Da proa até a cabine! O navio-veleiro “Cisne Branco” (U20), da Marinha do Brasil, que é uma verdadeira sensação, já está atracado no Porto de Vitória (Vports), na Capital. A embarcação estará aberta à visitação neste sábado (30), das 10h às 17h.
A equipe de reportagem Folha Vitória subiu a bordo da embarcação, considerada a embaixada brasileira no mar, e mostra em um vídeo detalhes do veleiro.
Nas impressionantes imagens registradas pelo fotojornalista Thiago Soares, é possível ver todos os detalhes da imponente embarcação, com suas velas extensas e bandeirolas que representam diversos países.
Veja o registro:
Durante a visita, o fotojornalista também registrou a cabine com os instrumentos e equipamentos usados na navegação pelos mares e águas do mundo.
O acesso ao veleiro no sábado será pelo portão localizado em frente ao Palácio Anchieta, no Centro de Vitória. Por motivos de segurança e conforto, recomenda-se o uso de calçados fechados e sem salto. A entrada é gratuita e será realizada por ordem de chegada.
Cisne Branco
Segundo a Capitania dos Portos, a embarcação é apelidada de “Embaixada Brasileira no Mar” e tem como missão representar o País e a Marinha do Brasil em eventos nacionais e internacionais, além de possuir importante papel na complementação da formação de jovens marinheiros.
O navio também é considerado um símbolo vivo das tradições navais brasileiras.
Sob o comando do capitão de Mar e Guerra Eduardo Rabha Tozzini, os 87 tripulantes do “Cisne Branco” estão em viagem com destino ao Nordeste. O navio irá participar da 36ª Regata Internacional Recife – Fernando de Noronha, no fim do mês de setembro.
O atual NVe “Cisne Branco” é o terceiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil. Foi construído pelo estaleiro Damen Oranjewerf, em Amsterdã, na Holanda, sendo incorporado à Armada em 9 de março de 2000, em Lisboa, simbolicamente 500 anos após a partida de Pedro Álvares Cabral rumo à descoberta do Brasil.
Neste ano, o navio celebra seu jubileu de prata, marcando 25 anos de serviço com uma série de visitas a portos brasileiros, como parte de sua missão de aproximação com a sociedade e divulgação da cultura oceânica.