
Uma manifestação bloqueou a circulação do trem de passageiros, nesta segunda-feira (02), na Estrada de Ferro que liga Cariacica, no Espírito Santo e Belo Horizonte, em Minas Gerais. O ato é contra a retomada da captação de água do Rio Doce para abastecimento.
Segundo informações da assessoria da Vale, a manifestação começou durante o domingo (1º) e ocorre na altura do município de Resplendor, em Minas Gerais.
Diante da suspensão, os passageiros podem remarcar o bilhete ou solicitar o reembolso do valor investido na compra da passagem no prazo de até 30 dias.
Mais informações podem ser solicitadas por meio do canal Alô Vale (0800 285 7000).
Vale
O que diz a Samarco?
A Samarco informou que, conforme previsto no Novo Acordo do Rio Doce, foram realizados testes de tratabilidade da água do Rio Doce em Itueta e Resplendor, e os resultados indicam que a água está nas especificações da legislação brasileira.
Diante dos testes, a empresa afirma que a água pode ser consumida após o tratamento convencional realizado nas Estações de Tratamento de Água (ETAs).
As análises laboratoriais foram conduzidas por laboratórios devidamente acreditados por entidades reconhecidas nacionalmente e foram validadas pela empresa de auditoria independente que atende ao Comitê Estadual de Minas Gerais (CEMG), composto pelo Governo de Minas Gerais e instituições de justiça que acompanham a execução do Novo Acordo. Os testes foram acompanhados por representantes das duas prefeituras, da comunidade e de assessorias técnicas. No último mês de dezembro, foi realizada uma visita técnica às ETAs, com os prefeitos dos municípios, representantes do CEMG, Copasa e Samarco, para apresentar a viabilidade da retomada da captação no Rio Doce em Itueta e Resplendor.
Samarco