Trecho de 800 metros e escadaria de acesso pela orla do mangue serão inaugurados. Foto: Urias Freitas/Divulgação PMV
Trecho de 800 metros e escadaria de acesso pela orla do mangue serão inaugurados. Foto: Urias Freitas/Divulgação PMV

Parte da ciclopassarela que liga bairros da região de Grande São Pedro, em Vitória, será inaugurada em setembro. As obras nos demais trechos seguem e 40% do projeto está concluído, segundo a prefeitura da capital.

O trecho de 800 metros que liga os bairros Nova Palestina a Resistência, com iluminação e guarda-corpo, e uma escadaria de acesso à região a partir da orla do mangue será entregue no próximo mês. O dia exato ainda não foi divulgado.

Diferente da ciclofaixa, a ciclopassarela é uma estrutura elevada projetada especificamente para o uso exclusivo de bicicletas e outros ciclos, como patinetes e patins.

De acordo com a Prefeitura de Vitória (PMV), o empreendimento está com 40% das intervenções concluídas. Em julho do ano passado, foi entregue a primeira etapa da reurbanização da orla dos bairros São Pedro e Ilha das Caieiras, que totalizam 1.160 metros.

A prefeitura informou que as obras na ciclopassarela continuam nos dois sentidos. Quando concluída totalmente, a obra irá integrar os bairros Santo André, Redenção, Nova Palestina e Resistência. Ao todo, são 4,04 quilômetros de vias, considerando ciclovia e reurbanização de ruas às margens do mangue.

Novas imagens do andamento das obras foram divulgadas. Segundo a PMV, a ciclopassarela irá criar novas possibilidades de circulação e lazer para a população.

Veja as novas imagens da ciclopassarela:

Além do transporte de bicicletas, o espaço também irá permitir a caminhada de pedestres. A ciclopassarela ainda inclui vista para o mar e para os manguezais da região.

O investimento na região integra o projeto Vitória de Frente para o Mar, que tem como objetivo requalificar as orlas da cidade de Vitória, por meio do desenho urbano com calçadas, ciclovias, píeres, atracadouros, jardins, mobiliário urbano, implantação e reforma de equipamentos públicos.

*Texto sob a supervisão da editora Erika Santos

Enzo Bicalho, estagiário do Folha Vitória
Enzo Bicalho Assis

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.