Tragédia

Veja o que se sabe da morte da menina atingida por penteadeira em escola

A tragédia foi registrada no dia 5 de agosto, no dia do aniversário da criança, no Piauí. Tudo aconteceu na frente do irmão gêmeo da menina

Leitura: 2 Minutos
Foto: Instagram/ @dayanabrasilfotografia
Foto: Instagram/ @dayanabrasilfotografia

Uma tragédia! Alice Brasil Souza da Paz, de 4 anos, morreu após ser atingida por uma penteadeira dentro da brinquedoteca de uma escola em Teresina, no Piauí. O caso foi registrado no dia 5 de agosto, no dia do aniversário da criança.

Alice brincava com o irmão gêmeo, Arthur, durante uma comemoração na brinquedoteca. Na hora, outra criança passou por baixo da penteadeira, o que fez o móvel tombasse com força sobre Alice, que estava deitada próxima ao objeto.

Segundo informações do Portal Terra, a criança sofreu um traumatismo craniano e recebeu os primeiros socorros de funcionários da escola e da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Mesmo com as tentativas de reanimação, não resistiu aos ferimentos e acabou falecendo.

Polícia Civil instaurou inquérito

A Polícia Civil do Piauí instaurou inquérito para apurar o caso, com prazo de 30 dias para conclusão.

Além disso, o Ministério Público também abriu um procedimento administrativo para avaliar medidas preventivas nas escolas, incluindo treinamentos em primeiros socorros para funcionários de instituições públicas e privadas.

Pais falam que estão sem resposta e pedem justiça

Em coletiva, os pais da criança, major Cláudio Sousa e Dayana Brasil, denunciaram que estão sem respostas da escola e que as versões dadas foram conflitantes.

Recebemos a notícia que ela havia morrido na escola, primeiro que um brinquedo caiu sobre nossa filha, depois mudaram as versões. Até agora não recebemos explicações concretas. Até hoje olho em cada imagem e não sabemos o que realmente aconteceu com nossa filha. Perdemos Alice onde ela deveria estar protegida e segura.

Major Cláudio Sousa

Os pais também afirmaram que não desejam vingança, mas sim justiça pela morte de Alice. “Não queremos vingança. Quero justiça para que nenhuma outra criança passe pelo que a nossa Alice passou”, disse o major.

Escola se pronuncia e expõe detalhes do acidente

O Colégio CEV, por meio da Unidade Kennedy, se pronunciou sobre o caso e explicou os detalhes das circunstâncias do acidente envolvendo Alice Brasil Souza da Paz.

A unidade escolar disse que a criança estava deitada no chão, brincando, quando outra criança entrou por baixo de uma penteadeira infantil e, ao se levantar, fez o móvel tombar.

De imediato, uma das professoras retirou o móvel, enquanto outra a levou rapidamente para a enfermaria da escola. A enfermeira iniciou os primeiros atendimentos e, ao constatar a gravidade da situação, acionou o
SAMU.

Seguindo a orientação da central de regulação do SAMU, a equipe escolar iniciou o deslocamento com Alice rumo ao posto de atendimento mais próximo, na região do bairro Satélite, indicado pelo SAMU.

Infelizmente, após todos os esforços que duraram mais de quarenta minutos, os profissionais do SAMU informaram aos pais que Alice não resistiu e veio a óbito. Em seguida, a aluna e seus familiares foram conduzidos ao Instituto Médico Legal (IML) da capital para os procedimentos necessários.

A equipe escolar que acompanhava o caso dirigiu-se junto ao IML, e, pouco depois, chegaram também profissionais da equipe de psicologia e representantes do CEV Colégio (incluindo o presidente do Grupo CEV) para oferecer suporte completo e integral à família neste momento tão difícil.

Colégio CEV

Veja a nota completa da escola:

*Com informações do Portal Terra

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão

Produtora Web

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória