Dando continuidade ao reposicionamento iniciado em 2023, o Senac RJ , lançou no último domingo (20/07), sua nova campanha publicitária institucional intitulada “Jornada” veiculada no intervalo do Fantástico, na TV Globo. Com o conceito “Pra ser o que você quer ser”, a campanha criada pela agência Binder apresenta o Senac RJ como um mentor idealista e parceiro nas transformações profissionais e pessoais de seus alunos. As peças criativas traduzem as múltiplas oportunidades que surgem para quem busca qualificação, transição ou ascensão profissional, seja por meio de cursos técnicos, livres ou profissionalizantes nas áreas de tecnologia, gastronomia, moda, saúde, gestão, beleza e turismo, entre outros. Desta forma, a campanha reforça o papel estratégico da instituição de formação de talentos e no fortalecimento da empregabilidade no Rio de Janeiro.
O filme utiliza uma técnica de match cut para ilustrar – com estética envolvente e ritmo fluido, uma jornada de transformação de um personagem. Cada cena revela um novo cenário, simbolizando as diversas possibilidades profissionais que se abrem a partir da formação no Senac RJ. A ação publicitária também inclui uma série fotográfica com personagens diversos, retratando a realização de seus sonhos. “Mais do que uma campanha, ‘Jornada’ é parte de um movimento maior de renovação do Senac RJ”, conta Heber Moura, diretor de Comunicação e Marca do Senac RJ, ao explicar que a instituição vem transformando sua comunicação e modernizando seu portfólio de cursos, com investimentos em laboratórios, eventos e iniciativas inovadoras às demandas do mercado. “O conceito ‘Pra ser o que você quer ser’ expressa o compromisso com a autonomia, o protagonismo e o desenvolvimento contínuo de cada aluno”, diz. Eloísa Pinheiro, Diretora de Atendimento da Binder, acrescenta que esta nova fase reafirma a missão da instituição de transformar vidas por meio da educação profissional, com uma abordagem moderna, conectada às aspirações e às necessidades do mundo contemporâneo.
Presença massiva na mídia – Com um plano de mídia robusto e diversificado, a campanha será apresentada em emissoras abertas de TV – Globo, Record, SBT, Band e RedeTV! –, em mais de 60 salas de cinema e em diversos canais online. A estreia da campanha, no Fantástico, foi precedida, no sábado (19/07), por uma ação especial: a exibição de uma história inspirada no programa “Não Era Só Mais Um Silva”, da Globo. A presença digital será abrangente, com veiculação em mídias online e redes sociais, além de boletins em rádios de grande audiência, com conteúdo voltado para cursos, empregabilidade, transição de carreira e oportunidades no mercado de trabalho.
As unidades do Senac RJ também estão ambientadas com um conjunto completo de materiais de comunicação – A estratégia contempla ainda mídia exterior, com mais mil ativos espalhados por todo o estado do Rio de Janeiro, incluindo outdoors, busdoors, painéis digitais, mobiliário urbano e metrô. As unidades do Senac RJ também estão ambientadas com um conjunto completo de materiais de comunicação, reforçando a mensagem em todos os pontos de contato com o público. “Esse amplo plano de mídia reforça o compromisso do Senac RJ com a inclusão e o acesso à educação profissional de qualidade. A campanha fala com quem está iniciando sua trajetória profissional, deseja evoluir na carreira, se atualizar ou mesmo mudar de área, sempre com foco na realização dos sonhos e na conquista da autonomia”, conta Leandro Euzebio, Diretor de Criação da Binder.
O filme
FICHA TÉCNICA
Agência: Binder
Cliente: Senac
Aprovação: Heber Moura, Christiane Oliveira, Anita Bastos, Rodrigo Bessa, Malu Brasil, Beatriz Florêncio, Ercília Teixeira.
Diretora de Atendimento: Eloisa Pinheiro
Atendimento: Jaqueline Mendonça e Tatiana Gomes
Vice-presidente de Planejamento: Lucas Daibert
Planejamento: Rodrigo Salles
VP de Criação: Marcos Apóstolo
Direção de Criação: Leandro Euzébio
Direção de Arte: Tatiana Rodrigues
Redação: Gabriel Gil
Head de Criação Digital: Alex Paulo
Direção de arte digital: Luana Buzato
RTVC: Gabriella Cardoso e Nathália de Freitas
Diretora de Mídia: Miriã Lisboa
Mídia: Nicoli Ribeiro, Mônica Moreno e Emelyn Santos
Produtora de Filmes: Jubarte
Direção de Filme: GABA (Elisa Brites e Lucas Romano)
Produtora de Áudio: Blood Áudio
Findes recebe convidados para o Data Business Indústria + ESG! – Na próxima quarta-feira, dia 30 de julho, às 8hs, o Auditório da Findes recebe o Data Business Indústria + ESG , evento que vai reunir as principais lideranças do setor para debater como o Brasil e o Espírito Santo podem liderar a próxima revolução industrial global. Entre os nomes já confirmados estão Paulo Baraona (Presidente da Findes), Fernando Dalla Bernardina (Diretor Presidente da Cedisa), André Brito (Gerente Executivo de Relações Corporativos na Suzano) e Leo de Castro (Presidente da Fibrasa). Auditório da Findes – Av. Nossa Sra. da Penha, 2053, 9º andar – Santa Lucia, Vitória/ES . As vagas são limitadas e você pode garantir sua presença fazendo a inscrição pelo link: https://cvent.me/yNyPDr
Abertas inscrições para a 37ª Acaps Trade Show 2025 – As inscrições para a Acaps Trade Show – Feira e Congresso de Supermercados 2025, o maior evento do varejo capixaba, aconteceram em 21 de julho. Durante três dias, de 16 a 18 de setembro, no Pavilhão de Carapina, na Serra, os participantes terão a oportunidade de participar de uma programação diversificada, com uma atração em tendências, inovação, conhecimento, networking e realização de negócios. A previsão da Associação Capixaba de Supermercados (Acaps) é que o evento reúna um público de mais de 22 mil profissionais e empresários de supermercados, padarias, bares, restaurantes, hotéis e outros segmentos, e mais de 200 expositores.
As inscrições devem ser feitas pelo site – www.acapstradeshow.com.br . Podem ser cadastradas gratuitamente, até dia 5 de setembro, empresas associadas à Acaps (Associação Capixaba de Supermercados) e varejistas não associados (proprietários e gestores de supermercados, mercearias, açougues, bares, hotéis, lanchonetes, restaurantes, atacarejo, panificador, lojas de conveniência, postos de gasolina e hortifruti). Dentro desse prazo, os varejistas afiliados à Acaps têm a oportunidade de realizar a inscrição de participantes de forma ilimitada.
O congresso Conexões com Resultados – (programação de palestras, painéis, workshops e workshops) traz nomes de peso do cenário nacional. Entre as atrações divulgadas estão Leandro Karnal, professor, escritor, historiador e um dos maiores pensadores da atualidade no Brasil; Marcos Piangers, autor do best-seller “O Papai é Pop”, que fez sucesso nos cinemas e preferências da internet ao abordar temas como protagonismo, felicidade, inovação, criatividade e futuro; e Karolina Kaory Chokyu, mais conhecida como Karol Babadeira, primeira influenciadora de Supermercados do Brasil.
Já o médico, advogado e professor Marcos Mendanha vai ministrar a palestra “NR1 – O impacto da saúde mental no futuro do trabalho”. Especialista em Medicina do Trabalho, Medicina Legal e Perícia Médica, e Direito do Trabalho, ele abordará as múltiplas causas, as dificuldades de diagnóstico, os desafios e a gestão das empresas neste tema. A Acaps Trade Show tem em sua programação uma atração inédita: o concurso Melhor Açougueiro do Espírito Santo, com o objetivo de valorizar, considerar e premiar os profissionais que combinam técnica, paixão pelo que fazem e compromisso com a melhor entrega ao cliente. Para atuar como consultor e jurado, foi convidado Marcelo Bolinha, um dos mais renomados profissionais do setor de açougue no Brasil.
