Cotidiano

Viana assina edital para construção de abrigo para cães e gatos em penitenciária

A assinatura foi realizada na quarta-feira (23) no aniversário de 163 anos de Viana

Leitura: 3 Minutos
Projeção do canil em Viana. Foto: Prefeitura de Viana
Projeção do canil em Viana. Foto: Prefeitura de Viana

A Prefeitura de Viana assinou o edital para a contratação da empresa responsável pela construção do primeiro canil municipal em complexo prisional do Espírito Santo. A assinatura foi realizada nesta quarta-feira (23) no aniversário de 163 anos de Viana.

Centro de Alojamento de Animais será construído na Penitenciária Agrícola do Espírito Santo (Paes), no Complexo Penitenciário de Viana e terá capacidade de abrigar até 200 cães e 100 gatos recolhidos pelo Programa de Bem-Estar Animal “É o Bicho!”.

O projeto pretende proporcionar um espaço adequado para cães e gatos resgatados e que ainda não conseguiram um lar, ao mesmo tempo, em que contribui para a reintegração social de apenados.

Durante as ações, os detentos do regime semiaberto também vão receber capacitação para cuidar dos animais, com alimentação, passeios e cuidados básicos, sempre acompanhados pelos veterinários da Prefeitura.

O espaço é fruto de uma parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAMA) e a Secretaria de Justiça (SEJUS), e será instalado na Penitenciária Agrícola do Espírito Santo (PAES), com um investimento estimado em R$ 951 mil.

Detentos vão passar por capacitação

Conforme adiantado pela reportagem do Folha Vitória em fevereiro, os detentos serão capacitados para atuar no cuidado dos animais, recebendo treinamento em atividades como alimentação, higiene, passeios e acompanhamento de saúde dos animais, com relatórios diários a serem repassados aos veterinários da Prefeitura de Viana.

Esse trabalho de ressocialização visa fornecer uma nova oportunidade aos detentos, enquanto promove o bem-estar dos animais.

O governo do ES afirma que a obra será licitada em 2025 e contemplará 28 baias para cães e 11 para gatos. O município será responsável pelo resgate dos animais, o acompanhamento veterinário e as ações para adoção.

Atividades com animais para ressocialização

O secretário de Estado da Justiça (Sejus), Rafael Pacheco, afirmou que, inicialmente, internos serão capacitados para as atividades de cuidados com os animais, como alimentação, banho e tosa.

Envolve a oferta de oportunidades e a ressocialização de pessoas privadas de liberdade por meio do trabalho. Além de promover a ressocialização de presos, também auxilia em mais qualidade de vida para os animais resgatados, afirma o secretário.

Apenas detentos com bom comportamento, que estão em regime semiaberto e não foram condenados por crimes sexuais, contra crianças ou de maus-tratos podem participar. Os apenados deverão monitorar o comportamento dos animais, registrando diariamente informações sobre sua saúde e bem-estar.

Apenas cães que foram recolhidos no município, que atualmente estão no Rancho Bela Vista e passam por um processo de recuperação, serão encaminhados para este novo espaço.

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão

Produtora Web

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória