
O UP Centro Educacional inicia a celebração de seus 25 anos de história, que serão completados em 2026, com uma campanha publicitária emocionante e cheia de significado criada pela agência MP. Reconhecida como referência em ensino de qualidade e resultados nos principais vestibulares do país, o UP deu início às comemorações reforçando sua essência e compromisso com a formação de gerações. O conceito “TODO MUNDO PODE SER” nasceu de uma criação especial: assinada pelo ex-aluno UP, João Pitanga, diretor criativo da MP Publicidade, entendeu a verdade da marca, somou com sua experiência de ex-aluno e atrelou aos pedidos do cliente.

Um conceito que coloca o aluno como protagonista do seu futuro – “A sala de aula do UP sempre foi um lugar aberto a debates ricos com os professores. A escola sempre teve esse espírito de abrir caminhos e mostrar direções aos jovens. E falo isso com propriedade, pois sou um ex-aluno da instituição. E fico muito feliz em poder dar vida a esse conceito através da minha experiência no UP, um lugar que me mostrou o que eu podia ser como pessoa e também como profissional. Foi ali onde descobri que a comunicação era uma possibilidade na minha vida.”, disse João Pitanga, Diretor de Criação e redator da campanha. A partir desse mote, foi desenvolvido um conceito visual, que coloca o aluno como protagonista, o selo comemorativo dos 25 anos e um VT manifesto, de quase 2 minutos, impactante e verdadeiro, que traduz a força da marca e a trajetória da instituição. O material ganhou versões de 30 e 60 segundos, exibidas em horário nobre, incluindo o intervalo do programa Fantástico, ganhando também muita visibilidade nas redes sociais.
Filme manifesto
Todo Mundo Pode Ser – Gravado no Teatro da Ufes, o filme reuniu 450 alunos de todas as idades da escola em um grande encontro de gerações. A narração e interpretação do texto ficou a cargo de Fábio Portela, diretor geral do UP, também ex-aluno e professor, que declarou com emoção seu vínculo com a história da instituição. “Num samba feito pra Baden Powell, Vinícius de Moraes cravou: a vida é a arte do encontro. Eu encontrei a Mônica. O UP, que educa para sempre, encontrou a MP, com ideias para sempre. Um presente maravilhoso para os nossos 25 anos de escola. Tudo ficou ainda mais especial quando soubemos que ex-alunos, hoje colaboradores da agência, participaram ativamente do processo criativo. Tudo isso traz uma verdade muito verdadeira pra essa campanha, que ficou linda e arrepiante. ESTOU diretor da instituição, mas SOU mais um eterno aluno UP apaixonado pela escola e pelas histórias que podemos contar nesses 25 anos. E lembrem-se: todo mundo pode ser!”, afirma Portela.
A produção foi acompanhada pela Chefe Criativa da Prainha – Mônica Debbané, que deu o tom da mensagem junto a equipe e alunos. Um momento de grande conexão com os alunos se formou, para que todos estivessem felizes e engajados durante as captações. A produção marca o início de um calendário de celebrações que promete destacar não apenas a tradição, mas o futuro de uma escola que segue transformando vidas, onde cada aluno pode ser quem ele quiser.
FICHA TÉCNICA
Agência: MP Publicidade
Anunciante: UP Centro Educacional
Direção de Criação: Mônica Debbané e João Pitanga
Redação: João Pitanga
Direção de Arte: Victor Pavan
Atendimento: Carleandra Romano
Gerente de Atendimento: Evandro Santos
Arte-Final: Thiago Araújo Costa
RTVC: Maria Cláudia Marchesin
Produtora de vídeo e áudio: Rock Jones Filmes
Direção de Cena: Marcos Luppi
Elenco: Fábio Portela
Aprovação/Cliente: Fábio Portela e Dejair Cordeiro
EDP leva mensagens de segurança à comunidade com arte em muros de subestações – A EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, está revitalizando os muros de quatro subestações com um projeto que une arte urbana e conscientização. A ação utiliza os espaços como murais educativos, levando à comunidade mensagens de prevenção contra acidentes envolvendo eletricidade. As pinturas são assinadas pelo artista capixaba Hiago Silva, que há mais de 12 anos se dedica a murais e telas. Com cores vibrantes e personagens do cotidiano, o artista dá vida às orientações importantes, tornando-as mais próximas da realidade da comunidade. Em cada muro, cenas lúdicas reforçam atitudes seguras que se deve ter em relação a energia elétrica.
Em uma delas há um menino soltando pipa e frase: solte pipa longe dos fios – As outras mensagens também reforçam a importância do cuidado: durante obras, mantenha distância da rede elétrica; segurança sempre em primeiro lugar; e subestação elétrica não é atalho, escolha a segurança. “Além de levar a arte para a população, a ação da EDP foi desenvolvida para passar mensagens objetivas de temas relevantes e de interesse de todos, e principalmente alertar e conscientizar sobre os cuidados necessários nas ações do dia a dia próximos à rede elétrica. O nosso primeiro princípio é ‘a vida sempre em primeiro lugar’ e seguimos isso com todos os nossos colaboradores e clientes”, destaca o diretor da EDP no Espírito Santo, Edson Barbosa.
Neste mês, a EDP concluiu as revitalizações na capital: a subestação Vitória, no Centro, e a de Bento Ferreira. Esta última chama atenção porque são 123 metros de extensão de muro ocupados por painéis artísticos que reforçam a importância da prevenção. Até novembro, o projeto será concluído com a atualização dos muros da subestação Guarapari, em Muquiçaba, e da Guriri, em São Mateus.
Australian Gold transforma setembro no início oficial do verão convidando as pessoas a viverem “2x mais vida lá fora” – O verão brasileiro não começa em dezembro: ele é um estado de espírito que se antecipa sempre que o sol aparece. Embora a conexão da nossa população com o sol seja muito forte, segundo pesquisas, dedicamos menos de 2% de nossas vidas a atividades ao ar livre. É nesse contexto que a Australian Gold, marca referência em bronzeado e proteção solar, lança a campanha “2x mais vida lá fora”, um convite para curtir a estação com mais presença, leveza e proteção. O movimento ganhou vida no dia 23 de setembro, em um evento exclusivo no icônico Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, que reuniu convidados para celebrar a abertura oficial da temporada da marca. A ocasião reforça a linha Antiox Complex, que tem ação duas vezes mais antioxidante, e marca o lançamento do Protetor Solar Labial, nova aposta de Australian Gold, que oferece hidratação intensa e cuidado diário para os lábios.
A marca selecionará o consumidor que mais compra seus itens do e-commerce da Beleza na Web para participar da experiência – A festa celebra o início de uma parceria com o Copacabana Palace, na qual a marca presenteia todos os hóspedes com kits exclusivos durante o período do evento — reforçando a vocação de Australian Gold em estar presente nos cenários mais icônicos do verão brasileiro. A marca selecionará o consumidor que mais compra seus itens do e-commerce da Beleza na Web para participar da experiência. Inspirado no lifestyle sofisticado do verão europeu, o encontro reunirá o squad de influenciadores da marca, que conta com nomes como Cintia Dicker, e seu embaixador Gabriel Medina, além de parceiros comerciais estratégicos. A experiência contará com atrações como DJ, coquetéis inspirados nos produtos e acessórios exclusivos — entre eles um body chain com porta-protetor solar personalizável na hora e uma colaboração inédita com a label carioca Cosmo Rio, que deu origem a uma tote bag em edição limitada, que poderá ser encontrada em ações promocionais ao longo do segundo semestre em farmácias parceiras da marca.
