Ontem, 8 de setembro, foi celebrado os 474 anos de Vitória, dia de comemorar sua história, sua cultura e nossa gente. Recebemos da VALE um kit onde a empresa afirma ter orgulho de fazer parte da trajetória da cidade de Vitória, nossa capital. “ Ao longo dos anos, construímos juntos capítulos importantes do desenvolvimento, sempre com o compromisso de geral valor e contribuir para um futuro mais sustentável para todos que vivem aqui. Uma homenagem à cidade que nos acolhe e inspira” diz a companhia. Vale o registro da belíssima foto feita por Yuri Barichivich.
Gerdau marca presença na ABM Week 2025 – A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, estará presente como patrocinadora na 9ª edição da ABM Week, o principal evento dedicado às áreas de metalurgia, materiais e mineração. O encontro, que acontece entre os dias 9 e 11 de setembro no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo (SP) e é promovido pela Associação de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), visa promover o intercâmbio tecnológico, o desenvolvimento industrial e aumentar a competitividade das empresas do setor. Neste ano, a companhia apresentará em seu estande seu portfólio completo de aços longos, planos e especiais, que atendem às necessidades dos diversos setores da indústria, e contará com a presença de um corpo técnico, formado por especialistas que estarão à disposição do público para tirar dúvidas.
Além do seu estande, a Gerdau também estará no ABM-Gerdau – um espaço pensado para fortalecer o networking dos participantes do evento. “Participar de mais uma edição da ABM Week é aprender, experimentar e imaginar o futuro da indústria. Além de compartilhar valor com todos os públicos com quem nos relacionamos, é uma oportunidade de nos conectarmos ao mercado de trabalho e atrair profissionais para áreas ligadas à operação industrial e à tecnologia. A Gerdau é uma empresa centenária e que está em constante transformação na qual engenheiros podem ser protagonistas da construção do futuro do aço e da indústria”, afirma Flávia Nardon,( foto) diretora global de Pessoas e Responsabilidade Social da Gerdau.
Programa Engenheiros do Amanhã – Durante a ABM Week 2025, a Gerdau promoverá em seu estande uma interação direta entre estudantes e a companhia. Uma ativação especial inclui um quiz sobre a empresa, que além de engajar o público de forma divertida, gera um cadastro de futuros candidatos ao programa de estágio do ciclo 2027. Os participantes ainda concorrerão a ingressos para o festival The Town, onde a empresa marca presença com aço 100% reciclável, reiterando seu propósito com sustentabilidade e inovação.O Programa Engenheiros do Amanhã é uma iniciativa estratégica da Gerdau que visa ampliar o número de estudantes nos cursos de Engenharia Metalúrgica e Engenharia de Materiais. A ação fortalece o pipeline de talentos da companhia, impulsiona o desenvolvimento do setor e se conecta diretamente aos programas de entrada da Gerdau, como o G.Start (estágio) e o G.Future (trainee). O programa também atua com os pilares de fortalecimento da marca empregadora, posicionando a Gerdau como referência para jovens talentos; relacionamento com universidades, criando parcerias duradouras com instituições de ensino; desenvolvimento profissional dos estudantes, por meio de iniciativas como curso pré-vestibular, Summer Job e bolsas de iniciação científica em universidades; e o cuidado com o pipeline interno, com ações de engajamento e retenção voltada a colaboradores que participam do programa.
Gerando mais conhecimento – A 9ª edição da ABM Week ainda contará com uma série de palestras de diferentes setores no Fórum de Líderes. Maurício Metz, (foto) Vice-Presidente da Operação Gerdau Aços Brasil, participará do painel “Estratégias para a competitividade do setor mínero-metalúrgico frente aos desafios globais” no dia 9 de setembro às 16h30, e Manoel Esteves Netto, Gerente Geral de Recursos Humanos de Aços Especiais Brasil da Gerdau, no painel “Oportunidades e desafios de carreira no setor mínero-metalúrgico”, no dia 11 de setembro às 8h30. Além disso, colaboradores e colaboradoras da Gerdau apresentarão trabalhos técnicos relacionados aos processos de energia, automação, laminação e aciaria, compartilhando conhecimento e reforçando a importância da educação e capacitação dos profissionais do setor.
União lança projeto de conteúdo da nova linha de cápsulas de café espresso – União, marca presente há mais de um século na vida dos brasileiros, lançou na sexta-feira, dia 5 de setembro, o projeto de conteúdo que marca sua entrada no mercado de cafés em cápsulas. A iniciativa estreia com um filme principal e outros 10 conteúdos curtos, que serão amplificados nas redes sociais ao longo dos próximos meses, reforçando o mote “A cada cápsula, um convite”. Criado pela agência PROS, o projeto traduz a proposta da marca de transformar pequenos encontros em experiências de afeto e conexão. O ponto de partida desse projeto foi a ação inédita realizada em julho no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, quando as cabines da maior roda-gigante da América Latina foram transformadas em cápsulas de café espresso para encontros com personalidades e creators. Os ambientes imersivos foram inspirados nos cinco sabores da nova linha – Amaro, Ristretto, Clássico, Velluto e Ristretto Decaffeinato – e conectados a temas como literatura, gastronomia, música, arte e boas histórias.
o primeiro filme de 30”
Experiência imersiva com personalidades na maior roda-gigante da América Latina – Entre os nomes que participaram da ação estavam Kéfera, PeLu, Chico Felitti, Tina Calamba, Dani Choma, Raphael Montes, Federico Devito, Chef Viviane Wakuda, Chef Rodrigo Ribeiro (Digo) e Bruna Vieira. Dentro das cabines, eles protagonizaram conversas espontâneas sobre encontros, afeto e conexões que agora dão vida aos conteúdos digitais lançados pela marca. “Acreditamos que o café é um elo poderoso entre as pessoas e essa nova linha representa nossa entrada em um território de consumo com muito potencial de conexão e sabor. Com o mote ‘A Cada Cápsula, Um Convite’, queremos reforçar que até mesmo uma pequena pausa pode ser o ponto de partida para novas descobertas e conexões. O lançamento traduziu com grandiosidade essa visão”, afirma Flavia Molina, CMO da Camil Alimentos. Mais do que uma ativação de lançamento, o projeto foi pensado como uma plataforma de conteúdo viva, desenhada para gerar conversas reais, espontâneas e autênticas sobre os rituais que o café desperta.
filme de 15”
Cada encontro dentro das cabines originou filmes – cortes e pílulas que agora serão amplificados digitalmente, ampliando o alcance e a conexão da marca com diferentes públicos. “Num mundo tão corrido, em que cada vez mais parece que a gente não tem tempo para nada, fizemos questão de reforçar o convite que um café traz. Quisemos levar isso ao pé da letra com uma experiência em que as pessoas literalmente entram em uma cápsula para se reconectar com um bom papo, uma boa companhia e um café de verdade”, destaca Vitor Pavarini, Diretor de Criação da PROS, agência responsável pela concepção criativa, produção, execução e estratégia de comunicação da ação. A proposta reforça o posicionamento de Café União no segmento premium, conectando tradição, modernidade e valorizando os pequenos gestos que se tornam grandes lembranças. Com tecnologia e blends exclusivos, a linha de cápsulas chega para transformar cada encontro em uma oportunidade de presença e afeto.