Viação Águia Branca e MSP Estúdios lançam ônibus temático da Turma da Mônica – Após o sucesso da primeira colaboração, a Viação Águia Branca e a MSP Estúdios firmam a sua segunda parceria para promover cultura, educação e entretenimento aos passageiros de Norte a Sul do país. Nesta nova fase, o projeto apresenta o ônibus temático da Turma da Mônica, que circulará pelas estradas brasileiras e, durante as ações de lançamento da iniciativa, será transformado em uma verdadeira GIBiblioteca itinerante. A companhia já conta com o primeiro veículo temático do Chico Bento, lançado em janeiro como parte de um projeto cultural que passou a circular nas linhas operadas pela Águia Branca. Agora, o novo ônibus da Turma da Mônica, um modelo semileito com chassi RSD de 42 lugares, traz estampas icônicas dos personagens infantis da MSP Estúdios.
O lançamento aconteceu no último sábado (19) no Parque Villa-Lobos, Zona Oeste de São Paulo – O Ônibus da Turma da Mônica integra um conjunto de três veículos temáticos previstos para este ano, reforçando o compromisso da Águia Branca com experiências que ultrapassam a mobilidade, promovem a cultura brasileira e estimulam a leitura. “A segunda edição desta parceria reafirma a nossa proposta de oferecer mais do que uma viagem: queremos encantar nossos passageiros e proporcionar uma experiência marcante. Este novo ônibus vai fazer parte da nossa frota e operar nos mais de 750 destinos pelo país, levando mais cor para as estradas, diversão para os passageiros e estimulando a imaginação de quem tiver contato com ele”, destacou a CEO da empresa, Paula Barcellos.
De acordo com Marcos Saraiva, diretor-executivo da MSP Estúdios, a ampliação da parceria com a Viação Águia Branca reforça o posicionamento multiplataforma da empresa. “O ônibus temático da Turma da Mônica nos permite cruzar fronteiras geográficas e afetivas, proporcionando experiências que fortalecem o vínculo com as famílias e ampliam a presença dos nossos personagens na rotina das pessoas, com entretenimento, propósito e emoção”, pontua Saraiva.
Ações para toda a família – Como parte do lançamento desta nova fase, o ônibus foi apresentado ao público em um evento gratuito para toda a família realizado no Parque Villa-Lobos no último sábado. Na ocasião, os visitantes participaram de oficinas de dobradura e pintura, brincadeiras interativas, receberam paper toys do novo ônibus e tiraram fotos com os personagens Mônica, Cebolinha e Milena. No interior do veículo, estavam livros disponíveis e gibis da Turma da Mônica, reforçando seu papel como biblioteca itinerante e ponto de incentivo à leitura. Já na biblioteca do Parque, outras atividades lúdicas também fizeram parte do programa. No domingo, 20 de julho, o Terminal Tietê recebeu mais uma ação da parceria, com a inauguração de um espaço infantil permanente na sala VIP da Águia Branca. O ambiente temático oferece estrutura para colorir e área instagramável. Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais também publicaram edições especiais de lançamento do novo ônibus temático da Turma da Mônica, com experiências culturais e afetivas para toda a família por meio do transporte rodoviário.
Bandes divulga resultado da primeira etapa da chamada pública para gestora do Fundo de Descarbonização – A chamada pública para selecionar a empresa gestora de recursos do Fundo de Descarbonização do Espírito Santo está em andamento. Nesta segunda-feira, 21 de julho, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) comunicou as três empresas classificadas para a segunda etapa do processo de seleção das empresas para promover a descarbonização da economia capixaba. O resultado final será divulgado no dia 1° de agosto. Aberta em âmbito nacional, a iniciativa recebeu 11 propostas. Dessas, três empresas foram classificadas para seguir no processo: BTG Investimentos (SP), Régia Capital (RJ) e Vinci (RJ). Elas apresentarão presencialmente suas propostas diante da comissão de seleção na próxima segunda-feira (28), quando serão analisadas conforme os critérios técnicos estabelecidos no edital.
“Foram recebidas 11 propostas e agora estamos com três selecionadas. O Fundo de Descarbonização é um instrumento para que possamos dar passos adiante para atingir as metas de Paris até 2050. O Espírito Santo tem se tornado referência em diversas áreas e o Fundo vem para ser um divisor de águas. Em breve, vamos anunciar os vencedores e iniciar uma nova era de descarbonização no Espírito Santo”, comentou o governador do Estado, Renato Casagrande.
Supervisionado pelo Bandes – o Fundo de Descarbonização utiliza recursos do Fundo Soberano do Estado (Funses). “Esta seleção da empresa gestora é decisiva para a estruturação do Fundo de Descarbonização. Nossa expectativa foi atendida e estão concorrendo gestoras com ampla experiência em finanças climáticas, capazes de estruturar veículos de investimento alinhados aos desafios da transição energética e da economia de baixo carbono”, afirmou o diretor-presidente do Bandes, Marcelo Saintive. (foto) Ele ressaltou que a gestora selecionada deverá ser aderente à tese de investimento do Fundo, que é fundamentada no Plano Estadual de Descarbonização, fazendo com que os recursos cheguem a projetos concretos, escaláveis e com impacto ambiental mensurável. “O Bandes, como banco de desenvolvimento, tem atuado para criar um ambiente institucional forte, que ofereça segurança e previsibilidade aos investidores no Estado. Esperamos que a vencedora esteja à altura da ambição do Espírito Santo de estar entre os protagonistas da agenda verde no País”, completou Saintive.
O resultado do edital revela o alto nível dos projetos apresentados – O secretário de Estado de Desenvolvimento, Rogério Salume, falou sobre a importância de mais esse passo na modernização do Espírito Santo. “Dentro do Fundo Soberano, criamos um fundo específico voltado à descarbonização, com o objetivo de impulsionar iniciativas sustentáveis e atrair empresas comprometidas com o meio ambiente. O resultado do edital revela o alto nível dos projetos apresentados: três empresas extremamente qualificadas foram selecionadas, o que reforça a confiança do setor produtivo em nosso Estado. Esse é um avanço concreto na construção de uma política de desenvolvimento que alia inovação, responsabilidade ambiental e geração de oportunidades.”
O Fundo de Descarbonização – A iniciativa está alinhada com o Plano de Descarbonização e Neutralização das Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) do Espírito Santo, lançado em 2023, que tem como metas a redução de 27% das emissões de gases de efeito estufa até 2030 e a neutralidade nas emissões de carbono até 2050. O financiamento é uma peça-chave nesse processo, pois viabiliza a execução das ações previstas e garante a continuidade das políticas públicas voltadas para a sustentabilidade. O fundo, anunciado pelo Governo no final de 2024, seguirá as diretrizes da CVM e da ANBIMA e terá aporte de R$ 500 milhões do Funses, podendo receber novos investimentos. O Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) deverá apoiar empreendimentos que contribuam para a descarbonização nos setores de infraestrutura, indústria, agricultura e serviços. A proposta vencedora deverá demonstrar capacidade técnica e experiência na estruturação de fundo aderente a práticas de investimento sustentável, com estrutura de custos competitiva e alinhamento aos objetivos de descarbonização do Estado do Espírito Santo. Mais informações: www.bandes.com.br/descarbonizacao
Ultrafarma celebra o Dia dos Avós com campanha especial nas Óticas da rede – Após o sucesso de ações como o “Dia do Medicamento Barato” e o recente “Dia do Óculos Barato”, a Ultrafarma reforça sua presença no segmento óptico com uma nova campanha emocional e promocional, desta vez dedicada ao Dia dos Avós, realizado no dia 26 de julho. A partir desta segunda-feira, 21 de julho, todas as unidades das Óticas Ultrafarma participam da ação especial, que convida os clientes a levarem seus avós para fazer um óculos completo — com armação e lentes — e, como presente, receberem gratuitamente um óculos solar da marca MX. Estrelada por Sidney Oliveira, presidente e fundador da rede, a campanha destaca o cuidado com a saúde visual das avós como uma forma de retribuir o amor e o zelo recebido ao longo da vida.