Australian Gold preparou uma série de ativações para se aproximar ainda mais do consumidor – De acordo com Sheila Ribas, Gerente de Comunicação da Australian Gold, a nova campanha reforça o posicionamento da marca no Brasil. “Nossa pesquisa mostrou que os brasileiros têm buscado cada vez mais momentos de desconexão da rotina digital e de reconexão com a vida ao ar livre — e o verão é, por excelência, esse convite. Com ‘2x mais vida lá fora’, queremos estimular esse movimento, mostrando que é possível viver essas experiências com segurança, proteção e o bronzeado desejo que só Australian Gold proporciona.” Além do evento de lançamento, Australian Gold preparou uma série de ativações para se aproximar ainda mais do consumidor ao longo da temporada. Entre elas estão ações em farmácias, com brindes exclusivos e kits especiais, o patrocínio a corridas de rua e iniciativas em parceria com plataformas como o iFood, ampliando os pontos de contato da marca no dia a dia do público.
Setur celebra o Dia Mundial do Turismo em cerimônia que marcou o lançamento do Plano Estratégico de Marketing Turístico do ES – Em alusão ao Dia Mundial do Turismo, que é celebrado amanhã, sábado (27), o Governo do Estado através da Setur – Secretaria de Estado do Turismo, promoveu, na quarta-feira passada, dia 24, um evento especial na Casa do Turismo Capixaba, em Vitória. A cerimônia marcou o lançamento do Plano Estratégico de Marketing Turístico do Espírito Santo, iniciativa que visa fortalecer e promover o destino capixaba nos mercados nacional e internacional. Também foi assinado um termo de cooperação entre a Secretaria do Turismo (Setur), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (SEBRAE/ES), a Câmara Empresarial do Turismo (CET/ES) e o Conselho Estadual de Turismo (Contures), com objetivo de fortalecer, promover e posicionar o Espírito Santo como um destino, além de estabelecer uma governança estadual para o desenvolvimento do setor.
Definir as políticas públicas do turismo é importante para que todo o Governo esteja trabalhando em conjunto – “Temos uma Secretaria [do Turismo] para definir e coordenar as políticas públicas, mas as ações vão muito além de uma pasta. Sempre digo que o turismo é resultante de todas as outras ações de governo. Por exemplo, algumas pessoas podem deixar de ir a um destino sem pavimentação ou com pouca infraestrutura, ou talvez para algum lugar que seja violento. Por isso, precisamos estar bem e equilibrados em todas as áreas para que possamos seguir aumentando o volume de turistas em nosso Estado”, afirmou o governador Renato Casagrande. Uma das ações citadas foi a redução do ICMS sobre o querosene de aviação para atrair mais voos para o Espírito Santo. “Aprovamos essa proposta e devemos fechar o ano com o maior número de passageiros da história do Aeroporto de Vitória. Esse é apenas um exemplo. Se formos falar de obras, olha a quantidade de rodovias que estamos construindo ou revitalizando em todo o Estado. Estamos com melhorias em nossos balneários, como as orlas de Piúma e Praia Grande. Isso demonstra que para definir as políticas públicas do turismo é importante que todo o Governo esteja trabalhando em conjunto”, pontuou.
No primeiro trimestre de 2025, o setor turístico capixaba registrou crescimento de 9,2% – o quarto maior índice do País, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro, Santa Catarina e Pará, de acordo com dados do Boletim Economia do Turismo no Espírito Santo. A publicação é fruto de uma parceria entre a Setur, o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES). De acordo com o Boletim, o número de pessoas ocupadas nas atividades características do turismo no Espírito Santo no 1º trimestre de 2025 foi estimada, com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), em cerca de 179 mil pessoas, a maior parte nos segmentos “Alimentação” e “Transporte” – representando juntos, quase 90% das pessoas ocupadas no setor.
Mais investimentos em infraestrutura turística e a capacitação de recursos humanos – O Plano Estratégico de Marketing Turístico tem como foco a capacitação de operadoras de turismo e a intensificação da comercialização do destino Espírito Santo. “Nós estamos fazendo investimentos, por meio de ações junto às principais operadoras para que elas possam divulgar os pacotes turísticos do Estado do Espírito Santo. Nós temos produtos já consolidados e as operadoras vão ofertar aos seus clientes os pacotes turísticos do nosso Estado”, explicou o secretário de Estado do Turismo, Victor Coelho. O secretário destacou alguns dos pilares fundamentais de atuação da Setur, como investimentos em infraestrutura turística e a capacitação de recursos humanos, além de iniciativas como o Observatório do Turismo e a plataforma Conecta Turismo, que deverá ser lançada em breve.
O evento teve a participação de representantes do trade turístico e de agências de viagens – contou com as presenças do Governador do Estado, Renato Casagrande; do secretário de Estado do Turismo, Victor Coelho; do superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo; do presidente do Conselho Estadual de Turismo (Contures), Valdeir Nunes; além do representante do Câmara Empresarial do Turismo (CET-ES), José Olavo Macedo, presidente da Abrajet ES – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do ES, Luiz Henrique Ximenes, entre outras autoridades e gestores públicos. Também participaram do evento a superintendente estadual de Comunicação Social, Flávia Mignoni e representantes das principais operadoras do país, como Azul Viagens, Decolar, CVC Corp, Best Buy e BWT Operadora, que já estão comercializando pacotes para o Espírito Santo. A assinatura do termo de parceria com essas empresas marca um novo capítulo na promoção e comercialização do destino capixaba.
Foram destacadas iniciativas que vêm impulsionando o turismo no Espírito Santo – como investimentos em infraestrutura, melhorias em acessos e sinalização turística, além do fortalecimento do Conselho Estadual de Turismo (Contures), que se consolida como espaço de integração e planejamento estratégico. “O turismo é um patrimônio coletivo que fortalece nossa economia, gera oportunidades e projeta a identidade do Espírito Santo para o Brasil e para o mundo. Celebrar o Dia Mundial do Turismo é reafirmar a confiança no futuro do setor e no potencial transformador das pessoas e territórios capixabas”, destacou superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.
O Estado reúne características únicas que o colocam entre os destinos mais promissores do país. – O coordenador de Produtos Brasil da Azul Viagens, Alexandre Mellita, ( foto ) destacou o potencial do Espírito Santo como destino turístico de alto nível. Segundo ele, o que mais chamou atenção foi a diversidade de cenários naturais em curtas distâncias, como praias e montanhas, além da organização urbana, segurança e limpeza das cidades. “Vitória se diferencia por sua estrutura e beleza. É uma capital organizada, com mar e montanha praticamente integrados, o que torna o destino ainda mais atrativo”, afirmou Mellita. Para ele, o Estado reúne características únicas que o colocam entre os destinos mais promissores do país.
Seminário vai falar sobre tendências do turismo no Espírito Santo – Ainda durante o evento o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, anunciou outra data importante para o setor. No dia 21 de outubro, o Sebrae vai promover, o segundo Seminário de Tendências do Turismo no Espírito Santo. O evento vai reunir empreendedores, profissionais da governança e operadores do setor para debater oportunidades e desafios do turismo capixaba. A expectativa é que o seminário fortaleça ainda mais a preparação do trade turístico para receber o crescente fluxo de visitantes, impulsionado por ações conjuntas e planejadas. “Estamos unidos para transformar o Espírito Santo em um dos principais destinos do país”, destacou Pedro Rigo.
Compromisso da CVC Corp em apoiar a promoção do estado como referência turística. – Para o gerente de produtos da CVC Corp, Fabrício Romero, ressaltou o crescimento do Espírito Santo no cenário nacional do turismo. Para Romero, o destino capixaba passou de uma posição secundária para competir entre os principais do país, graças à sua diversidade de atrativos como praias, montanhas e cultura. “O Espírito Santo estava na série B e agora joga na série A do turismo brasileiro. É um destino completo, acolhedor e pronto para receber nossos turistas”, afirmou Romero, que também destacou o compromisso da CVC Corp em apoiar a promoção do estado como referência turística.
