Vale lança campanha de fim de ano propondo proteção da floresta como pauta permanente: Em 2026 e sempre

Em um ano marcado pela realização da COP30 no Brasil, onde as atenções do mundo se voltaram para a Amazônia, a Vale encerra 2025 com uma mensagem que olha para o futuro. Sua nova campanha de fim de ano, criada pela agência Africa Creative, foge das celebrações tradicionais da época para resgatar o “Tempo da Floresta”, conceito institucional trabalhado neste ano. A nova comunicação convida a sociedade a entender que, embora 2025 tenha sido o ano da floresta, o tempo da natureza exige que ela seja prioridade também em 2026 e nos anos seguintes.

A ação resgata o ciclo de crescimento das espécies nativas para defender que o cuidado com a Amazônia deve ser permanente  – “Há mais de 40 anos, a Vale atua na Amazônia com o compromisso de proteger e valorizar a floresta. Essa campanha é um convite para que todos entendam que o cuidado com a natureza não pode ser sazonal: ele precisa atravessar gerações. Preservar a biodiversidade é essencial para garantir um futuro sustentável, e isso só acontece com a participação de toda a sociedade. Nosso papel é unir desenvolvimento e responsabilidade ambiental, apoiando comunidades, fomentando a bioeconomia e ajudando a manter vivo o ritmo da floresta”, afirma Leandro Modé, Diretor de Comunicação e Marca da Vale. O filme parte de uma narrativa sensível baseada nos ciclos biológicos reais: enquanto um cacaueiro leva cerca de cinco anos para crescer e dar frutos, uma seringueira exige pelo menos sete anos, e uma castanheira pode levar até um século para atingir sua plenitude.

O roteiro utiliza essa cronologia para destacar que o tempo de preservação precisa ser contínuo –  dialogando com a trajetória da própria Vale, que atua na região há mais de 40 anos e ajuda a proteger uma área equivalente a 800 mil campos de futebol. Com o objetivo de evidenciar que a proteção da biodiversidade não pode ser uma pauta datada, o conteúdo reforça o esforço institucional da empresa em ampliar a consciência socioambiental, mostrando cenas reais da vida cotidiana nas áreas onde a Vale atua: o cultivo de frutos nativos, as atividades produtivas sustentáveis e a relação respeitosa das comunidades com a floresta.

A produção de áudio é assinada pela S de Samba  – A campanha tem alcance nacional, com uma estratégia de mídia diversificada que inclui TV aberta, ativações em cinema, plataformas de streaming, mídia digital programática e redes sociais. A produção de áudio é assinada pela S de Samba, produtora dos sócios Jair Oliveira e Simoninha. “Essa campanha de fim de ano propõe uma reflexão poderosa sobre a singularidade do nosso planeta e o ritmo da natureza. Queríamos criar um filme que fosse mais do que uma mensagem emocional de fim de ano, mas sim um convite para pensar no futuro e no cuidado com a Terra como um exercício constante, que não termina na virada do ano”, finaliza Aaron Sutton, ECD da agência Africa Creative.

Filme

FICHA TÉCNICA 

CLIENTE: VALE

CAMPANHA: FINAL DE ANO

AGÊNCIA: AFRICA CREATIVE

CCO: Sérgio Gordilho

Diretor Executivo de Criação: Aaron Sutton

Diretor de criação: Guilherme Valverde

Criação: Rodrigo Fernandes e Lucas Santos

CEO: Márcio Santoro

co-CCO:  Veronica Gordilho

Atendimento: Tatiana Chiari, Mateus Rafael, Rebeca Santiago e Leonardo Ferreira

co-CMO: Tony Arbex

Mídia: Caio Augusto Joaquim, Marcela Cantarin e Marlon Pereira

CSO: Ana Paula Kuroki Borges,

Planejamento: Isadora Prado, Mario Vieira e Anna Catharina Garcia Barretto D Almeida

RTV: Rodrigo Ferrari, Tais Olhiara e Bruno Souza

APROVAÇÃO CLIENTE: Paula Silvino, Natalia Bezerra de Menezes e Flavia Toledo

PRODUTORA: Massai

Diretor do Filme: André Ferezini

Pós-produção

Diretor Técnico: Gustavo Minicucci

Coordenação de Pós: Fernando Vellosa

Ass. Coord. de Pós: Hugo Ferriolli

Dir. Atendimento: Isabela Hana e Betânia Menardi

Atendimento: Isabela Hana

Finalização: Vitor Liesenfeld

Montagem: Akira

Lead Compositor: Eduardo Nascimento

Compositores: Eduardo Nascimento

Conform: Guilherme Vila

Motion: Caio Vinicius

Color Grading

Color Grading Bleach (@bleachfilmes)

