
A Capitania dos Portos do Espírito Santo realizou, na manhã desta segunda-feira (29), a inspeção das balsas que serão utilizadas no espetáculo pirotécnico do Réveillon 2026 em Vila Velha. A vistoria ocorreu no Estaleiro SS Naval, no bairro Glória, e contou com a presença do prefeito Arnaldinho Borgo, além de representantes da Marinha do Brasil.
A ação faz parte dos preparativos finais para a virada do ano e teve como objetivo verificar as condições de segurança das embarcações que receberão os fogos.
Segundo a Capitania, as vistorias seguem as Normas da Autoridade Marítima e incluem a análise estrutural das balsas, compartimentos internos, além da coordenação do fundeio e do tráfego aquaviário.
De acordo com a Capitania dos Portos, as embarcações — entre balsas, rebocadores e lanchas — estão sendo fiscalizadas para garantir um espetáculo seguro, tanto para o público quanto para a navegação.
As balsas serão fundeadas em pontos específicos na manhã da próxima quarta-feira (31), sob acompanhamento da autoridade marítima.
Durante a vistoria técnica, o prefeito Arnaldinho Borgo destacou a dimensão da estrutura montada para a virada do ano na cidade. Segundo ele, Vila Velha está preparada para receber mais de um milhão de pessoas.
Estamos aqui fazendo a vistoria técnica junto com a Capitania para que a gente possa ter um dos melhores Réveillons do Brasil. Serão 12 balsas fundeadas na Praia da Costa, Itapuã e Itaparica, além de quatro pontos em terra. Teremos 14 minutos de espetáculo, com cerca de 12 toneladas de fogos.
Arnaldinho Borgo, prefeito de Vila Velha
Arnaldinho também ressaltou o esquema de segurança e a programação musical preparada para a noite da virada. Segundo o prefeito, mais de 200 guardas municipais e 36 viaturas estarão atuando no apoio ao evento, além do trabalho integrado com a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.
Além do show pirotécnico, a virada contará com trilha sonora ao longo da orla. Serão 12 pontos com torres de som e iluminação em LED, reunindo 24 DJs, com apresentações a partir das 20h, da Praia da Costa até Nova Ponta da Fruta.
O Réveillon de Vila Velha é pensado para as famílias. Não é permitido montar tendas. As pessoas podem levar sua bolsa térmica com bebidas e petiscos apenas para consumo próprio. Queremos uma festa organizada, segura e acolhedora para moradores e turistas.
Arnaldinho Borgo, prefeito de Vila Velha
Distribuição das balsas e pontos de fogos
O espetáculo pirotécnico será distribuído em 12 balsas no mar, ao longo das praias de Itaparica, Praia da Costa e Itapuã, além de quatro pontos com fogos na areia, localizados em Ponta da Fruta, Nova Ponta da Fruta, Praia dos Recifes e Barra do Jucu.
A expectativa da Prefeitura e da Capitania dos Portos é garantir uma virada de ano com segurança, ordenamento marítimo e um espetáculo visual de grande porte para marcar a chegada de 2026 em Vila Velha.