
Estudantes trans da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) poderão retificar nome e gênero em documentos oficiais nesta sexta-feira (30), durante o II Mutirão de Retificação de Nome e Gênero, que será realizado no campus de Goiabeiras, em Vitória.
A ação é promovida pela Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidade (Saad) da Ufes, em parceria com a Coordenação de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Espírito Santo (DPES). O atendimento acontece das 10h às 12h e das 14h às 16h, na sede da Saad, no prédio da Reitoria.
De acordo com a coordenação do mutirão, 12 estudantes já manifestaram interesse em realizar a retificação de dados como Certidão de Nascimento, RG e CPF. Os documentos necessários foram informados previamente às pessoas inscritas.
Além dos novos atendimentos, a iniciativa também vai acolher estudantes que já iniciaram o processo de retificação, mas não conseguiram concluí-lo por diferentes motivos.
Assim como na primeira edição, realizada em 2023, defensores públicos vão receber a documentação, formalizar os pedidos e orientar sobre os próximos passos do procedimento, incluindo o encaminhamento aos cartórios.
O II Mutirão de Retificação de Nome e Gênero integra a programação da VII Semana da Visibilidade Trans, organizada pelo Conselho para a Promoção da Cidadania e dos Direitos Humanos de LGBT+ do Espírito Santo, vinculado à Secretaria Estadual de Direitos Humanos.