Colorista Senior: Sergio Pasqualino Jr

Colorista: Natan Luna

Supervisor e Coordenador: Fabio Abreu

Assistente de Cor: Gustavo Lopes, Leandro Augusto

Engenheiro: Allan Pasquino

Áudio

Produtora: S de Samba

Direcao Musical: Wilson Simoninha e Jair Oliveira

Producao Musical: Diego Guimaraes

Finalização de Áudio: Antonio Arruda, Erick Godoy e Ronald Galdino

Coordenacao: Lara Fratucelli

Atendimento: Meg Magro

Locucao: Maria Fiuza

Prósper e Maely criam outdoor com sensor de decibéis em tempo real na Praia de CamburiMotor Ruído Zerooh! – A chegada da Orvel Geely ao Espírito Santo ganha destaque com uma ação urbana inédita assinada pela Prósper e instalada na Avenida Dante Michelini, em Vitória. Para apresentar o EX2, carro elétrico mais vendido da China, a agência criou um outdoor equipado com um medidor de decibéis que exibe, em tempo real, o nível de poluição sonora da via, que recebe entre 45 mil e 60 mil veículos por dia. (Fonte: Detran-ES)   A ideia central é chamar a atenção para o contraste entre o ruído intenso do trânsito, que em horários de pico pode chegar a 100 decibéis, e a condução silenciosa do EX2, cujo motor elétrico opera com ruído zero. A mensagem estampada na peça reforça o posicionamento de forma direta: “Silêncio! O novo Geely EX2 chegou.” “Alinhar boas ideias a temas atuais e relevantes é hoje o foco da agência e das marcas. Precisamos participar das conversas e discussões, com uma abordagem criativa e que reflita posicionamento.”  disse Fernando Lisboa – Diretor Executivo da  Prósper

A iniciativa acompanha o momento de expansão do mercado capixaba de eletrificados, que registrou mais de 4.270 vendas entre janeiro e outubro de 2024, mais que o dobro do ano anterior. Hoje, mais de 10.500 veículos elétricos já circulam no estado, que também se tornou um dos principais hubs de importação da tecnologia no país, movimentando 44 mil unidades apenas em 2023. (Fonte: ABVE: Associação Brasileira do Veículo Elétrico) Reconhecida globalmente, a Geely Auto Group vendeu 2,17 milhões de veículos em 2024, alta de 32% sobre o ano anterior. O EX2, destaque da marca, supera 50 mil emplacamentos mensais na China, consolidando-se como o modelo mais vendido do país. “O Grupo Orletti vive um ciclo importante de investimento e expansão no mercado de eletrificados. Trazer a Orvel Geely para o estado reforça essa estratégia, e ações como esta mostram que estamos preparados para lançar novidades de forma criativa e conectada ao cenário atual”.  Wagner Orletti – Presidente Grupo Orletti

A ação é uma collab entre a agência Prósper e Maely OOH –  que foi a responsável pela tecnologia, produção e instalação da placa. O projeto também foi uma criação inédita da empresa de OOH, que aposta cada vez mais em novos formatos e produções diferenciadas.  “Para nós, essa ação representa o que o OOH pode oferecer: formatos inteligentes, integrações tecnológicas e experiências que extrapolam a função tradicional de uma mídia estática. O OOH vive um momento de expansão criativa e cada projeto é uma oportunidade de mostrar como podemos transformar um painel em uma plataforma capaz de dialogar com a cidade em tempo real” afirma Rodrigo Oliveira, CEO da Maely OOH

Vídeo da ação

Ficha Técnica

Cliente: Grupo Orletti – Geely | Orvel

Veiculação: Maely OOH

Agência: Prósper

CEO: Rimaldo de Sá

Direção Executiva: Fernando Lisboa

Criação: Fernando Lisboa, Luis Tauffer, Rafael Aboudib, Rodrigo Vasconcelos, Lucas Lauar, Gabriel Taveira, Lara Albani, Erick Salles

Produção Gráfica: Izabelly Bueker

Mídia: Kaylla Bottoni

Aprovação Cliente: Wagner Orletti e Renata Braga

Burger King® antecipa o presente de Natal com cupom de Combo Whopper® a R$ 29,90 – HO! HO! WHOPPER® – O Burger King® decidiu que o presente deste ano vem grelhado no fogo. Com a campanha “HO! HO! WHOPPER®”, que traz uma série de ofertas especiais para celebrar o fim de ano, os fãs da marca poderão aproveitar preços reduzidos nos sanduíches mais icônicos do cardápio, disponíveis exclusivamente através do app do BK®. A estratégia da rede é democrática: tem oferta para quem está sozinho, para quem vai dividir com a galera e para quem não abre mão da sobremesa. Confira a lista completa de ofertas disponíveis no app do BK®.  Além disso, por tempo limitado, os membros do Clube BK® poderão resgatar 1 Whopper® por 99 pontos. O benefício é válido por 72h e limitado a 1 unidade por CPF. A oferta é realmente um presente do Papai Noel, afinal atualmente 1 Whopper® custa 230 pontos – ou seja, o sanduíche vai ter mais de 50% de desconto.

(re)energisa apresenta influenciador virtual criado para simplificar temas de energia e impulsionar estratégia digital da marca – A (re)energisa, marca de soluções energéticas do Grupo Energisa, acaba de lançar o Renato, seu primeiro influenciador virtual e o primeiro do setor elétrico brasileiro com foco em educação energética. O avatar inaugura uma nova fase da narrativa digital da marca ao transformar temas técnicos em conteúdos leves, visuais e acessíveis, aproximando o público de assuntos como energia solar compartilhada, mercado livre de energia e serviços de valor agregado. Criado a partir de análises de social listening, jornadas de clientes e picos reais de dúvidas mapeadas pela companhia, o Renato nasce para resolver um desafio central de comunicação: a complexidade natural do setor de energia ainda afasta grande parte do público e dificulta a compreensão de produtos inovadores. Ao assumir o papel de uma camada educativa, o avatar traduz conceitos técnicos para a linguagem das redes sociais e amplia a clareza necessária para decisões mais conscientes.

O lançamento posiciona a (re)energisa entre as primeiras brands brasileiras a levar influenciadores virtuais para temas de alta complexidade –  Segundo estudo publicado na Grand View Research, o uso de personagens digitais, que engloba a criação, ativação e uso comercial de personagens digitais, movimentou US$ 6,06 bilhões em 2024 e prevê forte crescimento até 2030, especialmente impulsionado pelos segmentos de moda e lifestyle. A chegada desse formato ao setor de energia representa um movimento inédito no país e aponta para um novo capítulo de inovação em segmentos tradicionalmente técnicos. Segundo Camila Schoti, diretora de Marketing e Comercial da (re)energisa, a proposta é modernizar a comunicação sem perder lastro técnico. “O Renato foi criado para tornar o relacionamento com o setor de energia mais leve. Quando conseguimos traduzir conceitos difíceis em uma linguagem clara, a experiência melhora, o ruído diminui e o valor percebido aumenta. O avatar não substitui especialistas nem porta-vozes humanos, ele apenas abre a porta para conversas mais leves e contínuas”, afirma.

A construção do personagem envolveu o time interno de comunicação da (re)energisa –  a agência Heads e a produtora Metakosmos. O processo combinou briefing estratégico, testes de linguagem, ajustes de personalidade e definição estética. O resultado é um avatar que busca equilibrar proximidade e tecnologia, com expressões naturais, visual atual e narrativa orientada por carisma e clareza. O projeto se baseia em aprendizados da Luzi, primeira lâmpada blogueira do Brasil e case premiado no Effie Awards 2025 pelo Grupo Energisa. A experiência demonstrou que personagens digitais aumentam retenção, impulsionam a compreensão de temas densos e fortalecem vínculos emocionais com conteúdos técnicos. A partir desses insights, o Renato foi concebido como um ativo vivo da marca, com potencial para integrar campanhas, projetos educativos, iniciativas de sustentabilidade e conteúdo de social media.


