A Prefeitura de Vitória assinou, nesta sexta-feira (1º), o contrato para obras de reurbanização da Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, conhecida como Beira-Mar. As obras contemplam 4,2 quilômetros do trecho que vai do Porto de Vitória à Enseada do Suá.
As obras fazem parte do projeto Vitória de Frente Para o Mar. Pelo programa, já foram reformadas a orla de São Pedro, passando pela orla de Andorinhas, além do Canal de Camburi.
De acordo com a prefeitura, a nova Beira-Mar contará com píeres e deques, além de passarelas para pedestres, ciclovia e áreas de confraternização.
A contratação foi realizada na modalidade integrada, em que o consórcio vencedor é responsável por elaborar o projeto básico, executivo de engenharia e execução das obras.
O prazo de conclusão é de 24 meses, sete destes de prazo para que o consórcio elabore os projetos de licenciamento ambiental e os outros 17 serão destinados às obras.
De acordo com o prefeito Lorenzo Pazolini, as obras transformarão a região em um ponto turístico e gerarão oportunidades de emprego.
“Aqui teremos geração de emprego e renda, oportunidade de melhoria de vida para os capixabas. Valorizando ainda mais a nossa capital”, disse.
A reurbanização vai conectar a região Norte ao Centro de Vitória. A proposta de requalificação e reurbanização na avenida tem como objetivo a otimização do espaço.
Segundo a prefeitura, ela vai potencializar a apropriação das áreas pela comunidade, valorizando-as como local de permanência e convívio social, e não apenas como local de deslocamentos.
Seguindo essa diretriz, o anteprojeto entregue para o consórcio vencedor da licitação prevê a implantação de equipamentos urbanos de lazer como playground para crianças e academia popular, deques que se estendem sobre margem d’água e ampliam o espaço da calçada, além da distribuição de mobiliário, como bancos, mesas e espreguiçadeiras, criando espaços de lazer e contemplação da paisagem ao longo percurso.
Contempla ainda a melhoria das calçadas, a reforma e conexão entre os trechos existentes de ciclovias, construção de uma nova edificação para o SOE (Serviço de Orientação ao Esporte), novas baias para ônibus e implantação de um novo mirante à beira-mar.
Está prevista também a ampliação da calçada em determinados trechos com avanço em mar, que ampliará a passagem de pedestres e proporcionará a implantação de um novo espaço de contemplação na baía de Vitória.