Cotidiano

Voluntários arrecadam ração para animais deixados para trás após desocupação

Protetores levaram ração para os animais que estão no local, mas cães e gatos abandonados ainda precisam de ajuda

Leitura: 3 Minutos
Foto: projeto Arca de Noé
Foto: projeto Arca de Noé

Após a desocupação da comunidade Vila Esperança, em Jabaeté, Vila Velha, voluntários têm ido ao local para socorrer os animais que foram deixados para trás. Muitos dos antigos moradores, despejados de suas casas, relataram não ter para onde ir e não ter outra opção a não ser abandonar os animais no local.

São dezenas de bichinhos que agora precisam de alimentação, cuidados médicos e um lar. De acordo com a terapeuta animal Valquíria Ewald, uma das voluntárias que estiveram no local, a cena é triste na antiga comunidade.

“A cena é de um campo de guerra, vazio, onde há apenas destruição, e no meio daquele caos, os que foram deixados, talvez por falta de opção dos tutores, lutam para viver. Estão amedrontados e acuados, dependendo da compaixão dos outros para que não fiquem jogados à própria sorte.”

Valquíria Ewald, terapeuta animal

Alguns animais que haviam sido deixados para trás na desocupação foram resgatados pelos próprios tutores logo após a reintegração de posse, mas muitos ainda permanecem lá.

O voluntário Lucas Rafael Ribeiro Ramos, do projeto Arca de Noé, contou que foi chamado por protetores de animais e moradores da região. Ele encontrou muitos cães e gatos precisando de ajuda e iniciou uma campanha de arrecadação de ração.

Veja vídeo que mostra a situação no local:

“Infelizmente não temos abrigo nem estrutura para acolhimento, mas ainda assim conseguimos levantar doações de ração com amigos, além de comprar um saco de 25 kg do nosso próprio bolso. Também conseguimos mais um pouco de ração com uma protetora”, disse.

Lucas e Valquíria resgataram uma cadela com cinco filhotes que estava na desocupação. Mas, segundo Lucas, os animais ainda precisam de muita ajuda. “Encontramos dezenas de animais machucados, com fome e assustados. Distribuímos ração em diversos pontos para que eles não passassem fome, já que a área estava sendo fechada com barricadas por se tratar de terreno particular.”

A Prefeitura de Vila Velha informou que uma comissão do bem-estar animal da Secretaria de Meio Ambiente esteve no local resgatando animais em condições de abandono ou maus-tratos.

Como ajudar

Quem quiser ajudar com ração para os animais da desocupação pode entrar em contato com o Projeto Arca de Noé por meio do telefone (27) 99646-3534.

A prefeitura informou que quem souber de mais informações de animais abandonados pode entrar em contato com a equipe pelo telefone 162  ou pelo site.

Patricia Maciel

Repórter

Jornalista formada em 2011, com experiência nas principais empresas de comunicação do Espírito Santo. Também atuou como assessora de comunicação e social media.

Jornalista formada em 2011, com experiência nas principais empresas de comunicação do Espírito Santo. Também atuou como assessora de comunicação e social media.