O ano de 2026 será marcado por viagens mais autênticas, conectadas e transformadoras, segundo o recém-lançado Travel Trends 2026, do Skyscanner, apresentado no Brasil pela primeira vez. O estudo desenvolvido pela plataforma global de viagens analisou bilhões de buscas realizadas no site e contou com uma pesquisa global com mais de 22 mil pessoas, incluindo mil brasileiros que já planejam suas viagens para o próximo ano. Para conhecer o Skyscanner, a Sherlock Communications levou até a cidade de São Roque, interior de São Paulo, um seleto grupo de jornalistas para conhecer em primeira mão os resultados do Travel Trends 2026.
Em resumo, 2026 é o ano em que viajar se torna algo pessoal – Com o custo de vida ainda sendo prioridade para as decisões dos viajantes, as viagens do próximo ano estão sendo planejadas com propósito, moldadas por paixões, prioridades e por uma noção individual do que realmente “vale a pena”. Os dados revelam as principais tendências que irão moldar o comportamento dos viajantes em 2026, abrangendo novos hábitos de consumo, preferências culturais e escolhas de destinos. Entre os destaques estão sete tendências globais que mostram como os viajantes estão redesenhando suas jornadas, além de listas dos destinos mais buscados na plataforma e dos locais com maior queda no preço das passagens aéreas (partindo de São Paulo).
Confira os principais insights voltados ao público brasileiro.
Para onde os brasileiros querem viajar em 2026 – Os especialistas em viagens do Skyscanner analisaram milhares de dados e selecionaram 10 destinos que registraram os maiores aumentos nas buscas em relação ao ano anterior. “Os brasileiros estão voltando seus olhares para destinos menores e menos conhecidos, que oferecem experiências autênticas, além das atrações turísticas já consolidadas”, revela Bruna Reis, (foto) especialista em voos e viagens do Skyscanner. Confira abaixo o top 10 completo.
- Barretos, Brasil (+383%) – Famosa pelo rodeio e pela cultura sertaneja, Barretos vem se consolidando como um polo turístico após investimentos em infraestrutura e ações de promoção nacional e internacional.
- Copiapó, Chile (+263%) – Porta de entrada para o Atacama e o Desierto Florido, fenômeno natural raro que deve ocorrer na primavera de 2026.
- Assunção, Paraguai (+121%) – A capital paraguaia ganha visibilidade com novas rotas internacionais e um aumento de 53% no turismo em 2025.
- Montego Bay, Jamaica (+86%) – Resort caribenho com praias, campos de golfe e vida noturna vibrante, em alta graças ao número recorde de visitantes da América Latina e à forte repercussão na mídia.
- Santa Cruz, Bolívia (+86%) – Cidade tropical que combina charme colonial e vida moderna, atraindo turistas como base para explorar as missões jesuíticas, parques naturais e a rota até o Salar de Uyuni.
- Oranjestad, Aruba (+72%) – Sol, mar azul e clima agradável o ano todo. O destino vem ganhando popularidade entre os brasileiros com o aumento das opções de voos diretos.
- Hong Kong, China (+71%) – Metrópole vibrante de gastronomia, cultura e eventos, em alta após a flexibilização de vistos para brasileiros.
- Casablanca, Marrocos (+59%) – Seus mercados coloridos e passeios pelo deserto têm atraído brasileiros depois de viralizarem no TikTok e no Instagram.
- Sófia, Bulgária (+57%) – Uma forma acessível de explorar a Europa. Montanhas, cafés e uma atmosfera tranquila tornam a cidade atraente para quem busca baixo custo e autenticidade.
- Tirana, Albânia (+56%) – Conhecida por suas ruas coloridas e clima festivo, ganhou fama entre brasileiros como a “nova Croácia”, ainda pouco explorada.
As rotas com maior redução no preço das passagens aéreas em 2026, saindo de São Paulo – Procurando destinos interessantes que não pesem no bolso? Os especialistas do Skyscanner reuniram as tarifas aéreas que registraram as maiores quedas no preço para o próximo ano. “A redução é resultado de fatores como a abertura de novas rotas, o aumento de frequências por companhias aéreas low cost e a retomada de voos diretos, como a rota São Paulo–Porto, recentemente reativada”, explica Bruna.
- Assunção, Paraguai (–60%)
- Caxias do Sul, Brasil (–28%)
- Santa Cruz, Bolívia (–27%)
- Punta Cana, República Dominicana (–26%)
- Fernando de Noronha, Brasil (–22%)
- Porto, Portugal (–19%)
- Fortaleza, Brasil (–17%)
- Recife, Brasil (–16%)
- Orlando, Estados Unidos (–14%)
- Ushuaia, Argentina (–13%)
As 7 tendências que vão moldar o turismo em 2026
Glowmads (De mãos dadas com a beleza): “Em 2026, 33% dos brasileiros pretendem comprar produtos de beleza e skincare locais durante as viagens, incorporando o autocuidado à experiência de viajar”, afirma Isla dos Santos, especialista em voos e viagens do Skyscanner. A tendência é comum entre todas as gerações: 35% da Geração Z e dos Millennials seguem o movimento, em comparação com 29% da Geração X e 32% dos Boomers. 41% dos entrevistados afirmam que fazem atividades relacionadas à beleza durante a viagem porque faz parte da sua prática de autocuidado, enquanto 37% querem experimentar a cultura de beleza local.
Shelf discovery (Os sabores nas prateleiras): A prática de visitar supermercados durante as viagens consolidou-se como uma forma autêntica de explorar a cultura local. 39% dos brasileiros pretendem conhecer supermercados e mercearias em suas viagens em 2026. Entre os principais motivos estão o desejo de descobrir comidas, lanches e bebidas que não existem no Brasil (48%), encontrar souvenirs acessíveis para presentear (35%) e observar o cotidiano em outros países (27%). “Os supermercados se tornaram quase atrações culturais para os viajantes, oferecendo uma amostra dos hábitos e sabores locais”, analisa Isla.
Bookbound (Viagens literárias): 76% dos brasileiros já fizeram ou considerariam fazer uma viagem inspirada pela literatura. “Os livros podem influenciar a escolha dos destinos das pessoas”, revela Isla. Segundo o levantamento, 46% dos brasileiros considerariam visitar um destino mencionado em um livro, 44% incluiriam livrarias ou bibliotecas famosas em seus roteiros e 38% gostariam de conhecer as cidades natais de autores.
Destination check-in (O destino é o check-in): Para muitos viajantes, o hotel ou a pousada deixaram de ser apenas um lugar para passar a noite e se tornaram o protagonista da viagem. Os números confirmam essa transformação: 61% dos brasileiros já escolheram um destino principalmente por causa de um local onde queriam se hospedar. A tendência é ainda mais forte entre os mais jovens — 64% da Geração Z e 66% dos Millennials, em comparação com 38% dos Boomers. “Estamos vendo as acomodações saírem do pano de fundo e assumirem o centro do palco, tornando-se experiências por si só”, afirma a especialista em voos e viagens do Skyscanner.
Catching flights and feelings (Conexões aéreas e humanas): 75% dos brasileiros já fizeram ou considerariam fazer uma viagem com o objetivo de conhecer novas pessoas. Segundo Isla, “os dados refletem uma mudança na forma como as pessoas viajam sozinhas. Mais do que independência, a jornada solo está se tornando também um espaço de socialização.” Essa abertura é ainda mais evidente entre os mais jovens: 85% da Geração Z e 79% dos Millennials já fizeram ou considerariam esse tipo de viagem, em comparação com 63% da Geração X e 56% dos Boomers.
Altitude shift (Mudança de altitude): As montanhas serão verdadeiros refúgios em 2026. Mais do que pelos esportes radicais, elas atraem pela promessa de ar puro, silêncio e bem-estar. “87% dos brasileiros já planejam ou consideram uma viagem para regiões montanhosas no verão ou outono de 2026, o que mostra que o turismo de altitude deixou de ser um nicho e passou a conquistar um público muito mais amplo”, revela Isla.
Family miles (Milhas em família): As chamadas viagens multigeracionais, que reúnem pais, filhos e avós, estão em alta. 69% dos brasileiros viajariam com familiares por prazer genuíno, enquanto 24% fariam isso para tornar as férias mais acessíveis. “Essa tendência reflete o desejo de criar memórias coletivas e fortalecer laços, mas também está relacionada a questões práticas, como o compartilhamento de custos”, explica Isla dos Santos ( foto) . Entre os mais jovens, o movimento é ainda mais evidente: 43% da Geração Z viajou com os pais e 61% dos Millennials com seus filhos pequenos nos últimos dois anos. Com mais de 100 milhões de usuários mensais em 30 idiomas, o Skyscanner apresenta este estudo em 19 mercados e 10 idiomas, consolidando sua posição como líder global na definição de novas formas de compreender o turismo.
Conhcecendo o Skyscanner – O Skyscanner é um dos principais aplicativos de viagens do mundo, ajudando viajantes a planejar e reservar suas viagens com facilidade e confiança. Todos os meses, o Skyscanner conecta milhões de viajantes em 52 países e 32 idiomas a mais de 1.200 parceiros confiáveis, permitindo que encontrem as melhores opções de voos, hospedagens e aluguel de carros. Fundado em 2003, o Skyscanner possui escritórios na Europa, na Ásia-Pacífico e na América do Norte, onde desenvolve inovações centradas no viajante, com base em dados e insights. Utilizando tecnologias avançadas, o Skyscanner simplifica as complexidades do setor e oferece soluções honestas e transparentes, analisando mais de 80 bilhões de preços por dia para garantir que os viajantes tenham, em um só lugar, acesso às melhores opções disponíveis. Para conhecer mais e ter mais informações sobre viagens acesse https://www.skyscanner.net/sttc/px/captcha-v2/index.html?url=L3RyYXZlbC10cmVuZHM/&uuid=fabffcca-ad59-11f0-8c24-6ce5a8724b85&vid=
Smoke Films produz peça de FOOH para anunciar chegada do Hospital Vitória Apart em Vila Velha – A Smoke Films foi a produtora responsável pela criação e execução do FOOH que marca a expansão do Hospital Vitória Apart para a cidade de Vila Velha. Unindo tecnologia e criatividade, a ação utiliza um helicóptero que sobrevoa pontos estratégicos de Vitória carregando uma placa com a marca do hospital, em direção ao Convento da Penha, um dos principais cartões-postais do Espírito Santo. A peça, desenvolvida para gerar impacto e despertar curiosidade, reforça o conceito de chegada da nova unidade, sendo finalizada com a mensagem “Estamos Chegando” e uma trilha sonora sutil de piano, que faz referência a este ícone já conhecido do Hospital Vitória Apart. A peça, que já ultrapassou 65 mil visualizações orgânicas, reforça o compromisso da Smoke Films em criar experiências visuais inovadoras, capazes de unir tecnologia e emoção para conectar marcas e pessoas de maneira autêntica e memorável.
Confere abaixo como ficou:
Aegea Saneamento ganha prêmio nacional de diversidade e inclusão – A Aegea Saneamento acaba de ser reconhecida como referência nacional em diversidade e inclusão ao conquistar o título de Top of Mind no Prêmio Diversidade em Prática 2025, com mais de 60% dos votos em uma escolha popular. No Estado, a empresa – gigante do saneamento no Brasil – é responsável pela operação do sistema de esgotamento sanitário dos municípios de Serra, Vila Velha e Cariacica. O prêmio reafirma o protagonismo da companhia na promoção de uma cultura organizacional plural e inclusiva, impulsionada pelo programa “Respeito Dá o Tom”, criado para valorizar a equidade racial e fortalecer o respeito às diferenças em todas as suas formas.
Reconhecimento nacional consolida o “Respeito Dá o Tom” – “Com presença em mais de 800 municípios brasileiros, a Aegea tem demonstrado que investir em diversidade é não apenas um compromisso ético e social, mas também um diferencial competitivo, capaz de gerar valor real para a sociedade e para o mercado”, assinala a diretora-presidente da companhia no Estado, Lucilaine Medeiros ( foto) . O reconhecimento nacional consolida o “Respeito Dá o Tom” como uma das iniciativas mais robustas do setor de saneamento no tema da inclusão, reforçando a importância de políticas corporativas sustentáveis e integradas às estratégias de negócio.
Adrenalina Pura+ lança campanha para o Halloween – O canal de streaming Adrenalina Pura+, especializado em ação, terror e suspense, está contando os minutos para a chegada do Halloween, celebrado no Brasil em 31 de outubro. E para entrar no clima da data mais aterrorizante do ano, o canal e sua agência Onzevinteum criaram uma campanha com influencers especialistas em maquiagem, que a cada sexta-feira do mês se transformam em uma figura horripilante. Gabriela Sampaio (@bibi_burns) e Nathália Mattis (@nathaliamattis) protagonizaram os primeiros reels, que já estão disponíveis no perfil do canal no Instagram. Os próximos vídeos revelam as criações de Natan Ribeiro (@nr.ribeirox), Luara Reisinger (@luara.reisinger) e Rubia (@nosferotika).
Influencers do universo da maquiagem se transformam para estrelar campanha – Para finalizar, todos os reels fazem a conexão com o canal com uma cartela que remete ao Adrenalina Pura+. No mês do Halloween, o serviço de streaming apresenta sete lançamentos do gênero, sendo que três títulos são exclusivos: o terror sobrenatural “The Dogs”, de Valerie Buhagiar, e “The Reckoning”, dirigido pelo indicado ao Emmy Neil Marshall (“Game of Thrones”), que estrearam no dia 16 de outubro; e “I See You”, dirigido por Adam Randall e protagonizado por Helen Hunt, que estará disponível a partir de 23 de outubro. O canal Adrenalina Pura+ é uma parceria exclusiva da SOFA DGTL e da CALIFORNIA FILMES, e está disponível para assinatura no Prime Video, Apple TV e Claro TV+.
video
https://www.instagram.com/reel/DPWdbZTkc7p/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA%3D%3D
Ficha técnica:
Agência: onzevinteum
Diretor de Criação: Gustavo Bastos
Criação: Gustavo Bastos, Diego Crisostomo, Danilo Dragon e Clara Lorenzi
Social Media: Danilo Dragon
Planejamento: Janice Marins
Finalização: Jorge Clapp
Aprovação: João Ramirez, Maria Polo e Pagú Corrêa.
Luxo sustentável: tendência global chega ao estado com projeto em Guarapari – O conceito de luxo imobiliário está mudando. Se antes era sinônimo de localização privilegiada e acabamentos sofisticados, hoje ele se redefine por critérios como sustentabilidade, inovação arquitetônica e qualidade de vida. E essa não é uma moda passageira: um estudo global da consultoria Simon-Kucher mostra que 60% dos consumidores de alta renda já levam em conta aspectos ambientais ao decidir onde investir. No exterior, empreendimentos como o Bosco Verticale, em Milão, ou o One Central Park, em Sydney, se tornaram ícones de uma nova forma de morar, que alia sofisticação e consciência ambiental. No Brasil, a tendência também ganha força: edifícios ecoeficientes já conseguem reduzir em até 30% o consumo de energia e alcançam valorização de 10% a 20% no mercado de revenda, segundo dados do setor.
No Espírito Santo, um projeto em Guarapari simboliza bem essa transição – O Manami Ocean Living, empreendimento da Invite Inc. na Enseada Azul, aposta em soluções que integram luxo e sustentabilidade. São painéis solares, sistemas de reaproveitamento de água e uma arquitetura que dialoga com a paisagem natural da península onde está localizado. Ao mesmo tempo, o projeto mantém os elementos que marcam o alto padrão: sacadas com piscinas privativas, acabamentos em quartzito Taj Mahal e plantas generosas de até 210 m². Para Romero Valença, diretor da Invite Inc., a mudança vai muito além de atender a um nicho. É sobre garantir que o empreendimento seja coerente com o futuro que os consumidores exigem. “O mercado de luxo está mais atento do que nunca às transformações sociais e ambientais. Hoje, não basta entregar exclusividade e sofisticação: é preciso pensar no impacto do empreendimento sobre o meio ambiente e sobre a vida das pessoas que vão viver nele. O Manami foi projetado para ser uma resposta a essa demanda — um imóvel de alto padrão que alia design, conforto e responsabilidade.”
Empreendimento coerente com o futuro que os consumidores exigem – Romero acrescenta que a preocupação é também com o legado. “Estamos construindo algo que deve valorizar não só o patrimônio dos compradores, mas também a paisagem e a comunidade onde está inserido. O desafio foi pensar cada detalhe para que o projeto fosse sustentável do ponto de vista ambiental, econômico e humano.” Mais do que um empreendimento, o Manami representa um debate que interessa a todos: como o mercado imobiliário pode ajudar a construir cidades mais sustentáveis sem abrir mão da qualidade de vida. E essa discussão, que já movimenta grandes capitais globais, agora ganha espaço também no litoral capixaba.
Sicredi lança nova campanha publicitária para reforçar o impacto positivo do cooperativismo – O Sicredi, instituição financeira cooperativa com presença nacional e mais de 9,5 milhões de associados, lança nova campanha institucional para mostrar o impacto positivo que gera nas regiões onde está presente. O filme principal estreou no 15 de outubro, em rede nacional, e terá desdobramentos em mídia digital e OOH.Com o mote “Acreditar no cooperativismo para transformar vidas, isso é ter com quem contar”, a campanha reforça o papel do Sicredi como agente de transformação social e econômica, alinhando-se ao Ano Internacional das Cooperativas, declarado pela ONU.
Nova campanha destaca como cada transação financeira contribui para o desenvolvimento sustentável e local – O filme mostra que, ao longo dos mais de 120 anos de história do Sicredi as formas de pagamento evoluíram – do pagamento em dinheiro, passando pelo cheque até o Pix – mas uma coisa permanece: cada transação financeira feita por meio da instituição gera impacto positivo na sociedade e nas regiões onde atua. A campanha recria cenários históricos desde 1902, e permeia as décadas de 1940, 80, 90 até os dias atuais, conectando passado, presente e futuro. A trilha sonora também é um elemento marcante. O clássico “Não é só Dinheiro”, de Tim Maia, retorna em versão instrumental adaptado e incorpora elementos musicais de cada década retratada.
A campanha e o impacto social – A campanha também apresenta dados reais que evidenciam o impacto social gerado pelo Sicredi, como os mais de R$ R$ 435 milhões aplicados em investimentos sociais, R$ 15 bilhões destinados ao empreendedorismo feminino e as 5 milhões de pessoas beneficiadas por programas de educação, conforme aponta o Relatório de Sustentabilidade 2024. Esses números estão presentes no filme e nas peças de divulgação, reforçando o Sicredi como agente de transformação nos municípios onde está presente. Além disso, um dos principais atributos da marca é o relacionamento próximo das cooperativas com seus associados. Isso reflete nos números de abertura de agências físicas no Brasil. “Só em 2024 foram abertas mais de 200 e a previsão é encerrar 2025 com mais 270 novas agências, resultando em mais de 3 mil agências em todo país. Desse montante, o Sicredi é a única instituição financeira presente fisicamente em mais de 200 municípios do país.”, lembra João Clark, superintendente de Marketing e Growth do Sicredi
Visibilidade e engajamento – A produção do comercial, grandiosa e humana, contou com uma equipe de mais de 350 profissionais na produção e um elenco com mais de 60 pessoas. Ao todo, foram mais de 40 horas de gravação para o filme principal da campanha. “A campanha dá continuidade à comunicação iniciada em 2023 com ‘É ter com quem contar’, agora com foco ampliado para a sociedade e dados reais de impacto. O movimento foi construído de forma colaborativa com os profissionais de marketing das nossas centrais e cooperativas, que vivenciam esse impacto na ponta. Cada transação no Sicredi representa mais do que uma operação financeira, é uma escolha que transforma vidas. É essa história que decidimos contar juntos”, destaca João Clark, superintendente de Marketing e Growth do Sicredi. Os movimentos de marketing da campanha foram pensados para gerar visibilidade e engajamento em diferentes frentes. A estratégia inclui mídia digital (YouTube e Meta), TV aberta, OOH em praças estratégicas, além de ações de influência com creators e branded content. Também foram planejadas ativações internas e externas, como o lançamento do filme institucional, materiais para redes sociais, ambientações locais e ações coordenadas com as 102 cooperativas do Sicredi.
Campanha nasce de escuta ativa com associados e sociedade – Além da participação dos profissionais de marketing das centrais e cooperativas do Sicredi, o movimento de comunicação teve como embasamento principal uma pesquisa conduzida pelo Time de Estudos de Comportamento do Associado do Sicredi, com o objetivo de entender como, quando e para quem comunicar o cooperativismo. Com mais de 1.500 respondentes associados e não associados na etapa quantitativa e 35 entrevistas na qualitativa, o estudo revelou que causas sociais e ambientais são fortemente associadas às cooperativas de crédito, sendo percebidas como atributos legítimos do cooperativismo. A pesquisa orienta a campanha a destacar o impacto positivo gerado pelas transações financeiras no Sicredi, tornando o propósito da instituição mais tangível e acessível.
Filme
Ficha Técnica
Campanha de Impacto Positivo Sicredi
Agência: Suno United Creators
Anunciante: Sicredi
Título: Impacto Positivo
Equipe Criativa e Estratégica
Criação: Bruno Brasil e Adriano Panda
Planejamento: Sérgio Katz, Kátia Fontana, Beatriz Poiani Ferro, Lara Sanches
Mídia: Luiz Augusto Zerbini, Priscila Sato, Jéssica Aline de Melo Silva, Pedro Henrique Alves Souza, Marília Graziela Pires, Júlia Lima Dias
Atendimento: Elthon Longhi, Raquel Hipólito, Sara Reis
Aprovação: João Clark, Luciana Branco, Ariel Ferraz, Juliana Oppelt
Produção Audiovisual
Produção Audiovisual: Ana Luisa André e Gisele Miranda
Produtora de Imagem: REBOLUCION BR
Direção: Cassu
Direção de Fotografia: Kairo Marcel Lenz
Assistentes de Direção: Fernanda Mendes, Tata Alves Sausmikat, Ozzy Souto
Produção Executiva: Ciro Cesar Silva
Direção de Produção: Fabio Arisaka
Coordenação de Produção: Erika Andrade e Sarah de Moura
Direção de Arte: Gizele Muler
Pós-produção / VFX: Warriors
Produção de Áudio e Fotografia
Produtora de Áudio: Comando S
Fotografia: José Zarella Neto
Produção Executiva (áudio): Patricia Bruschini
Hackathon de educação digital com prêmios de até €1.500 recebe inscrições até 24/10 – O Hack4Edu, hackathon internacional promovido pelo programa ProFuturo, iniciativa da Fundação Telefónica e Fundación “La Caixa”, em parceria com a Universidad Pontificia de Salamanca (UPSA), chega à 6ª edição, com o objetivo de estimular o desenvolvimento de soluções educacionais que utilizem Inteligência Artificial Generativa na Educação. Criado em 2020, o Hack4Edu já mobilizou mais de 1.200 participantes de 12 países e 30 universidades ibero-americanas, promovendo o desenvolvimento colaborativo de soluções pedagógicas aplicáveis a contextos desafiadores e vulneráveis. As inscrições ficam abertas até o dia 24 de outubro pelo site da iniciativa e a maratona acontece de forma híbrida (presencial e online) entre os dias 27 e 31 do mesmo mês, com equipes multidisciplinares formadas por estudantes, professores, pesquisadores, desenvolvedores, designers e entusiastas de inovação educacional. Durante a maratona, acontece uma imersão internacional colaborativa, na qual equipes multidisciplinares desenvolvem, em poucos dias, soluções educacionais inovadoras com o apoio de mentores e especialistas.
6ª edição do Hack4Edu, promovido no Brasil pela Fundação Telefônica Vivo – A programação inclui oficinas técnicas, momentos de cocriação, capacitações e sessões de pitch, nas quais os projetos são apresentados a uma banca avaliadora composta por representantes acadêmicos e do setor tecnológico. Os participantes são elegíveis para um total de 7 prêmios, distribuídos em três categorias, de acordo com a inscrição das equipes. As modalidades “inovadora” e “impacto social” são abertas para qualquer pessoa interessada, tanto individualmente como equipes de até seis pessoas. Já a modalidade “sênior” é voltada para equipes de estudantes universitários, que já desenvolvem alguma pesquisa ou trabalho científico relacionando IA e educação em suas faculdades.
Os três melhores projetos das categorias Inovadora e Sênior receberão prêmios de €1.500, €1.000 e €700 – respectivamente. Já na categoria Impacto Social, o projeto de destaque será premiado com €700. Cada projeto poderá conquistar apenas um dos prêmios e deverá responder a um desafio educativo real, demonstrando potencial de transformação em contextos vulneráveis. Serão valorizados critérios como impacto na comunidade educacional, abordagem inclusiva e equitativa, sustentabilidade, capacidade de escalabilidade e o uso ético e responsável da inteligência artificial. Outra premiação importante para a área acadêmica é o custeio e ajuda técnica para a publicação de um artigo científico na editora Springer — prestigiada casa editorial de divulgação científica. Cada faculdade, universidade e instituição de ensino participante terá a oportunidade de publicar um artigo de pesquisa, focado nos projetos desenvolvidos durante o Hack4Edu.
A apresentação oficial dessa publicação será realizada em 2026, na Universidade Pontifícia de Salamanca, na Espanha – O hackathon, além de incentivar a colaboração internacional, também busca promover o aprendizado prático e a resolução de problemas em tempo real, duas competências-chave na educação no século 21. Com foco na inclusão e equidade, o #hack4edu visa causar um impacto duradouro nas comunidades menos favorecidas, oferecendo soluções tecnológicas escaláveis e sustentáveis nesses ambientes. Isso não apenas incentiva o desenvolvimento profissional dos participantes, mas também fortalece as redes de cooperação entre instituições educacionais e tecnológicas. Por trás da iniciativa, está o ProFuturo, o programa de inovação educacional com tecnologia promovido pela Fundação Telefónica e pela Fundação “la Caixa”, a Pontifícia Universidade de Salamanca (UPSA) e a Rede de Cátedras Telefónica.
Na última edição, o hack4edu quebrou seu recorde histórico – com mais de 630 participantes de 28 universidades de 12 países (Espanha, México, Venezuela, Brasil, Panamá, Portugal, Uruguai, Colômbia, Itália, Equador, Venezuela e Peru), trabalhando por 72 horas para resolver 72 desafios tecnológicos relacionados à educação digital em ambientes vulneráveis. Nesta edição, espera-se que as soluções desenvolvidas durante o hackathon não apenas abordem problemas imediatos, mas também forneçam ferramentas inovadoras que possam ser aplicadas a longo prazo para melhorar a qualidade da educação e reduzir a exclusão digital e ser a base para a realização de projetos com alto potencial de impacto social.