
A primeira etapa das obras de reforma do Terminal do Ibes, em Vila Velha, foi concluída na terça-feira (21). Com a conclusão, o início da segunda etapa foi anunciado para este domingo (26) e provocará mudanças em linhas de ônibus.
O anúncio da conclusão da primeira etapa e início da segunda foi feito pelo governador do Estado, Renato Casagrande, e pelo vice, Ricardo Ferraço. A plataforma 1, que estava em obras, será liberada para uso a partir de domingo (26) e a plataforma 2 passará por revitalização seguindo o mesmo padrão da primeira.
Mudanças em linhas durante segunda etapa das obras
Com o início da segunda etapa da reforma do Terminal do Ibes no próximo domingo, algumas linhas terão mudanças nos pontos de parada.
As 17 linhas que operam na plataforma das linhas alimentadoras serão remanejadas para a plataforma revitalizada. São elas: 580, 586, 590, 592, 600, 601, 603, 604, 605, 606, 607, 608, 625, 633, 650, 658 e 671.
Na Rua São Cristóvão, em que está instalada uma plataforma provisória durante as obras, passam a operar as linhas 503, 514, 516, 518, 519, 525, 526, 533, e 674.
A linha 674 (T. Vila Velha / T. Ibes, via Cristóvão Colombo – Circular), criada para atender ao trecho que antes era realizado pela 507 (T. Laranjeiras / T. Ibes, via Terceira Ponte / Reta da Penha), será operada na plataforma provisória.
Durante o período em que a plataforma 2 estará interditada, haverá informativos orientando sobre a localização das baias das linhas remanejadas, além de equipes uniformizadas para auxiliar com informações para familiarizar os usuários com os novos pontos de embarque e desembarque. No decorrer das obras, novas alterações poderão ser realizadas para melhor atender aos usuários.
Entendemos que as mudanças nos pontos de parada podem gerar dúvidas iniciais, mas pedimos a compreensão de nossos usuários, pois todas as adaptações visam aprimorar a experiência no terminal, com novas estruturas e mais segurança, e nossas equipes estarão a postos para orientar a todos durante este período de transição.”
Marcelo Campos Antunes, diretor-presidente da Ceturb-ES
Reforma do Terminal do Ibes
Na primeira etapa de obras, a plataforma 1 recebeu nova cobertura metálica termoacústica, reforma estrutural, piso podotátil, pintura geral e substituição completa da rede elétrica, com novas luminárias.
Também foram construídos o novo prédio administrativo da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros (Ceturb-ES), banheiros, lojas comerciais, bicicletário e bilheteria. Todos os espaços serão disponibilizados a partir de domingo (26).
Estamos concluindo a primeira parte da reforma do Terminal do Ibes e iniciando a segunda, para que possamos levar mais qualidade aos usuários, além de mais segurança e a possibilidade de uso do bicicletário.”
Renato Casagrande, governador
A segunda etapa contempla a revitalização integral da plataforma 2, que seguirá o mesmo padrão de modernização da primeira. As intervenções incluem ainda a reconstrução das pistas de rolamento e a implantação de um novo sistema de drenagem pluvial.
Nosso objetivo é oferecer um sistema de transporte público cada vez mais eficiente, confortável e sustentável, estimulando a população a optar pelo transporte coletivo e contribuindo para a melhoria da mobilidade urbana como um todo.”
Fábio Damasceno, secretário de Mobilidade e Infraestrutura
O investimento total na reforma do Terminal do Ibes é de R$ 20 milhões.