Um tornado que atingiu a cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, na tarde de sexta-feira (07), deixou ao menos quatro pessoas mortas e mais de 430 feridas. Os fortes ventos deixaram um rastro de destruição no município, que tem cerca de 14 mil habitantes.
Segundo a Defesa Civil do Paraná, 28 pessoas estão desabrigadas, além de cerca de 1 mil desalojadas. A força estima que o total de afetados seja de 10 mil.

Rio Bonito do Iguaçu está sem energia elétrica e teve 50% das estruturas da área urbana deterioradas. No vídeo, é possível ver que as fortes rajadas provocaram destelhamento de residências e abalos em estruturas, além de quedas de árvores e postes.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), os ventos que atingiram a cidade, localizada a cerca de 380 quilômetros de Curitiba, podem ter ultrapassado os 250 km/h.
Segundo o coronel Jonas Emmanuel Benghi, do Corpo de Bombeiros, a estimativa é que 40 agentes dos Bombeiros de outras partes do estado reforcem os trabalhos de resgate no local. Policiais militares e civis também devem atuar na ocorrência a partir deste sábado (08).
*Texto sob a supervisão da editora Erika Santos, com informações do Estadão