As obras para tampar o Canal da Costa, na Praia da Costa, em Vila Velha, estão em andamento no município. No momento, estão sendo instaladas galerias de concreto que vão cobrir o trecho que corresponde ao valão.
A intervenção acontece debaixo da Terceira Ponte, no sentido da área do Exército à Avenida Champagnat, com interdições dentro do canal.
As obras trazem investimento de R$ 21,99 milhões do governo estadual em parceria com a Prefeitura de Vila Velha. A intervenção é realizada com recursos do Fundo Cidades, voltado para adaptação a mudanças climáticas.
A intervenção acontece em 2,15 quilômetros do canal, para transformá-lo em um parque linear. A previsão é que a obra se estenda por pouco mais de um ano, até outubro de 2026.
Canal da Costa: confira etapas da obra
A instalação das galerias faz parte da primeira etapa das obras. Segundo a secretária municipal de Obras e Projetos Estruturantes, Menara Cavalcante, nesta fase também está prevista a impermeabilização do canal.
O objetivo será melhorar o escoamento da água da chuva, o que permitiria o fechamento da estrutura.
“Estamos fazendo a macrodrenagem e toda a impermeabilização desse canal. Em um trecho de um quilômetro, teremos novas galerias assentadas. Além disso, também será feito o tamponamento, que colabora com o processo de despoluição”, afirma.
Após a conclusão desta etapa, será iniciada a urbanização da área, com a construção do parque linear sobre o canal.
Estão previstas quadras, pista de skate, academia ao ar livre, espaço para cães, estacionamento e área para motorhomes. A proposta busca reduzir alagamentos, melhorar o sistema de drenagem urbana e criar um novo espaço público para os moradores da Praia da Costa.
Morte de idoso
As obras foram anunciadas após a morte de José Camilo da Silva, de 78 anos, que morreu após cair com o carro no local, em 14 de abril.
O idoso chegou a ser socorrido por pessoas em situação de rua, mas não resistiu e morreu.
Segundo informações de testemunhas à reportagem da TV Vitória/Record, ele havia ido a um laboratório fazer exames de rotina e, ao sair de ré com o carro do estacionamento, caiu com o veículo no valão.
Um dia após o acidente com o idoso, um segundo homem também caiu no valão, mas conseguiu sair.