Grupo Phocus reforça operação com chegada de Fábio Soares como sócio e Diretor de Tecnologia da MXMZ – O Grupo Phocus anuncia a chegada de Fábio Soares como novo sócio e Diretor da MXMZ, braço de tecnologia do grupo. A movimentação reforça a estratégia do Grupo Phocus de ampliar sua atuação digital em todo o país e consolidar a MXMZ como pilar fundamental no desenvolvimento de produtos e soluções tecnológicas para clientes e parceiros. Com mais de uma década de experiência, Fábio atuou em projetos para marcas como Ambev, Vale, Grupo Equatorial e Grupo Mateus. Especializado em desenvolvimento de software, com foco em tecnologia front-end e experiência do usuário, foi tech lead da Plataforma Globo Ads, responsável pela compra de espaços publicitários em TV e digital da Globo.
Movimento reforça plano de expansão e consolidação da MXMZ como pilar de inovação tecnológica do grupo – “A chegada do Fábio representa um passo estratégico para todo o Grupo Phocus. Sua experiência em projetos de grande complexidade e visibilidade vai potencializar nossa capacidade de integrar tecnologia às diferentes soluções do Grupo, ampliando a oferta de produtos e serviços”, destaca Thiago Pires, CTO do Grupo Phocus. Com a nova função, Fábio assume a liderança de tecnologia da MXMZ, com o desafio de acelerar o portfólio de soluções digitais e fortalecer a integração da tecnologia com outras frentes do Grupo Phocus, como comunicação 360, branding, eventos e conteúdo, apoiando a estratégia de crescimento e inovação. “Estou muito empolgado com esse novo capítulo ao lado da MXMZ e do Grupo Phocus. Encontrei um ambiente criativo e aberto à inovação, onde as ideias se transformam em soluções relevantes. Chego para somar em um time que já entrega com excelência, com o objetivo de impulsionar ainda mais a capacidade da MXMZ de liderar projetos e escalar tecnologia para transformar marcas, negócios e pessoas”, afirma Fábio Soares, Diretor de Tecnologia da MXMZ.
L’Oréal Paris lança campanha com Taís Araújo e Bella Campos para apresentar novo Solar Expertise Efeito Make-Up – L’Oréal Paris apresenta sua nova campanha para o lançamento do Solar Expertise Efeito Make-Up, seu mais recente protetor solar com cor, que une alta tecnologia em fotoproteção a cobertura de maquiagem. Estrelada por Taís Araújo e Bella Campos, a comunicação traz o mote “Entrega Proteção, Entrega Make, Entrega Tudo” e reforça o compromisso da marca com a diversidade da beleza brasileira. A campanha 360° é criada pela WMcCANN e contempla um filme principal com as embaixadoras da marca e presença de influenciadores em ações digitais, além da ativação inédita da pop-up store no Shopping Cidade São Paulo.
As peças apresentam a cartela de tons de Solar Expertise Efeito Make-Up com suas porta-vozes – a modelo Carol Potengy representa o tom 2.0, a cantora recifense Ananda Paixão aparece no tom 3.0; Taís Araújo, porta-voz de L’Oréal Paris há 15 anos, representa o tom 4.0; Bella Campos, nova embaixadora da marca, estrela a campanha com o tom 5.0; e a influenciadora de beleza Mirella Qualha completa o elenco com o tom 6.0. No centro da narrativa está o encontro entre Taís e Bella, que representam diferentes tons de pele e carregam consigo trajetórias que conectam beleza, representatividade e autenticidade. “Queríamos uma campanha que refletisse a pluralidade do Brasil, mostrando que a proteção solar e a maquiagem de alta performance devem ser acessíveis para todas. Bella e Taís são símbolos dessa diversidade. Elas representam a beleza real, com propósito, e traduzem perfeitamente a proposta do novo Solar Expertise Efeito Make-Up”, afirma Maíra da Matta, diretora de L’Oréal Paris no Brasil.