filme de 15”
FICHA TÉCNICA (PROS)
Agência: PROS
Co-CEOs: Daniela Graicar e Fernanda Tchernobilsky
CCO: Adriano Abdalla
Direção de Criação: Katia Santos e Vitor Pavarini
Head de Arte: Julian Akinaga
Direção de arte: Vitória Bernardes, Victória Tofoli e Alexandre Fukugawa
Redação: Gastão Moreira
Motion: Henrique Ajala
Tráfego: Bruna Garcia
Diretora de Geral de Atendimento: Ana Assaly
Atendimento: Juliana Whately, Gabriela Fioroto e Karen Bolzan
Estratégia: Maria Claudia Mestriner e Leandro Dário
Reputação: Meiri Duarte e Fernanda Gil
Atendimento de PR: Rodrigo Torres, Flávia Gouvea, Marcus Vinicius, Gianne Oliveira e Ariane Souza
Produção Executiva / Coord. de Produção: Mariana Campanha e Carolina Campos
Aprovação Cliente: Flavia Molina, Ivy Oliveira e Lucas Prado
Engenheiro e empreendedor brasileiro transforma ideias em soluções sustentáveis e eficientes – O engenheiro Pedro Henrique Pimentel construiu uma carreira marcada por inovação, liderança e visão estratégica. Hoje, vivendo nos Estados Unidos e acompanhando de perto as tendências globais, alia formação técnica sólida, experiência internacional e expertise empreendedora para transformar ideias em soluções concretas e de impacto. Graduado em Engenharia Mecânica, com formação técnica em Eletrotécnica e certificação Six Sigma Green Belt, Pedro construiu uma carreira que passa por empresas como Positivo Tecnologia e Caterpillar Inc., onde liderou projetos de engenharia de produto, melhoria de processos e desenvolvimento de equipes. Além do desempenho em grandes corporações, ele também se destacou por iniciativas de impacto social, como a criação de um guincho de baixo custo para auxiliar pessoas com deficiência.
Em 2020, deu um passo além ao fundar a EngeTec Climatização – empresa especializada em projetos, instalação e manutenção de sistemas de refrigeração e ar-condicionado. À frente do negócio, consolidou seu nome como especialista em soluções completas que unem tecnologia, sustentabilidade e eficiência energética, além de investir na capacitação de novos profissionais do setor. Para ele, o futuro da climatização está pautado em três pilares: projetos cada vez mais precisos e integrados, a capacitação contínua de profissionais e a busca por soluções sustentáveis, com foco na redução do impacto ambiental dos gases refrigerantes e no aumento da eficiência energética. “Não se trata apenas de instalar equipamentos. É preciso gerar valor real para empresas e pessoas, pensar em soluções inteligentes, que integrem tecnologia, consumo consciente e sustentabilidade”, defende o engenheiro. Com uma carreira que alia conhecimento técnico, liderança e visão empreendedora, ele é hoje uma das referências na engenharia de climatização e eficiência energética.
Gin Bombay Sapphire apresenta “A Caminho do Azul”, campanha inédita que introduz nova estratégia global da marca no Brasil – Ícone entre os gins premium, Bombay Sapphire apresenta uma nova era com o lançamento no Brasil de sua campanha “A Caminho do Azul”. A iniciativa, desenvolvida pela agência Rastro, é a adaptação da plataforma de comunicação global da marca, que se pauta na beleza, requinte, sofisticação e uma experiência sensorial única. Mais que um novo posicionamento, a proposta é um convite para uma imersão em um mundo de infinitas possibilidades, onde a icônica garrafa azul funciona como um portal através do qual é possível enxergar a vida com outra perspectiva, aproveitando o que realmente importa com um toque de elegância.
A ação traz a adaptação brasileira do novo posicionamento global da marca – “Cada pessoa enxerga a beleza de uma maneira única, moldada por suas experiências e momentos marcantes. Com essa campanha, queremos inspirar as pessoas a descobrirem qual é o seu próprio azul. Bombay Sapphire representa a beleza impactante, aquela que paralisa por um instante, desperta admiração e conduz ao encantamento. É a beleza que se encontra nos detalhes, na luz e nos momentos que se tornam especiais”, resume Veridiana Carvalho, diretora de marketing da América do Sul do Grupo Bacardi. O conceito “A Caminho do Azul” se materializa em uma estratégia de conteúdo que posiciona a marca não apenas como uma bebida de excelência, mas também como uma expressão de estilo de vida. Com uma linguagem visual impactante, que explora e valoriza nuances de luz, fluidez e brilho característicos da garrafa, a campanha se desdobrará em canais digitais, ativações em pontos de venda e coquetelarias parceiras. A estética de joia, inspirada na forma como a luz atravessa o líquido azul, é elevada à categoria de experiência, transformando drinks em rituais contemporâneos e encontros em verdadeiras celebrações do belo.
A nova campanha da marca será lançada com a veiculação de seu filme principal no YouTube – “Construir marcas fortes é criar símbolos que ficam com as pessoas. A garrafa azul de Bombay tem a força de uma joia e foi esse brilho que guiou toda a campanha. Com ‘A Caminho do Azul’, reforçamos a distintividade desse ícone e ampliamos o awareness da marca em um mercado onde consistência e emoção fazem toda a diferença, transformando o gin em um gesto de celebração da vida em sua forma mais sofisticada.” destaca Rafael Bizachi, sócio da Rastro. A nova campanha da marca será lançada com a veiculação de seu filme principal no YouTube. A comunicação será reforçada por um plano de mídia abrangente, que contempla peças em formato out-of-home (OOH) e uma forte presença no Instagram. Nesta plataforma, o conceito ganhará vida por meio de conteúdos que funcionarão como “portas que se abrem para novas perspectivas do azul”. A estratégia inclui ainda o patrocínio do Art Rio e um time de influenciadores para amplificar a mensagem.
Link para o vídeo:
Ficha Técnica:
Rastro Studios, responsável pela locução e registro do filme
Diretora audiovisual: Stéphanie Saramago
Gerente Criativa e de Operações: Andrezza Abreu
Produção Executiva: Alessandra Couto
Coordenadora de pós produção: Mariana Borba
Locução: Ingrid Andrade
Rastro Agency, responsável pelo lançamento da campanha, roteiro e nacionalização da cartela de assinatura
Diretor Executivo: Lucas Djahjah
Diretor de Criacao: Afonso Soares
Diretor de Estratégia e Operações: Rafael Bizachi
Liderança de Atendimento e Gestao: Joy Passarelli
Liderança de Estratégia e Dados: Mariana Campello
Liderança Criação: Andressa Rodrigues e Erik Machado
Lideranca Social & Community: Emily Schwan
Gestao de Projeto: Ana Luíza Marques
Direçao de Arte: Arthur Bittar e Erik Machado
Redação: André Mariz
Mídia e Performance: Nívea Ribeiro
Community Manager / Social: Nicholas Moreira
Culture e Creators Manager: Pablo Dadecio
B.I: Carol Vicente
Gerente Comercial: Fabio de Medeiros
7K anuncia Xand Avião como novo embaixador da marca de iGaming – Em um movimento estratégico para expandir sua atuação no mercado brasileiro, a 7K, uma das principais marcas de iGaming do país, anuncia Xand Avião como seu novo embaixador. O cantor, compositor e empresário potiguar, conhecido por seu papel central no forró e na cultura nordestina, participará ativamente de iniciativas de conscientização sobre boas práticas no setor, além de campanhas em vídeo, redes sociais e TV para a marca. José Victor Valadares, diretor de novos negócios e comercial do Grupo Ana Gaming, destaca a importância da parceria: “A escolha do Xand Avião reforça nosso compromisso de crescimento no Norte e Nordeste do país. Nossas marcas já patrocinam o Vitória e o Fortaleza, e, com os investimentos nas festas de São João, uma das maiores celebrações populares do Brasil, a chegada do Xand à 7K consolida nossa presença em todo o território nacional.”