“Você cuida de quem ama, e a Ultrafarma cuida de você” é o mote da ação, que busca promover bem-estar, vínculos familiares e acesso a produtos de qualidade com preços acessíveis. Com mais de 39 lojas em operação no estado de São Paulo e apostando em uma estratégia de marketing que combina emoção, oportunidade e propósito, a Ultrafarma segue ampliando sua atuação no varejo óptico. O slogan “Ultrafarma também é Ótica” reforça essa identidade e posiciona a rede como referência no cuidado integral à saúde. Para localizar a unidade mais próxima, basta acessar: oticasultrafarma.com.br
Confira:
Ficha técnica:
Agência: Cavaz Publicidade
Diretor de Marketing: Maurício Cavazani
Criação executiva: Valdir Taboada e Maurício Cavazani
Produtora: Pernas Video
Sabesp lança campanha institucional com jingle clássico para os paulistas – Após dar início ao seu movimento de comunicação pós-desestatização, a Sabesp, Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, resgata um clássico da música paulistana em sua nova campanha institucional, intitulada “Vambora”, criada pela agência Asia — a primeira desenvolvida para a empresa. A peça é inspirada na composição “Amanhecendo”, do álbum Sinfonia Paulistana, lançada por Billy Blanco em 1974. Conhecida por seu refrão marcante “Vambora, vambora, olha a hora, vambora”, a canção se tornou um símbolo afetivo. Com o conceito “Nossa Sabesp. Uma Sabesp pra todos”, a campanha expressa aos cidadãos paulistas o objetivo de ampliar o acesso ao saneamento básico em todos os municípios, comunidades, periferias e zonas rurais. Ao todo, estão sendo construídos cerca de 10 mil km em novas tubulações, para garantir que o saneamento básico possa chegar a todos os locais mapeados. A campanha reforça o novo momento da Companhia e sua missão de estar cada vez mais próxima da população.
Ação celebra novo momento da companhia e anuncia que saneamento básico chegará para todos – O filme utiliza o refrão “Vambora, vambora, tá na hora. Sabesp é agora”, despertando nostalgia e resgatando a memória afetiva do público. A música escolhida marcou uma geração ao retratar de forma sensível o cotidiano da metrópole, reforçando o vínculo emocional com quem vive e circula pelo estado de São Paulo. A campanha também contará com anúncios em tapumes de obras e outdoors instalados em estradas, alcançando moradores e visitantes das cidades atendidas, além dos desdobramentos digitais para as redes sociais. “Realizamos pesquisas e estudos sobre a percepção do público sobre a Sabesp e chegamos à conclusão de que não basta apenas entregarmos obras. É preciso que a comunicação seja uma ferramenta de relacionamento com todos, até para viabilizar a universalização e prestar contas do nosso trabalho. Essa campanha vem de encontro a isso: será um convite ao paulistano para engajar conosco e celebrar a chegada do saneamento básico a todos”, afirma Kelly Marques, diretora de Comunicação da Sabesp.
“Ter a oportunidade de trabalhar lado a lado com uma marca de tamanha relevância como a Sabesp é, para a Asia, a confirmação de que estamos no caminho certo. Neste novo momento de comunicação, nosso primeiro trabalho para a marca não só celebra a história de São Paulo como projeta o futuro de uma Sabesp cada vez mais presente para todos os cidadãos do estado”, conta Sérgio Brandão, cofundador e CEO da Asia.
Link do filme:
Sand fortalece operação ao vivo com núcleo fixo de transmissão e anuncia Rodrigo Oliveira como diretor da área – A Sand, referência audiovisual na captura de experiências reais no Brasil, anuncia a criação de um núcleo fixo de transmissão, ampliando sua estrutura e reforçando sua atuação em produções ao vivo. Para liderar a nova frente, a produtora integra ao time Rodrigo Oliveira, que assume como diretor de transmissão. Com sólida experiência em lives, eventos híbridos e grandes entregas em tempo real, o profissional chega para impulsionar essa vertical estratégica. Com a mudança, a produtora passa a operar com uma célula dedicada exclusivamente à transmissão, expandindo sua presença em projetos que exigem alto rigor técnico, olhar criativo e fluidez operacional. A aposta responde à crescente demanda por experiências que acontecem em tempo real e que pedem excelência de ponta a ponta.
