Já em terra firme após ficarem à deriva no meio do mar e serem resgatados por um navio mercante, o empresário Maikel Araújo dos Santos, criador do “Macakids”, e o piloto de lancha Ronald Menezes gravaram um vídeo para agradecer a todos que se preocuparam e torceram pelo resgate.
Maikel e Ronald ficaram à deriva após a lancha com a qual saíram para mergulhar, em Anchieta, no litoral Sul do Espírito Santo, no domingo (28), sofrer uma pane elétrica. Os dois ficaram desaparecidos no meio do mar durante dois dias até serem resgatados no final da tarde de terça-feira (30), em Campos dos Goytcazes, no Rio de Janeiro.
Queria agradecer o carinho e a preocupação de todos vocês. O empenho, muita gente preocupada com a gente. Saber que a gente é querido assim. Não vejo a hora de ver minha esposa e minha filha que está para nascer. De verdade, achei que não fosse conseguir, foi muito desesperador. Estamos voltando agora para casa sãos e salvos. Só agradecer a Deus e a vocês pelo empenho em achar a gente.
Maikel Araújo dos Santos, empresário
O empresário reforçou que Ronald ajudou muito para que os dois sobrevivessem enquanto estiveram à deriva no meio do mar. O piloto também agradeceu às orações para que eles fossem resgatados.
A situação que a gente estava lá não foi fácil não. Agradecer a Deus por ter dado nos dados paciência para a gente ter um pouco de sabedoria para fazer o que a gente pode fazer para estar aqui hoje enviando essa mensagem para vocês
Ronald Menezes, piloto da lancha
Maikel e Ronald já voltaram para o Espírito Santo e estão em casa. Eles chegaram durante a madrugada desta quarta-feira (1º).
Peixe cru e racionamento de água
Maikel e Ronald desapareceram no mar no último domingo (28) após saírem para uma pesca subaquática em Ubu, Anchieta, litoral Sul do Espírito Santo. Desde que ficaram à deriva, Maikel e Ronald precisaram racionar água e comer peixe cru para sobreviver.
Conversamos com o piloto por telefone, ele estava iniciando as manobras para retornar à plataforma quando o piloto da embarcação avistou os dois tripulantes de uma embarcação pequena pedindo socorro, eles conseguiram ir lá. Eles tinham um suprimento de água, relataram que regraram a água que tinham e comeram peixe cru, os que peixes que haviam pescado.
Cristiano Malacarne, tenente-coronel do Corpo de Bombeiros
Na embarcação, os dois receberam comida e água, além de roupas da tripulação. Maikel e Ronald também apresentavam desidratação, mas estavam bem fisicamente.
Os dois seguiram na embarcação em direção ao Porto Açu, em Campos dos Goytacazes. Ao chegarem ao local, foram levados à terra firme por uma lancha menor.
O empresário e o piloto da lancha passaram por avaliação médica e foram trazidos de volta ao Espírito Santo em uma viatura do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo, que saiu de Cachoeiro de Itapemirim e foi até Campos para buscá-los.
Mãe comemora a notícia: “Meu filho está vivo!”
Ao receber a notícia do resgate, a mãe do empresário, Regina Andrea, comemorou pelas redes sociais.
“Gente, meu filho está vivo! O Maikel está vivo! Meu marido ligou agora que ele tá vindo, tá em Campos, tá vindo no rebocador. Depois eu falo mais, gente. Meu Deus, como eu estou feliz. Gente, obrigado a vocês que oraram. Sou muito grata a vocês, todos que oraram, gente. Vocês que amam, vocês que torceram. Muito obrigada, muito obrigada”, celebrou.
Veja vídeo da mãe do criador do Macakids:
Outro que também celebrou o resgate foi o tio de Mikael, Fabiano Gaudio.
“Meu sobrinho está vivo! Ligou para o pai em Campos. Tá vivo! Ronald está junto, os dois foram encontrados com vida. Graças a Deus. Obrigado a todo mundo”, disse Fabiano.
Confira o vídeo abaixo:
Buscas começaram na segunda-feira
Maikel e Ronald desapareceram após irem para alto-mar na direção da Praia de Ubu. As buscas começaram na segunda-feira (29) e foram retomadas nesta terça-feira (30), com auxílio de helicóptero do Notaer e até avião da FAB.
O que é “MacaKids”?
“MacaKids” é uma história em quadrinhos sobre macaquinhos que vivem numa ilha. Composta pelos personagens Caco, Drika, Kinho e Kinha, a turma valoriza a família, sustentabilidade, a educação ambiental e músicas. Os personagens viraram bonecos e fazem shows em cidades ao redor do Espírito Santo.