Empresa do Grupo Ana Gaming fortalece sua presença nacional com ícone do forró – “Ele é um artista com uma conexão genuína com o público, especialmente no Nordeste, uma região estratégica para nós, e sua imagem forte e autêntica é fundamental para estreitar o relacionamento com nossos clientes e ampliar a visibilidade da marca em um segmento tão ligado à cultura e ao entretenimento”, conclui o executivo. Xand Avião se junta a um time de embaixadores que inclui o atacante Hulk, o ex-jogador Neto e o jornalista André Henning. A 7K também é patrocinadora máster do Vitória e do Santos, e parceira do Mirassol, clubes da elite do futebol brasileiro. “A Ana Gaming nasceu com a missão de redefinir o entretenimento digital e as apostas esportivas no Brasil. Nossos investimentos em tecnologia, parcerias e embaixadores como o Xand Avião refletem uma estratégia clara: unir inovação, proximidade e confiança. Este é mais um passo na consolidação de um Grupo que olha para o futuro com responsabilidade e busca ser referência em experiência e credibilidade no setor de iGaming, sempre respeitando a cultura e a diversidade do nosso país”, conclui Nickolas Tadeu Ribeiro de Campos, fundador e presidente do conselho da Ana Gaming, holding proprietária das marcas 7K, Cassino e Vera.
Seara revela o segredo das panelinhas: comida de verdade feita por vovós fofinhas – A Seara apresenta Panelinhas Seara, sua linha de pratos prontos que une a praticidade e opções para todos os dias da semana, com o sabor acolhedor das refeições caseiras. A inovação da marca atende ao desejo dos consumidores por “comida de verdade”, com ingredientes familiares e receitas que remetem ao afeto de uma refeição feita em casa, “do jeitinho que a sua vovó faria”. Para destacar esse lançamento, a Seara, em parceria com a agência WMcCANN, criou uma campanha que mistura o que há de mais moderno em tecnologia com um tema universal, o carinho das avós. A campanha tem como protagonistas quatro vovós brasileiras, criadas em animação 3D: a brincalhona, a líder, a tech e a fofinha. Cada uma delas representa uma forma de cuidar e cozinhar, conectando gerações de maneira carismática e emotiva. As personagens ganham vida por meio de um processo híbrido de live action, animação 3D e inteligência artificial, que permitiu que elas tivessem expressões faciais, gestos e falas naturais a partir de dublagens reais.
Com sabor de comida caseira e somente ingredientes conhecidos – Elas interagem em uma fábrica cenográfica que une elementos reais e animados, reforçando a mensagem de que as Panelinhas são preparadas com ingredientes familiares e muito afeto. “Unimos inovação com tradição para traduzir a sensação de comida afetiva que todo brasileiro ama. Com Panelinhas, a Seara entrega comida de verdade, com ingredientes que as pessoas conhecem, com sabor de casa. É uma linha feita com carinho e praticidade, para acompanhar o consumidor todos os dias da semana. A nossa campanha vem para destacar este sabor de comida caseira, feita com carinho”, destaca Tannia Fukuda Bruno, diretora de marketing da Seara. “Panelinhas é uma inovação que parte da escuta. O consumidor quer praticidade, sim, mas também quer sabor, cuidado e identificação com o que está comendo. Criamos uma campanha que traduz isso visualmente, misturando o que há de mais moderno em tecnologia com as comidinhas das vovós. As vovós 3D e os ingredientes de verdade são o fio condutor dessa história”, explica Dani Ribeiro, CCO da WMcCANN.
A estratégia da campanha foi pensada para múltiplos canais – incluindo TV aberta, digital e pontos de venda. No ambiente online, as vovós 3D ganham vida em conteúdos interativos, reforçando o protagonismo do produto e a diversidade do público consumidor. A linha Panelinhas Seara conta com sete versões diferentes, pensadas para cada dia da semana. Os sabores incluem opções clássicas da culinária brasileira: Arroz Carreteiro, Feijoada, Fricassê de Frango, Escondidinho de Carne Moída, Caldo Verde com Calabresa, Caldo de Mandioquinha com Frango, e Caldinho de Feijão. As sete versões de Panelinhas Seara são feitas com ingredientes selecionados, e estarão disponíveis nos principais varejistas do país. As embalagens são práticas, colecionáveis e recicláveis, pensadas para facilitar o consumo no dia a dia.
