Cotidiano

Vitória vai iniciar obra na Beira-Mar entre o Centro e a Enseada do Suá

O contrato para as obras de reurbanização da Avenida Beira-Mar foi assinado nesta sexta (01) e o prazo de conclusão é de 24 meses

Leitura: 3 Minutos
Divulgação/ Prefeitura de Vitória
Divulgação/ Prefeitura de Vitória

A Prefeitura de Vitória assinou, nesta sexta-feira (1º), o contrato para obras de reurbanização da Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, conhecida como Beira-Mar. As obras contemplam 4,2 quilômetros do trecho que vai do Porto de Vitória à Enseada do Suá.

As obras fazem parte do projeto Vitória de Frente Para o Mar. Pelo programa, já foram reformadas a orla de São Pedro, passando pela orla de Andorinhas, além do Canal de Camburi.

De acordo com a prefeitura, a nova Beira-Mar contará com píeres e deques, além de passarelas para pedestres, ciclovia e áreas de confraternização.

Avenida Beira Mar - Vitória
Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória

A contratação foi realizada na modalidade integrada, em que o consórcio vencedor é responsável por elaborar o projeto básico, executivo de engenharia e execução das obras.

O prazo de conclusão é de 24 meses, sete destes de prazo para que o consórcio elabore os projetos de licenciamento ambiental e os outros 17 serão destinados às obras.

De acordo com o prefeito Lorenzo Pazolini, as obras transformarão a região em um ponto turístico e gerarão oportunidades de emprego.

“Aqui teremos geração de emprego e renda, oportunidade de melhoria de vida para os capixabas. Valorizando ainda mais a nossa capital”, disse.

A reurbanização vai conectar a região Norte ao Centro de Vitória. A proposta de requalificação e reurbanização na avenida tem como objetivo a otimização do espaço.

Segundo a prefeitura, ela vai potencializar a apropriação das áreas pela comunidade, valorizando-as como local de permanência e convívio social, e não apenas como local de deslocamentos.

Divulgação/ Prefeitura de Vitória

Seguindo essa diretriz, o anteprojeto entregue para o consórcio vencedor da licitação prevê a implantação de equipamentos urbanos de lazer como playground para crianças e academia popular, deques que se estendem sobre margem d’água e ampliam o espaço da calçada, além da distribuição de mobiliário, como bancos, mesas e espreguiçadeiras, criando espaços de lazer e contemplação da paisagem ao longo percurso.

Contempla ainda a melhoria das calçadas, a reforma e conexão entre os trechos existentes de ciclovias, construção de uma nova edificação para o SOE (Serviço de Orientação ao Esporte), novas baias para ônibus e implantação de um novo mirante à beira-mar.

Está prevista também a ampliação da calçada em determinados trechos com avanço em mar, que ampliará a passagem de pedestres e proporcionará a implantação de um novo espaço de contemplação na baía de Vitória.

Guilherme Lage, repórter do Folha Vitória
Guilherme Lage

Repórter

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.