A campanha foi criada pela WMcCANN – tem veiculação nacional em TV e digital desde a segunda-feira (22), apresenta o novo produto como uma solução completa para o dia a dia da mulher brasileira: FPS 70, 12 horas de cobertura e acabamento natural, em uma fórmula leve e confortável para todos os tipos de pele. A estratégia de mídia ainda conta com filmes de 15”, mídia digital e conteúdo com creators. A campanha reforça o posicionamento de L’Oréal Paris como marca que democratiza a beleza e a ciência da fotoproteção, e amplia a conversa sobre representatividade na indústria cosmética brasileira. “A ideia de ‘Entrega Proteção, Entrega Make, Entrega Tudo’ nasce da fusão entre performance e desejo. Queríamos traduzir o benefício multifuncional do produto em uma expressão pop, direta e que tivesse a cara brasileira. Ao unir embaixadoras da marca e suas cores, criamos um encontro simbólico de gerações, tons e vozes que refletem o Brasil real, diverso, potente e que não abre mão de se proteger e se expressar ao mesmo tempo”, explica João Resende, diretor de criação da WMcCANN.
Além das peças de comunicação, a campanha integrou a estratégia de uma pop-up store, a primeira da L’Oréal Paris no Brasil, que aconteceu entre os dias 12 e 22 de setembro, no Shopping Cidade São Paulo. O espaço foi dedicado à experimentação do produto, diagnósticos de pele e coleta de feedbacks das consumidoras sobre novos tons em desenvolvimento. Como parte da estratégia de comunicação, o influenciador e ativista de pele Tássio Santos, idealizador do projeto Herdeira da Beleza, colabora com a marca na expansão da cartela de tons, reforçando o compromisso com uma proteção solar com cor ainda mais inclusiva. Durante a pop-up, Tássio liderou a escuta ativa das consumidoras em uma etapa essencial do processo de inovação contínua da L’Oréal Paris. Com preço sugerido de R$ 59,90, Solar Expertise Efeito Make-Up está disponível em farmácias de todo o Brasil.
Assista aqui:
Ficha Técnica:
Agência: WMcCANN
Cliente: L’Oréal Paris
Produto: Solar Expertise
Nome da campanha: Solar Expertise Efeito Makeup
Time do Cliente: Laura Parkinson, Maíra da Matta, Victor Ribas, Karina Wolyn, Carolina Vianna, Diego Diniz, Luma Coutinho, Suzana Rodrigues e Patricia Lang
Chairman: Hugo Rodrigues
CEO: Renata Bokel
VP executivo e diretor-geral da WMcCANN Rio: Marcio Borges
CCO: Dani Ribeiro
Diretor(a) de Criação: João Resende
Criação: Neca Bohrer, Mabi Renha, Carina Santana, Ana Rocha, Carolina Oliveira, Barbara Queiroz, Laressa Teixeira e Rebecca Bortolami
CSO: Agatha Kim
Planejamento: Mariana Coelho, Filipe Silva, Evelyn Cristina, Giovanna Martinez e Yasmim Alves
Diretor(a) de Negócios: Ana Paula Perdigão
Atendimento: Tarso Campos, Katarina Nunes, Danielle Chan, Eduarda Fontes, Eduarda Caruso e Felipe Schmidt
Chief Media Officer: André Scaciota
Mídia: Andreia Leida, Carina Baptista, Maria Ribeiro, Marjuly Ovidor e Michele Almeida
Head de Dados: Vinicius Hamburgo
BI: Bruna Monteiro, Rubens Oliveira, Caio Leão, Daniel Porto e Leonardo Prinz
Head de Produção: Gilberto Pires (Gibinha)
Diretora de Produção: Bianca Repsold
Produção Integrada: Fernanda Affonso
Produtora do filme: LOVEFILMS
Produção Executiva: Paola Maluf
Coordenação de Produção: Mariangela Furtado
Diretor: FÁBIO DELAI
Diretor de Fotografia: LEO KAWABE
Pós-produção: ClanVFX
Pós-produção de Som: VINICIUS VILLANI
Fotógrafo: PASCHOAL ROFRIGUEZ
Color Grading: Bleach
Colorista: Ian Pasqualino
Produção Digital: LOVEFILMS
Diretor(a) de Operações: Carolina Franco do Amaral
Projetos: Gustavo Tupinambá, Larissa Santos, Thais Bertoti e Victoria Póvoa
Relações Públicas: Kerena Neves e Giulia Camargo