Assista aqui:
Ficha Técnica:
Agência: WMcCann
Cliente: SEARA
Produto: Panelinhas Seara
Nome da campanha: Panelinhas Seara
Time do Cliente: Tannia Fukuda, Rafael Palmer, Michele Srour, Camila Machado, Isadora Solleiro, Mariana Merino, Guilherme Torres, Luciana Regina
PR do Cliente: Tiago Toricelli
Chairman: Hugo Rodrigues
CEO: Renata Bokel
CCO: Dani Ribeiro
ECD: Alessandra Sadock
Diretor de Criação: Rodrigo Dorfman
Criação: Bruno Guimarães, Yohanna Ioshua, Luis Ulrich, Priscila Bensadon, Debóra Lobo, Elaine Maia
Conteúdo: Marcela D’Alessandro, Manoela Mattos, Clara Brêtas
Influência: Victoria Lopes
CSO: Agatha Kim
Diretora de Planejamento: Daniela Altenfelder
Planejamento: Milena Nakata e Yasmin Alves
Diretor(a) de Negócios: Janaina Yana
Atendimento: Gabriela Neres, Carol Cury, Anabelly Gonçalves e Gabriel Salles
Chief Media Officer: Andre Scaciota
Mídia: Regina ponte, Isabella Kida, Flavio Sarto, Anderson Amorin, Pedro Freitas, Luciana Miranda, Aaron Mathews, Anderson deBrito, Heroni leonardo, Izadora Cruz, Leticia Timoteo
Head de Dados: Vinicius Hamburgo
BI: Marcela Quintiliano, Gabriel Maia, Leticia Calumby, Wilken Perez, Mariana Pinto, Priscila Portela
Head de Produção Integrada: Gilberto Pires (Gibinha)
Produção Integrada: Dani Toda e Adriana Kordon
Produção Gráfica: Craft
Produção Digital: Craft
Projetos: Mariana Aquino
Relações Públicas: Kerena Neves e Giulia Camargo
Produtora: Vetor Zero
Direção: Gabriel Nobrega
Direção Executiva: Gabriel Nobrega
Produtor Executivo: Francisco Puech e Diego Dossa
Diretora de Projetos: Marcia Guimarães
Direção de Novos Negócios: Luiz Braga
Gerente de Projetos: Thais Lopes
Gerente de Projetos Jr.: Carolina Gorga
Direção de Fotografia: Lucas Renê e Beto Hacker
Direção Segunda Unidade: Rodrigo Fleury
1º AD: Ju Antich
2º AD: Henrique Sanches
Direção de Produção: Anderson Boscari
Produção: Patricia Soares
Direção de Arte: Quim Corsigli
Assistente de Direção de Arte: Rodrigo Baraldini
Produção de Arte: Carlos Castilho
Efeitista: Lee Peffer
Produção de Objetos: Mary Mello
Culinarista/ Food Styling: Paula Rainho
Figurino: Marcos Cherevek
Produção de Elenco: Fernanda Salem
Maquiagem: Marcela Hana
Cordenação de Pós: Tatiana Caparelli
Cordenação de Equipe: Rosangela Gomes, Ana Mendes e Nathaly Lopes
Supervisão de Pós Produção: Cadu Cipolla e Silvio Mandetta
Finalização: Georges Sakamoto
Montagem: Lucas Mello
Composição: Felipe Lopes, Francinaldo Lemos e Eduardo Rios
Cor: Ian Pasqualino e Natan Luna
Assistente de Cor: Gustavo Lopes
Assistentes de Ilha: Fábio Augusto, Isabela Balbo e Marcos Tavares
Estratégia de Conteúdo: Mat Rodrigues
Making Of: Breno Castro
Produtora de Som: Cabaret
Produção Musical: Bruno Peras
Compositor: Guilherme Azem
Mixagem: Gab Scatolin
Finalização: Bruno Peras, Mauro Kuschnir e Rafael Laurenti
Atendimento: Ingrid Lopes, Fernanda Crespo e Barbara Russiano
Coordenação: Chandra Lima, Mavi Capelasso, Leonardo Vieira e Débora Mello
Locutoras: Neusa Romano, Yvette Matos, Zi Rodrigues e Telma Barros