A segunda fase do avatar já está em planejamento e deve ampliar interatividade – diversidade de formatos e presença em conversas do cotidiano. Entre os focos estão vídeos explicativos, participação em campanhas, conteúdos reagindo a dúvidas reais e colaboração com iniciativas internas, incluindo a nova websérie que apresentará colaboradores e especialistas da empresa. Para avaliar a performance, a companhia acompanhará engajamento, retenção de vídeos, evolução da comunidade e alcance. O objetivo é entender como a presença do avatar contribui para clareza, suavidade na jornada do cliente e fortalecimento do posicionamento digital da marca. “O mais importante é que o Renato aproxima. Quando um tema é complexo, não é o conteúdo que afasta, e sim a forma como ele é transmitido. Se ele conseguir transformar uma dúvida difícil em uma resposta clara, já cumpre sua função”, completa Schoti.  Renato já pode ser visto nas redes sociais da (re)energisa.

Circuito Acadêmico Maely encerra sua primeira edição e premia os universitários – A Maely Mídia OOH acaba de concluir a primeira edição do Circuito Acadêmico Maely, projeto criado pela empresa com o propósito de aproximar estudantes de Publicidade do mercado de mídia Out of Home (OOH) no Espírito Santo. Após meses de atividades, o projeto premiou os estudantes vencedores durante um evento realizado no último dia 10, na Findes. A jornalista e influenciadora Luanna Esteves comandou a apresentação do evento e a revelação dos vencedores. O encerramento do projeto foi marcado ainda por uma palestra das especialistas Suellen Berger e Mariana Mota, da agência Tris Marketing de Desempenho, com o tema “A Revolução da Mensagem com Dados: do TikTok ao OOH”.

O projeto e o júri técnico  – Ao longo do ano, 127 estudantes de diversas universidades capixabas, como UVV, FAESA, Multivix, UFES e Novo Milênio, participaram do Circuito Acadêmico Maely, que contou com duas etapas, uma no primeiro semestre e outra no segundo. Foram inscritos mais de 50 projetos, cujo desafio era criar uma campanha de mídia OOH com temas específicos pré-determinados.  As campanhas inscritas foram avaliadas por um júri técnico formado por profissionais de destaque no mercado publicitário, como Carolina Castro, da Athena Regional Sudeste; Marco Frade, da Invian Metrics; Robson Melo, da Fundaes; Fabi Soariano, da Central de Outdoor; Mônica Debbané, da MP Publicidade; Fábio Marin, da C2R Maely SP; e Cilene Bassani, da Mestra Inteligência.

O Circuito Acadêmico Maely superou as expectativas  – Segundo Rodrigo Oliveira, CEO da Maely Mídia OOH, o Circuito Acadêmico Maely superou as expectativas. “Foi muito bacana ver os estudantes engajados neste projeto. Certamente, cumprimos nosso objetivo de aproximar os alunos de publicidade, que em breve estarão no mercado de trabalho, do universo de mídia OOH. Uma oportunidade para fomentar trocas de conhecimento e experiências, falar de tendências e desafios do setor, além de revelar novos talentos”, disse Rodrigo Oliveira.  Os alunos responsáveis pela criação do projeto vencedor terão sua campanha sendo veiculada nas mídias OOH da Maely na Grande Vitória.

Natal do Bradesco no Palácio Avenida celebra 35 anos com público estimado de 170 mil pessoas e abraço coletivo de anjos voluntários –  Curitiba voltou a se reunir diante do Palácio Avenida para celebrar uma de suas tradições mais emblemáticas. Na 35ª edição do Natal do Bradesco, cerca de 170 mil pessoas acompanharam o espetáculo em dois fins de semana de apresentações, segundo estimativa da Polícia Militar. Com o tema “O Palácio Mágico do Natal”, o espetáculo convidou o público a revisitar a infância e a resgatar o olhar de encantamento que marca essa data. Entre os dias 5 (ensaio geral), 6, 7, 12, 13 e 14 de dezembro, mais de 170 mil pessoas acompanharam o coral formado por 90 crianças, de 7 a 12 anos. O repertório contou com 12 músicas, distribuídas em nove blocos, que deram o tom emocional do espetáculo, entre as quais: “Era Uma Vez” (Kell Smith), “Vou Deixar” (Skank), “Aquarela” (Toquinho) e “Natal Todo Dia” (Roupa Nova) Com 45 minutos de duração, a apresentação ganhou ainda mais brilho com um amplo projeto de iluminação, que reuniu mais de 105 mil lâmpadas entre micro LEDs e luz cênica. Toda a estrutura utilizou tecnologia de baixo consumo, capaz de reduzir em até 80% o gasto energético, com controladores inteligentes que ajustam a iluminação conforme a luz natural.