Nova estrutura consolida frente estratégica da produtora e reforça expertise em produções em tempo real – “Somar à Sand neste movimento de expansão é extremamente gratificante. Estamos estruturando uma operação de transmissão que combina método, escala e criatividade com o mesmo nível de excelência que já é a marca registrada da produtora. É uma construção sólida, com visão de longo prazo”, afirma Rodrigo Oliveira, diretor de transmissão da Sand. A entrada de Rodrigo sela a consolidação da Sand como uma produtora com capacidade integrada: da ideia à transmissão. Com passagens por projetos para marcas como L’Oréal, TikTok, Itaú, Dove e Shell, além de nomes como Thiaguinho, Ludmilla e Orquestra Petrobras, o diretor reúne repertório técnico e artístico para somar à proposta da Sand de criar experiências memoráveis, tanto no físico quanto no digital. Para Égon Marzullo, CEO da Sand, a contratação faz parte de um movimento estratégico. “A Sand está em um momento de crescimento e consolidação como uma produtora que entrega experiências completas. A chegada do Rodrigo é fundamental para estruturarmos a área de transmissão de forma permanente, garantindo qualidade técnica e inovação em uma frente cada vez mais demandada pelo mercado”, afirma.
O mercado de fast casual no Brasil: Jeronimo consolida posição de liderança no setor – O setor de alimentação fora do lar tem apresentado crescimento consistente no Brasil, impulsionado por mudanças no comportamento do consumidor, avanço da digitalização e pela busca por experiências que aliem conveniência e qualidade. Nesse contexto, o segmento de restaurantes fast casual desponta como uma das principais tendências do mercado de foodservice, com projeções de expansão média anual de 7% até 2028, segundo dados da Redirection International. Alinhado a esse movimento, o Jeronimo Smash Burger, vem se consolidando como uma referência nacional. Com uma proposta que combina ingredientes de alta qualidade, atendimento ágil e ambiente moderno, a marca atende de forma estratégica às expectativas das novas gerações de consumidores, que priorizam praticidade, tecnologia e uma experiência diferenciada.
Com mais de 50 restaurantes Jeronimo em operação no Brasil – a rede adota um modelo operacional eficiente, baseado em soluções como autoatendimento, integração com plataformas digitais e formatos de lojas adaptáveis, como o Jeronimo Track, que inclui serviço de drive-thru. Por trás desse crescimento está o Grupo Madero, uma das maiores empresas de casual dining da América Latina, com mais de 280 restaurantes em operação. A marca também tem avançado na implementação do modelo híbrido, que une as operações do Madero e do Jeronimo no mesmo ambiente físico, com 36 restaurantes já operando nesse formato e desempenho positivo: os restaurantes híbridos apresentaram crescimento de 35,9% nas vendas de mesmas lojas no 1T25, reforçando a atratividade da proposta para diferentes perfis de consumidores. Essa estratégia tem ampliado a presença da marca em diversas regiões do país, alcançando um público cada vez mais diverso.
O modelo de negócio verticalizado do Grupo Madero – que vai da produção em Cozinha Central à logística de distribuição, garante padrões elevados de qualidade, controle rigoroso e escalabilidade, fatores essenciais para sustentar a expansão das marcas do grupo, inclusive no modelo híbrido, mesmo em um ambiente desafiador para o setor. “Criamos o Jeronimo para dialogar com um novo perfil de consumidor, que busca agilidade, simplicidade e qualidade sem abrir mão da experiência. O sucesso da marca mostra que é possível inovar com consistência, respeitando os princípios que sempre guiaram o Grupo Madero”, afirma Junior Durski, CEO e fundador do Grupo Madero. Com uma estratégia baseada em eficiência operacional, foco no cliente e melhoria contínua, o Jeronimo reafirma seu posicionamento como uma das principais referências do fast casual no Brasil.