nesta sexta-feira em São Januário.
- Jogos que faltam: Inter (casa), Mirassol (casa), Atlético-MG (fora)
Santos com ou sem Neymar?
A situação do Santos é mais complicada. O Peixe é o 17º colocado e abre a zona de rebaixamento, com 38 pontos.
Também nesta sexta-feira, o time enfrenta o já rebaixado Sport, às 21h30, na Vila Belmiro. O drama é tanto que mesmo uma vitória em casa pode não ser suficiente para tirar o Santos da zona de rebaixamento ao final da 36ª rodada, já que, para isso, o Vitória-BA não pode vencer o Mirassol em Salvador, no sábado (29).
A grande dúvida do Peixe é Neymar. O craque está em tratamento de lesão no menisco do joelho esquerdo e havia o risco de não jogar mais na temporada. No entanto, o camisa 10 treinou na quinta-feira (27) e foi relacionado para a partida contra o Sport.
- Jogos que faltam: Sport (casa), Juventude (fora) e Cruzeiro (casa)

Veja o risco de rebaixamento no Brasileirão:
- 13º Vasco — 3,1%
- 14º Ceará — 4,5%
- 15º Internacional — 9%
- 16º Vitória-BA — 46%
- 17º Santos — 64,7%
- 18º Fortaleza — 74,2%
- 19º Juventude — 98,4%
- 20º Sport — 100%
Fonte: UFMG