
Uma baleia-jubarte foi encontrada morta na Praia do Morro, em Guarapari, na tarde de domingo (06). A causa da morte ainda é desconhecida e será investigada por especialistas do Instituto Orca.
O animal é um macho, com cerca de nove metros de comprimento e que pesa entre cinco e seis toneladas , segundo informações do Instituto Amar, que participou da operação para resgate da carcaça da baleia.
Os voluntários retiraram a carcaça da baleia do mar e fizeram a ancoragem dela próximo a uma pedra por motivos de segurança. Além dos dois institutos, o Corpo de Bombeiros, os guarda-vidas de Guarapari e a Capitania dos Portos participaram da ação.
Os biólogos aguardam decisão sobre qual será o destino da carcaça da baleia.
De acordo com biólogos, este é o período de migração das baleias-jubarte pelo litoral brasileiro. Todos os anos, entre junho e novembro, os animais deixam a Antártica em direção às águas mais quentes do Brasil para reprodução e nascimento dos filhotes. O Espírito Santo está na rota dessa travessia.
Confira como foi o recolhimento do animal:
Apesar de ser uma época de avistamentos, também aumentam os registros de encalhes. Segundo ambientalistas, ainda é cedo para apontar o motivo da morte da baleia encontrada em Guarapari.
