Trem de Passageiros da EFVM - Vale
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Uma manifestação bloqueou a circulação do trem de passageiros, nesta segunda-feira (02), na Estrada de Ferro que liga Cariacica, no Espírito Santo e Belo Horizonte, em Minas Gerais. O ato é contra a retomada da captação de água do Rio Doce para abastecimento.

Segundo informações da assessoria da Vale, a manifestação começou durante o domingo (1º) e ocorre na altura do município de Resplendor, em Minas Gerais.

Diante da suspensão, os passageiros podem remarcar o bilhete ou solicitar o reembolso do valor investido na compra da passagem no prazo de até 30 dias.

Mais informações podem ser solicitadas por meio do canal Alô Vale (0800 285 7000).

Vale

O que diz a Samarco?

A Samarco informou que, conforme previsto no Novo Acordo do Rio Doce, foram realizados testes de tratabilidade da água do Rio Doce em Itueta e Resplendor, e os resultados indicam que a água está nas especificações da legislação brasileira.

Diante dos testes, a empresa afirma que a água pode ser consumida após o tratamento convencional realizado nas Estações de Tratamento de Água (ETAs).

As análises laboratoriais foram conduzidas por laboratórios devidamente acreditados por entidades reconhecidas nacionalmente e foram validadas pela empresa de auditoria independente que atende ao Comitê Estadual de Minas Gerais (CEMG), composto pelo Governo de Minas Gerais e instituições de justiça que acompanham a execução do Novo Acordo. Os testes foram acompanhados por representantes das duas prefeituras, da comunidade e de assessorias técnicas. No último mês de dezembro, foi realizada uma visita técnica às ETAs, com os prefeitos dos municípios, representantes do CEMG, Copasa e Samarco, para apresentar a viabilidade da retomada da captação no Rio Doce em Itueta e Resplendor.

Samarco
Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão

Produtora Web

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória