Uma tartaruga-de-couro, considerada a maior espécie de tartaruga marinha do mundo, foi vista por moradores na faixa de areia da praia de Jacaraípe, na Serra, na terça-feira (08). O animal, que está ameaçado de extinção, buscou o local para realizar a desova.
O animal de 1,55 metros de comprimento por 1,22 metros de largura de casco chamou a atenção de banhistas e populares, que imediatamente acionaram o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA).
Para garantir o bem-estar do animal, as equipes da polícia ambiental e do Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (IPRAM) isolaram a área para que ela buscasse um local seguro para a desova, um evento extremamente raro no litoral brasileiro.
“As equipes adotaram protocolos específicos para evitar o estresse do animal, além de orientar a população sobre a importância de manter distância e evitar o uso de flash fotográfico ou barulhos excessivos, que podem interferir no comportamento natural da espécie”, explicou o BPMA.
Apesar da distribuição global, são raros os pontos de desova da tartaruga-de-couro no Brasil, o que torna ocorrências como esta ainda mais significativas para a ciência e para os esforços de conservação da fauna marinha.
Baleia aparece morta na mesma praia
Uma carcaça de baleia foi encontrada na areia da Praia do Barrote, em Jacaraípe, na Serra, na manhã desta quarta-feira (09).
Ainda não há detalhes sobre a espécie e o motivo da morte do animal. A reportagem fez contato com a Prefeitura da Serra para mais informações sobre o caso.