Abraço coletivo dos anjos voluntários celebra a história do evento – Para marcar os 35 anos do espetáculo, antes da apresentação de sábado, dia 13, o Bradesco promoveu um momento simbólico e emocionante: um abraço coletivo, formado pelos 90 anjos voluntários, que ocuparam a frente do Palácio Avenida antes da apresentação da noite. A ação celebrou não apenas a trajetória do evento, mas também o vínculo criado com a cidade, com o público e com as milhares de crianças que já passaram pelo coral ao longo dessas três décadas e meia. O gesto reforça o espírito de união e esperança que norteia o Natal do Palácio Avenida.

Campanha “Natal da Esperança 2025” – O público é convidado a participar da campanha “Natal da Esperança 2025”, iniciativa que integra o espetáculo e incentiva a doação de brinquedos novos ou usados (em bom estado). Os itens arrecadados serão destinados a crianças e adolescentes atendidos pelas sete instituições de acolhimento que participam do coral. As doações podem ser feitas até 19 de dezembro nos pontos de coleta instalados em Curitiba. No ano passado, a ação arrecadou itens como brinquedos, materiais escolares e produtos de higiene, beneficiando crianças e adolescentes das instituições.

Transmissão pelo Youtube do Teatro Bradesco – A estreia do espetáculo, no dia 6, foi transmitida ao vivo pelo canal oficial do Teatro Bradesco no YouTube e acompanhada pelo especial Entre Cenas, que segue disponível até 30 de janeiro de 2026 no link abaixo. Reforçando seu compromisso com a inclusão, o evento contou com tradução em Libras, audiodescrição e monitores especializados para atendimento de pessoas com deficiência.

Filme

https://www.youtube.com/watch?v=sbgAruICGNo&t=1s

Australian Gold e Corona celebram o início do verão em parceria inédita através do Zé Delivery –  Para marcar a chegada do verão, Australian Gold e Corona se unem em uma ação inédita no Zé Delivery, oferecendo itens do portfólio da marca de proteção solar para consumidores da cerveja em algumas regiões do Rio de Janeiro. A iniciativa, que une dois símbolos do lifestyle solar, reforça a proposta de incentivar as pessoas a viverem mais momentos ao ar livre — sempre com leveza e proteção. Ao longo do período promocional, os clientes que realizarem pedidos pelo Zé Delivery, aplicativo de entregas da Ambev, podem garantir um benefício exclusivo: na compra do pack “6 unidades de Corona Extra 330ml + 6 unidades de Corona Cero 330ml + 1 Bronzeador Australian Gold”, os consumidores recebem automaticamente em casa um Instant Bronzer Australian Gold. A ação é válida enquanto durarem os estoques, e toda a mecânica da promoção, incluindo a disponibilidade por região, poderá ser consultada diretamente no app no momento da compra.

A ativação contará ainda com mídia dentro do aplicativo e conteúdos especiais nas redes sociais – para amplificar o alcance da ação e conectar as marcas aos consumidores em um dos períodos mais aguardados do ano. A colaboração entre Australian Gold e Corona acontece em um momento estratégico para a marca de proteção solar, que segue expandindo sua presença em experiências alinhadas ao verão e ao estilo de vida ao ar livre. A iniciativa se integra à campanha “2x mais vida lá fora”, que convida o público a aproveitar o sol com responsabilidade. “Esta ação traduz perfeitamente o espírito da nossa campanha: incentivar as pessoas a viverem o verão de forma leve, protegida e do lado de fora. A parceria com Corona e Zé Delivery nos permite chegar diretamente aos consumidores em momentos reais de lazer, reforçando o nosso propósito de tornar a proteção um hábito simples, prazeroso e presente na rotina”, comenta Sheila Ribas, gerente sênior de comunicação e branding do Grupo Boticário.
 

A parceria entre Australian Gold e Corona-  vem se consolidando desde junho deste ano, quando os itens solares estiveram presentes nas ações da marca de cerveja durante a World Surf League 2025, promovendo a proteção solar de todos os participantes. Com distribuição direta, experiência integrada no app e foco no lifestyle solar, a ativação aproxima Australian Gold do público carioca e abre a temporada com a energia – e o bronzeado! – que definem o verão brasileiro.

Dídimo Effgen

Colunista

Diretor Geral da Dicape Representações e Serviços Ltda.

Diretor Geral da Dicape Representações e Serviços Ltda.