Os Restaurantes Universitários (RU) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) passarão a oferecer suco e sobremesa aos estudantes e terão um sistema de biometria para entrada. As novidades serão anunciadas em uma audiência pública realizada nesta terça-feira (12).
A audiência “Novo Restaurante Universitário: alimentação e permanência estudantil” acontece no Auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE) até o final da tarde, e é transmitida pelo Youtube da Superintendência de Ensino à Distância da instituição.
Dentre os novos serviços oferecidos estão a inclusão de suco e sobremesa nas refeições, cardápios mais variados e balanceados e preparações veganas no mínimo três vezes por semana.
Representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Ufes postaram vídeo nas redes sociais informando também que os restaurantes universitários passarão a ter café da manhã em todos os campi.
A primeira fase do novo modelo de gestão do RU já começou a ser implantada desde a última quarta-feira (06) no Campus de São Mateus.
Segundo a Ufes, outras mudanças vão ocorrer nos próximos meses, com focos em infraestrutura; sinalização e acessibilidade; uso de biometria na entrada dos restaurantes; e compra de créditos e tíquetes por meios digitais e cartão de crédito.
A Ufes informou que, durante o evento, serão apresentadas as novas diretrizes da política de acesso aos restaurantes universitários da Ufes e detalhados o novo modelo de gestão e os serviços a serem oferecidos pelos RUs.
Será uma oportunidade de conversarmos sobre alimentação e permanência estudantil. Vamos anunciar novidades que estão chegando aos RUs da Ufes, como o suco, a sobremesa e muito mais. O objetivo é fortalecer os RUs como espaços de permanência estudantil, e não como restaurantes comerciais. Vamos falar também da política de acesso à alimentação
Diretor de Gestão dos Restaurantes, Iury Pessoa.
As melhorias nos restaurantes, ainda segundo Iury Pessoa, são fruto de diversos momentos de diálogo com a comunidade acadêmica, em especial os movimentos e coletivos estudantis.
Concurso vai escolher logomarca do RU
Outra iniciativa da Ufes, por meio da Pró-Reitoria de Políticas de Assistência Estudantil (Propaes), é o concurso cultural para a criação de uma nova logomarca.
O concurso é aberto a estudantes de graduação e pós-graduação stricto sensu, com vínculo regular à Ufes, individualmente ou em equipes. Os autores do projeto classificado em primeiro lugar vão receber R$ 5 mil, além de certificado e reconhecimento institucional. Já o segundo colocado receberá R$ 2 mil e certificado de participação.
O prazo para o registro de projetos se encerra no dia 29 de agosto. Entre 12 e 21 de setembro, estará aberta a votação popular. O resultado do concurso sai no dia 22, com premiação prevista para o dia 25 do mesmo mês.
*Texto sob supervisão da editora Elisa Rangel